Como a Ancar melhorou a coleta de dados com o Engeman®?

A Ancar Ivanhoe é uma das maiores plataformas de shopping center de capital privado no Brasil. Entenda como o Engeman ajudou em seu sucesso!

A Ancar Ivanhoe é uma das maiores plataformas de shopping center de capital privado no Brasil. Entenda como o Engeman ajudou em seu sucesso!

A eficiência operacional e a satisfação dos clientes são fatores cruciais para o sucesso de qualquer empreendimento na atualidade. No setor de shoppings center, onde a experiência do consumidor e a manutenção das instalações desempenham papéis fundamentais, a adoção de tecnologias inovadoras pode ser um diferencial. 

Nesta história de sucesso, falaremos sobre a Ancar, uma plataforma de shoppings que alcançou resultados excepcionais através da implementação de um software especialista de gestão de manutenção. 

Na oportunidade, conversamos com Caio Guerra, Coordenador Corporativo de Manutenção da Ancar, para entender como o Engeman® atuou e ajudou no sucesso da empresa. Confira!

Compartilhe!
Tempo de Leitura: 3 minutos

Conheça a Ancar

A Ancar Ivanhoe é uma das maiores plataformas de shopping center de capital privado no Brasil. Com 50 anos de experiência como proprietária e gestora de empreendimentos comerciais, a empresa conta com a participação em um portfólio nacional diversificado de 24 shoppings espalhados pelas cinco regiões do país.

A Ancar presa por implantar procedimentos elaborados por profissionais especialistas na área de manutenção. Desta forma, viu-se a necessidade de ter uma ferramenta que otimizasse os processos e tornasse viável acompanhar o crescimento da empresa. Em busca de ter um software que reunisse todas as nossas necessidades, a Ancar optou em adotar o Engeman® como seu software de manutenção.  

Por que decidiram experimentar o Engeman®?

Cada empresa possui suas exigências de manutenção, e muitas vezes os softwares disponíveis no mercado são engessados, não se adequando ao que as gestões realmente precisam. Pensando em cobrir todas as demandas da manutenção, a Ancar decidiu experimentar o Engeman®, que é o software mais flexível do mercado, podendo se adaptar a qualquer demanda de manutenção.

Sobre a decisão em optar pelo Engeman® o Caio nos disse: Optamos pelo Engeman® porque ele já possui muitas ferramentas interessantes para controle da manutenção e também parecia ser capaz de se adaptar às necessidades e customizações da Ancar.”

Dificuldades enfrentadas pela Ancar antes de conhecer o Engeman®

Um dos desafios de muitos gestores da manutenção é a obtenção de históricos claros e confiáveis. Não é possível uma tomada de decisões assertiva sem dados completos, e muitas vezes os controles manuais são suscetíveis a erros que vão se refletir nos resultados da manutenção. 

Esta era uma dificuldade da Ancar, como nos disse o Caio, veja só:

“Nossos processos de manutenção geralmente não podiam ser acompanhados de maneira clara. Não era possível enxergar dados de manutenção da empresa de forma corporativa, os processos eram manuais e os controles físicos.”

Com este problema para resolver, a Ancar então optou pelo Engeman® para o gerenciamento da manutenção. Com ele é possível uma gestão completa e automatizada, com mais de 290 relatórios de gestão que permitem uma visão mais estratégica da real situação da manutenção.

Dificuldades da Ancar durante a implementação do Engeman®

A implementação de qualquer ferramenta pode gerar dores de cabeça se não for bem gerido. O treinamento e acompanhamento adequado permite que o uso do software seja realizado na totalidade, o que possibilita o alcance dos resultados prometidos. 

A Engeman disponibiliza treinamentos operacionais e personalizados, que podem ser adquiridos para que a ferramenta seja utilizada plenamente. A Ancar se beneficiou dessa opção, como nos comentou Caio:

“Nosso maior problema no início foi a falta de conhecimento dos colaboradores sobre a ferramenta. Solicitamos um treinamento personalizado que abrangia todos os recursos que o software fornecia para a Ancar.”    

Resultados da Ancar usando o Engeman®

Após a implantação e uso do software Engeman®, nossos clientes começam a estruturar a sua gestão com a ajuda de uma ferramenta especialista. Com isso, os planejamentos de manutenção passam a ser mais robustos e assertivos, possibilitando uma gestão mais estratégica.

A Ancar conseguiu economia com a implantação do Engeman®, além do controle das manutenções e uma coleta de dados mais confiável. Confira o que o Caio nos disse sobre os resultados da Ancar:

“Tivemos diversos resultados utilizando o Engeman® e um deles foi a economia. Falando de negócios e manutenção, o mais importante é preservar nosso patrimônio e economizar. Com as ferramentas de plano de manutenção pudemos garantir a periodicidade correta das manutenções de forma que não permita que nossos equipamentos tenham defeitos com grande frequência.”

O grande “pulo do gato” da gestão de sucesso, é a visão geral de tudo que está acontecendo. Planilhas de excel e controles manuais podem ser confusos e omitir informações que serão fundamentais no momento da tomada de decisões. 

“Com o incremento do Engeman®  podemos reunir as informações de forma mais rápida e segura”, disse Caio. Com os históricos à mão, a Ancar conseguiu uma visão mais estratégica da sua manutenção. 

“Utilizando o Engeman® nós conseguimos melhorar todos os processos de manutenção, isso possibilitou nossos colaboradores a se dedicar a outras áreas gerando diversas economias no setor de operações do shopping. Estamos em fase de evolução para começar a utilizar mais os módulos avançados do Engeman® e evoluir os KPIs da área de manutenção dentro da companhia.”

“Hoje o Engeman® é essencial no processo da Ancar, porque ele nos traz informações muito importantes para o bom funcionamento da empresa tanto na análise de gastos como na inspeção de qualidade”, finalizou Caio.

Como obter os mesmos resultados da Ancar?

Como você viu nesse case de sucesso, o uso de uma ferramenta especialista pode ajudar nos processos de manutenção e na coleta de dados mais eficaz, possibilitando ao gestor utilizar uma estratégia mais agressiva no mercado, contando com equipamentos altamente confiáveis. 

Outro fator que é fundamental é o ROI – Retorno do Investimento, possibilitando uma grande economia nas operações. 

De pequeno porte até grandes negócios, o software Engeman® possui a solução ideal para que o seu negócio tenha destaque no mercado. Você pode fazer como Caio Guerra e a Ancar, investir na sua manutenção com conectividade, confiabilidade e mobilidade com a ajuda do Engeman®. 

Não perca mais tempo e conheça agora tudo que o Engeman® pode proporcionar para a sua empresa. Converse com um de nossos especialistas, aqui.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos