Eficiência e planejamento são pontos importantes para toda empresa que quer ter um resultado satisfatório na sua produção. Há vários métodos que podemos utilizar para alcançar excelentes resultados e hoje falaremos de dois dos mais importantes.
Os indicadores de desempenho (KPI) são parte fundamental no andamento das atividades industriais pois são métricas que mostram como está o sucesso da sua empresa. Para isso, todas as empresas precisam fazer o controle de suas manutenções, medindo o tempo em que seus equipamentos estarão disponíveis e o tempo que eles ficarão parados para algum reparo. Isto é imprescindível para que a empresa não tenha surpresas indesejáveis tendo sua produção comprometida pela parada inesperada dos seus equipamentos.
Sendo assim, indicadores de desempenho ajudam no gerenciamento das falhas e no tempo de disponibilidade de determinado equipamento.
Abordaremos neste artigo dois indicadores desempenho muito importantes que são:
- MTBF (Mean Time Between Failures) – Tempo Médio entre Falhas.
- MTTR (Mean Time To Repair) – Tempo Médio para Reparo.
Vamos entender melhor como cada uma destas ferramentas pode otimizar os seus resultados?
O que é MTBF?
MTBF (Mean time Between Failures) é o Tempo Médio entre Falhas. É o cálculo que permite saber o tempo transcorrido entre uma falha e outra. É basicamente o tempo em que a máquina estará disponível e em perfeito funcionamento para a empresa.
Como calcular o MTBF?
Para calcular o Tempo Médio entre Falhas, ou seja, este tempo de disponibilidade da máquina, é utilizado a fórmula de MTBF abaixo:
Onde:
TD = Tempo Total de Disponibilidade. Esta variável corresponde ao tempo ideal que a máquina deveria funcionar se não acontecesse nenhuma parada por falha.
TM= Tempo Total de Manutenção. Esta variável corresponde ao tempo que a máquina precisou ficar parada para fazer algum reparo.
P= Número de paradas. Esta variável representa o número de vezes que a máquina precisou parar para os reparos.
Como aplicar o MTBF?
Suponha que determinada máquina deve funcionar por 36 horas. Durante este período, esta máquina ficou 2 horas parada para fazer algum tipo de reparo. Durante este tempo, ela precisou parar 2 vezes.
Vamos aplicar a fórmula que aprendemos:
MTBF = (TD – TM) / P
MTBF= (36-2) /2
MTBF=34/2
MTBF=17 horas
Sendo assim, concluímos que a cada 17 horas este equipamento tem a possibilidade de falhar e ter que parar para manutenção.
Este indicador auxilia a gestão de manutenção a programar ações que visem otimizar o funcionamento para mantê-lo sempre o maior possível.
O que é MTTR?
MTTR é o Tempo Médio para Reparos. A sigla MTTR significa Mean time to Repair e é o tempo que a equipe de manutenção leva para solucionar as falhas que determinado equipamento teve. Sendo assim, durante este tempo o equipamento não estará disponível para a utilização.
Como calcular o MTTR?
Para calcular o Tempo Médio para Reparos, ou seja, o tempo de indisponibilidade da máquina, é utilizado a fórmula de MTTR abaixo:
Onde:
TM= Tempo Total de Manutenção. Esta variável corresponde ao tempo que a máquina precisou ficar parada para fazer algum reparo.
P= Número de Paradas. Esta variável representa o número de vezes que a máquina precisou parar para os reparos.
Voltando ao nosso exemplo anterior, vamos calcular agora o tempo gasto no reparo da máquina em questão:
MTTR = TM / P
MTTR= 2/2
MTBF=1 hora
Como aplicar o MTTR?
Sendo assim, concluímos que quando esta máquina parar, ela ficará indisponível para reparo por 1 hora.
Quanto menor for o valor do MTTR melhor, pois assim a máquina volta mais rapidamente para a produção.
Concluindo o nosso exemplo, a cada 17 horas o equipamento em questão poderá ter alguma falha que precise de manutenção fazendo com que ele fique indisponível por 1 hora.
Por que é importande utilizar os indicadores MTBF e MTTR?
Com os registros e cálculos corretos destes indicadores de desempenho, a empresa consegue programar todas as manutenções de acordo com os históricos e assim otimizar a produção, uma vez que ela sabe em média a cada quanto tempo deve parar para fazer os reparos dos seus equipamentos.
Desta forma ela consegue programar as manutenções preventivas e evitar paradas inesperadas. Também é possível entender a eficiência da sua equipe de manutenção através do tempo gasto nos reparos.
Estes indicadores são usados há anos na indústria e têm sido importantes aliados no planejamento das ações e na otimização da manutenção
Como o Engeman® utiliza o MTBF e MTTR?
Indicadores de desempenho bem medidos dão um diagnóstico muito preciso de como está a situação da sua empresa. O software Engeman® é utilizado para o planejamento e controle de manutenções e serviços. Ele faz um trabalho minucioso que envolve coleta e análise de dados para alcançar o MTBF e MTTR.
O Engeman® apresenta uma solução para as empresas que buscam análise de dados para alcançar resultados incríveis para otimizar a sua produção.
Gostou do nosso artigo sobre MTBF e MTTR? Então não perca as atualizações do nosso blog e fique sempre bem-informado.
Quer saber mais como o Engeman® pode auxiliar a sua empresa? Solicite uma demonstração.