Manutenção Preventiva: tudo o que você precisa saber

A Manutenção Preventiva é focada em planejar as atividades de intervenção nos equipamentos. Utilizá-la estrategicamente potencializa os resultados na sua produção.  Continue para saber tudo sobre este tema!

manutencao-preventiva-saiba-tudo
Compartilhe!

Manutenção é uma palavra originada do latim MANUS TENERE, que significa “ter em mãos”. Ou seja, podemos definir como o ato de manter, conservar, sustentar ou consertar algo. Assim, podemos dizer que com a manutenção é possível conservar os equipamentos em empresas ou oficinas para que permaneçam em pleno funcionamento. 

Um acompanhamento periódico dentro de qualquer segmento é um fator que ajuda a manter a vida útil dos equipamentos e a produção em pleno funcionamento. Dentre os tipos de manutenção que existem, a manutenção preventiva é muito comum e pode ser realizada com planejamento e estratégia, evitando dores de cabeça e prejuízos. Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre a Manutenção Preventiva

O que é Manutenção Preventiva?

A manutenção preventiva engloba o conjunto de inspeções planejadas e sistemáticas que são realizadas periodicamente, independentemente das condições de funcionamento dos equipamentos. O objetivo é prevenir defeitos no funcionamento das máquinas através da antecipação de eventuais defeitos.  Dessa forma, a parada de equipamentos de forma repentina pode ser evitada, contribuindo para evitar prejuízos e diminuir os custos com manutenção

Podemos dizer que a manutenção preventiva fica mais no campo do planejamento. Com isso é possível reduzir o número das intervenções, aumentar o tempo de disponibilidade, prever alguma eventual falha, aumentar a confiabilidade, garantir a segurança entre outros. 

Toda empresa, independente do seu porte, precisa manter todos os seus equipamentos em perfeito funcionamento. É inevitável que com o uso e o tempo, haja um desgaste de peças ou a necessidade de lubrificação e trocas. Com um acompanhamento planejado é possível que as intervenções sejam feitas no momento adequado . 

Todos os ativos, que se define como todos e quaisquer objetos que uma organização pode controlar,  devem ser controlados e bem inspecionados desde a aquisição até o seu descarte. Manter uma manutenção preventiva evita que o descarte dos ativos seja feito antes da hora e evitando assim prejuízos inesperados. 

Outro ponto importante no planejamento das ações preventivas é direcioná-las a profissionais que realmente tenham experiência. Conhecer todos os processos assim como a rotina da empresa em que eles estão trabalhando é um fator importante pois eles conhecerão o histórico de manutenção e o funcionamento de cada equipamento. 

Exemplos de Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva deve ser feita de forma direcionada, seguindo todas as orientações do fabricante dos equipamentos. Manter esta prática vai ajudar a preservar a vida útil das peças. Alguns exemplos de Manutenção preventiva:

  • Lubrificações periódicas;
  • Ultrassonografia;
  • Calibração;
  • Medição de Corrente elétrica;
  • Aferição de instrumentos;
  • Limpeza;
  • Termografia;
  • Inspeção contínua;
  • Revisões sistemáticas;
  • Análise de vibrações, entre outros.

A manutenção preventiva também pode acontecer de acordo com a condição de determinado equipamento quando há necessidade de reparar algum defeito ou uma revisão geral. Assim, é possível determinar mais precisamente os prazos para a substituição dos equipamentos.  

Qual é o objetivo e vantagens da Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é uma importante prática que gera diversos benefícios, tanto para a empresa em si, quanto para os seus colaboradores. Veja, a seguir, algumas vantagens que você terá ao investir nesta estratégia na sua gestão da manutenção:

  • Previne as manutenções corretivas uma vez que as ações são tomadas antes das paradas ou danos dos equipamentos;
  • Reduz o desgaste dos equipamentos uma vez que durante as revisões consegue-se ter uma noção de quais peças podem estragar;
  • Aumenta a produtividade;
  • É um investimento pois evita gastos que podem ser descobertos durante a preventiva;
  • Otimização do tempo uma vez que já se tem ciência das estratégias que serão usadas nas intervenções;
  • Aumenta a vida útil das peças;
  • Aumenta a eficiência;
  • Evita acidentes, entre outras.

O tempo para a execução da manutenção preventiva é menor que uma manutenção corretiva, por exemplo. Isso se dá pois, neste caso, os equipamentos estão em perfeito funcionamento. 

Como realizar a Manutenção Preventiva? 

Para que a manutenção preventiva ocorra da maneira adequada, é fundamental que se faça um cronograma com todos os dados dos equipamentos e seus componentes, além dos prazos previstos para a execução das intervenções. Ela é uma importante aliada na conservação e durabilidade dos equipamentos, uma vez que é possível manter as condições de funcionamento próximo das condições do fabricante. Para realizar a  manutenção preventiva, alguns passos podem ser seguidos como:

  1. Faça um mapeamento de todas as informações: com isso é possível analisar o histórico dos equipamentos, quais as ocorrências mais corriqueiras, mapear quais são os equipamentos e os que são cruciais para o processo de produção e por este motivo não podem parar . Defina um período e levante todos os dados para que, a partir daí, você possa traçar as melhores estratégias para o seu segmento. 
  2. Estabeleça prazos: considerando que as preventivas são todas agendadas, você evita que máquinas importantes no seu processo de manutenção fiquem paradas. Fazendo isso é possível inclusive mapear as ações e estabelecer a frequência que deve ocorrer cada manutenção.
  3. Prepare a sua equipe: todos devem conhecer os equipamentos em que trabalham para que possam identificar qualquer anormalidade que leve a uma manutenção de emergência. 
  4. Elabore um checklist: depois de todos os dados levantados, elabore o checklist de como será o processo de manutenção de cada equipamento. Isso garante que todos os passos sejam sempre seguidos à risca e nenhum passo seja negligenciado. Isso trará mais segurança ao seu processo. 
  5. Defina um cronograma a ser seguido: com todas as informações devidamente registradas, estabeleça a frequência que deve ocorrer cada manutenção, quais colaboradores vão trabalhar nesta manutenção.

Manter a manutenção preventiva bem estruturada e em funcionamento pode garantir que a empresa esteja sempre preparada e ainda que ela conquiste certificações de qualidade, pois seus processos são bem organizados.

 

Por que é tão importante realizar a Manutenção Preventiva?

Independentemente do programa adotado pela empresa, o objetivo da gestão de manutenção é fazer com que os equipamentos estejam disponíveis o máximo possível. Afinal, os prejuízos de uma parada imprevista podem ser grandes.

Quando uma máquina para repentinamente, várias peças são danificadas. Além disso, com a interrupção da produção, não será possível atender às demandas dos clientes, o que traz enormes prejuízos financeiros e afeta a imagem da organização.

Antes de partir para a ação, um cronograma de manutenções vai ajudar você a organizar todas as suas informações e assim otimizar todos os seus processos e manter sua produtividade e lucratividade. Sendo assim, um bom programa de manutenção contribui para reduzir custos no setor de manutenção.  

Conclusão

Um equipamento parado representa custos com substituição de peças e, também, interrupção da produção. Empresas que têm o objetivo de se manter sempre competitivas no mercado precisam buscar sempre os melhores resultados e para que isso aconteça,  a otimização dos seus processos deve ser contínua.

A manutenção preventiva é focada em planejar as atividades previstas. Utilizá-la estrategicamente potencializa os resultados na sua produção. 

Com a utilização da tecnologia, a indústria 4.0 e 5.0,  as decisões passaram a ser bem mais assertivas, mudando o patamar daquelas empresas que sabem conciliar a tecnologia aos procedimentos da  manutenção. Assim, as empresas conseguem se manter mais competitivas e em pleno crescimento, ainda que em tempos de crise

Acompanhe nossas redes sociais para ficar sempre bem informado sobre o universo da manutenção! Estamos no Facebook, Instagram e Telegram!

Você também vai gostar de ler:

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos