A obtenção de resultados e indicadores de manutenção em uma empresa só é possível quando todos trabalham em conjunto. Ter uma equipe bem preparada, se relacionar bem com os clientes e fornecedores e acompanhar as mudanças do mercado são características essenciais de um supervisor de manutenção de sucesso.
Além de todos esses fatores, é preciso conhecer muito bem todos os setores e as atividades de sua gestão.
Como a manutenção é uma atividade presente em vários negócios e indústrias, não existe um passo a passo universal. De qualquer forma, você deve entender muito bem as relações entre os seus funcionários e equipamentos.
O uso de indicadores de manutenção é a maneira ideal para encontrar gargalos, solucionar problemas e propor novas medidas. Lembre-se de que ocorre redução significativa dos custos quando eles são bem utilizados.
Por isso, este post vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos explicar a importância desse tema e como ele influencia em sua performance. Mostraremos também os indicadores que não podem faltar em uma gestão de sucesso. Confira a seguir.
O que são os indicadores de manutenção?
Os indicadores de manutenção são instrumentos de gerenciamento, que medem os resultados de uma empresa. Dessa forma, é possível acompanhar tudo o que acontece em sua gestão. Saiba também que os indicadores de desempenho mostram o quão positiva ou negativa está sendo cada atividade.
De uma forma bem simples: eles geram valores numéricos, que ajudam a mensurar a efetividade dos trabalhos.
Qual a importância dos indicadores de desempenho para a manutenção?
No caso da manutenção, os indicadores de manutenção fornecem dados significativos, como:
- distribuição das atividades por tipo de manutenção corretiva, preventiva ou preditiva;
- estoques de materiais e política dos sobressalentes;
- planejamento da manutenção;
- treinamento e capacitação de funcionários;
- resultados operacionais;
- paradas de manutenção.
Todas essas informações otimizam a análise da situação e fazem com que você ganhe tempo. Ademais, também é possível economizar dinheiro, já que você evita erros e decisões precipitadas.
Como escolher os indicadores de desempenho corretos?
Escolher os indicadores de desempenho corretos é uma tarefa difícil. Cada gestão tem as suas particularidades, certo? Pois então, uma estratégia que funciona na empresa vizinha pode não apresentar bons resultados para você.
Por isso, é fundamental que você analise muito bem os insumos disponíveis e quais são os objetivos de sua organização.
Um indicador de qualidade precisa ter:
- objetividade e clareza para transmitir informações, não sendo complexo ou difícil de ser analisado;
- resultados reais, que condizem com as atividades da empresa;
- precisão para evitar duplicidade de dados;
- representatividade para mostrar algo palpável e importante para o negócio;
- unicidade, ou seja, ter uma regra ou medida estabelecida;
- ter alcance e sinalizar as causas dos problemas;
- desafios que motivam o engajamento da equipe.
Ao utilizar esses requisitos, você terá facilidade para encontrar um padrão em suas decisões, sempre visando à melhoria contínua dos processos de manutenção.
Em quais departamentos devo aplicá-los?
Após conhecer as vantagens dos indicadores de manutenção, você deve estar se perguntando quais são as melhores áreas para introduzi-los, não é mesmo? Na verdade, não existe uma regra para isso. Você precisa analisar as atividades desempenhadas em cada departamento, a fim de encontrar a melhor solução.
Existem também conselhos que vão ajudá-lo em sua caminhada. Uma boa estratégia é distingui-los por áreas, fornecendo apenas informações que são relevantes.
O setor de manutenção, por exemplo, não precisa saber qual foi o número de acessos no site da empresa, assim como o número de peças trocadas não é algo útil para a área de marketing.
Nessas horas, o excesso de dados pode atrapalhar o entendimento dos funcionários. Então fique atento.
Quais são os principais indicadores de manutenção?
Agora, chegou o momento de você descobrir os exemplos mais importantes para a manutenção. Veja-os abaixo:
Disponibilidade
A automação derrubou as barreiras produtivas. Hoje em dia, o setor de uma empresa é todo interligado e monitorado em tempo real. Então, todos os equipamentos são necessários para o funcionamento de todo o sistema em muitos casos.
A disponibilidade revela a probabilidade de uma máquina estar acessível e funcional em um dado momento. Ela garante o atendimento das metas produtivas e ajuda no acompanhamento de outros indicadores.
Custo de manutenção
A questão financeira também é muito importante para qualquer tipo de negócio. As despesas relacionadas à manutenção não podem extrapolar os valores estipulados pelo orçamento empresarial. Geralmente, o custo de manutenção é a somatória básica dos recursos materiais, sobressalentes, pagamento de funcionários e as despesas de intervenção.
Quando a gestão tem um conhecimento mais aprofundado e está bem treinada, também é possível tratar dos custos de oportunidade, perdas produtivas e custos próprios.
Porém, não apenas utilize esse indicador de desempenho para analisar a sua performance e gerar os relatório de indicadores de manutenção. Basear-se unicamente em valores financeiros nem sempre é uma boa ideia, portanto, faça uma análise global antes de tomar uma atitude.
Mean Time Between Failure – MTBF
Problemas e falhas acontecem em empresas muito bem preparadas. Por isso, é essencial que você saiba com qual frequência eles acontecem. Com essa informação em mãos, você cria um planejamento de manutenções preventivas, corretivas e preditivas.
O MTBF é o indicador de desempenho representado pelo tempo médio entre a ocorrência de uma falha e a próxima. Entenda melhor com o exemplo a seguir:
Uma máquina trabalha em 3 turnos, totalizando 24 horas de disponibilidade (1.440 minutos). Durante esse tempo, acontecem 4 falhas, com um tempo total de 120 minutos parados. Então,
MTTR = (tempo de trabalho – tempo paralisado) / número de falhas
MTTR = (1440 – 120) / 4 = 330 minutos
Conclui-se, então, que uma falha acontece a cada 330 minutos.
Mean Time to Repair – MTTR
O MTTR é muito importante no dia a dia de trabalho de um supervisor de manutenção. Isso acontece porque ele aponta o tempo que a equipe demanda para reparar uma falha. Além disso, o MTTR compreende todas as atividades envolvidas no reparo, sejam elas da equipe de compras ou do laboratório.
Saiba também que esse indicador ajuda na gestão do estoque, já que indica a quantidade de peças de reposição necessárias para manter o fluxo de produção contínuo. O planejamento de mão de obra também é facilitado, pois é possível descobrir o número ideal de funcionários disponíveis nas execuções programadas.
Uma consequência direta da aplicação do MTTR está relacionada à diminuição das paradas produtivas e dos custos de manutenção.
Confiabilidade
Os sistemas industriais, geralmente, são grandes e complexos. Dessa maneira, os funcionários devem ter segurança para trabalhar, já que o menor descuido pode provocar acidentes e perdas financeiras.
A confiabilidade representa a probabilidade de um equipamento funcionar corretamente durante um determinado período de tempo, em condições normais. Quando esse indicador é baixo, a produtividade do negócio é colocada em risco. Portanto, você deve utilizá-lo com muita cautela.
Ele também dá o grau de confiabilidade de cada máquina, auxiliando o gerenciamento das folgas dos funcionários e a realização de manutenções emergenciais.
Backlog
O backlog de manutenção é um indicador de tempo que é utilizado para medir as atividades que estão pendentes de conclusão. O backlog de manutenção na indústria se refere ao tempo em que uma ordem de serviço precisa esperar para que ela seja solucionada.
Podemos definir também como o tempo em que a equipe responsável pelo trabalho precisa para finalizar as suas atividades. A análise correta do backlog auxilia ao gestor da manutenção para que ele conheça a realidade operacional de toda a sua equipe e a partir desse conhecimento tomar decisões mais assertivas.
Dado à sua importância, então como calcular o backlog da manutenção? Seu cálculo pode ser feito utilizando a fórmula Backlog = HHE / HHD, onde o HHE se refere a quantidade de homens-horas estimados para a realização das ordens de serviço (pendentes, programadas e em execução) e HHD se refere a quantidade de homens-hora disponíveis para executá-las. Como é um indicador de tempo, o backlog é calculado em minutos, horas, dias, semanas, etc.
Benchmarking
As empresas que detêm as melhores práticas voltadas à manutenção, se bem geridas, devem proporcionar redução significativa dos seus custos de produção ou serviços. Para isso, a manutenção deve considerar a importância do seu papel; da necessidade que a organização tem dela e o desempenho dessa atividade em seus concorrentes.
É importante buscar informações sobre o que fazem empresas de sucesso e procurar encontrar o que se tem de melhor; e isso é possível por meio do benchmarking, que nada mais é do que um processo de melhoria de performance pela busca, compreensão e adoção de práticas que são encontradas dentro e fora das organizações.
Antes de aplicar o benchmarking, você deve ter critérios bem consolidados, a fim de extrair apenas aquilo que é favorável para o seu negócio.
Existem, de fato, várias questões que influenciam na rotina de trabalho de um supervisor de manutenção. De qualquer forma, é necessário ficar antenado às novidades do mercado e aplicar tecnologias e estratégias que representam aquilo que há de mais moderno. .
Nessas horas, os indicadores de manutenção ampliam o seu campo de visão, fornecendo informações relevantes, em tempo real. Por mais que sejam representados por simples números, eles facilitam a compreensão das relações em sua empresa e ajudam na redução de custos e no aumento da segurança no trabalho.
Por isso, faça uma análise criteriosa para encontrar aqueles que mais se adequam ao seu perfil e descubra boas oportunidades para provar o valor na instituição.
Siga a página da Engeman nas redes sociais e fique sempre bem-informado. Estamos no Facebook, Instagram e Telegram!