Saiba como um sistema de manutenção auxilia na aplicação da gestão à vista

A gestão à vista envolve gerenciar uma empresa ou um setor com o apoio de diversas informações relevantes. Esses dados indicam o andamento das atividades
Compartilhe!
Tempo de Leitura: 4 minutos

As máquinas de sua empresa estão deixando de receber a manutenção necessária? Você tem tido dificuldades para lidar com diversas planilhas que não organizam as informações de modo eficiente? A gestão à vista veio para te ajudar.

Essa estratégia resolve uma das principais dificuldades de um setor de manutenção: ter que lidar com uma grande quantidade de informações e usá-las de forma estratégica. Então, para entender o que é gestão à vista, quais são seus benefícios e como se faz para implantá-la no setor de manutenção, continue a leitura deste artigo.

Entenda o que é gestão à vista

A gestão à vista envolve gerenciar uma empresa ou um setor com o apoio de diversas informações relevantes. Esses dados indicam o andamento das atividades e, basicamente, são organizados de forma a mostrar o que já foi feito, o que está sendo feito e o que é preciso ser feito.

No setor de manutenção, a principal ferramenta para aplicar a gestão à vista é um sistema de gerenciamento de manutenção. Esse software organiza inúmeros dados relevantes em relatórios que favorecem a tomada de decisão.

Conheça os benefícios da gestão à vista para a gestão de manutenção

Implantar a gestão à vista no setor de manutenção pode trazer diversos benefícios. Confira alguns deles.

Melhora no controle de metas

No decorrer do expediente, diversas solicitações são feitas ao setor de manutenção. A gestão à vista permite que a equipe acompanhe, em tempo real, as principais demandas e tenha uma visão do que ainda é necessário fazer.

Facilidade na análise e na identificação de pontos de risco

No caso de fábricas, a gestão à vista permite acompanhar o estado de funcionamento dos vários equipamentos da planta, informando indicadores como temperatura, rotação, pressão e assim por diante. Por exemplo, é possível acompanhar a temperatura de determinada máquina para analisar se há qualquer falha.

Maior engajamento dos colaboradores

Gestores e colaboradores têm uma boa visão de tudo o que a equipe está fazendo. Isso faz com que o envolvimento de todos seja maior, para que a equipe tenha um bom desempenho.

Melhora na visão geral dos processos da empresa

A gestão à vista permite que o setor de manutenção tenha uma visão melhor dos processos da empresa. Por exemplo, é possível verificar o status dos pedidos de compra, as solicitações de serviço, a produção das máquinas e assim por diante.

Facilidade em detectar os pontos de foco

Se uma máquina sai de operação com certa frequência, algo precisa ser feito para que ela volte a ter um funcionamento satisfatório. A gestão à vista ajuda a resolver essa questão, permitindo que se tenha uma boa visão de equipamentos com déficit de disponibilidade.

Saiba como o Engeman® contribui para a gestão à vista

Engeman® é um software para o planejamento e o controle de manutenção e serviços. Seu nome faz referência à sua aplicação principal: a engenharia de manutenção. Nessa categoria de softwares, ele é o mais conhecido de nosso país e o mais flexível, já que se adapta a empresas de vários ramos e portes.

O Engeman® possibilita o registro de diversos detalhes referentes aos serviços de manutenção. Por exemplo, é necessário informar ao sistema os momentos em que determinado equipamento permaneceu parado e qual foi o prejuízo resultante. Também é importante registrar problemas que tenham sido encontrados durante uma manutenção, assim como suas causas, os serviços realizados e as peças utilizadas.

Além disso, é recomendável informar o tempo de atividade de cada colaborador, o horário em que a ordem de serviço foi gerada, quando foi recebida, quantas vezes foi interrompida, se foi reprogramada, qual era sua previsão de entrega, qual foi a data de encerramento etc.

Desde que seja bem utilizado e abastecido com as informações necessárias, o Engeman® é capaz de criar uma série de indicadores de manutenção que permitem aos gestores tomar boas decisões de forma rápida e com um bom controle de custos. Isso evita ter grandes surpresas nas execuções corretivas e nas programadas.

Dessa forma, a empresa mantém sua capacidade operacional, seja ela uma planta de manufatura ou de áreas como a de serviço e a de transporte. Mesmo que não seja possível a redução dos custos, a organização proporcionada pelo sistema mantém tudo sob controle, evitando o aumento das despesas.

Conheça melhor o Engeman®

Agora você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais o Engeman®. Confira algumas de suas características.

Funcionalidades

O Engeman® é capaz de emitir diversos relatórios, como:

  • ordens de serviço abertas e fechadas;
  • custo da manutenção;
  • consumo de materiais;
  • acompanhamento diário de funcionários;
  • análise de ocorrências;
  • indicadores de manutenção.

Além disso, o sistema também gera vários gráficos:

  • comparativo mensal do custo da manutenção;
  • resumo do custo gerencial;
  • cronograma de execução de serviço por OS;
  • cronograma de previsão diária e anual de manutenção periódica;
  • ordens de serviço atrasadas;
  • tipo de manutenção;
  • indicadores da manutenção;
  • disponibilidade de equipamentos.

Vantagens

  • possibilidade de controlar, com a ajuda de gráficos, as manutenções preventivas e corretivas;
  • os gráficos de ordens de serviço permitem ter uma boa visão dos serviços que já foram realizados e dos que ainda estão em aberto;
  • controlar dos custos da manutenção;
  • controlar o estoque de materiais, à medida que eles são utilizados nos serviços;
  • ter um histórico completo do funcionamento e das manutenções realizadas em cada equipamento.

Diferenciais

Algumas características são um destaque do Engeman®:

  • análise de dados em tempo real;
  • gráficos de acordo com equipamentos, custos, recursos humanos, solicitação de serviços e suprimentos;
  • gráficos e dashboards personalizados por usuários;
  • gráficos exclusivos para os KPIs (Indicadores-chave de Desempenho);
  • solicitação de serviço via web.

Conforme você viu neste artigo, a gestão à vista é uma estratégia que pode trazer diversos benefícios para o setor de manutenção de sua empresa. Você teve a oportunidade de conhecer melhor o Engeman® e viu que ele é a ferramenta ideal para fazer um bom gerenciamento de manutenção, de forma a reduzir custos a aumentar a produtividade.

Portanto, para aproveitar toda essa tecnologia no seu setor, entre em contato agora mesmo com a gente!

 

Siga-nos