Software flexível: o que é e 5 benefícios para você querer contratar um

Em ambientes de trabalho cada vez mais dominados pela tecnologia, os softwares especializados passaram a ser fundamental no dia a dia das empresas.

Em ambientes de trabalho cada vez mais dominados pela tecnologia, os softwares especializados passaram a ser fundamental no dia a dia das empresas.

Em ambientes de trabalho cada vez mais dominados pela tecnologia, os softwares especializados passaram a ter fundamental importância no dia a dia das empresas. Eles ajudam em tarefas como as de planejamento, controle, manutenção e automação dos serviços, refletindo em ganhos de produtividade.

No entanto, quando se opta por ferramentas padronizadas, é inevitável que elas se tornem desatualizadas com o passar do tempo. Com isso, a gestão fica prejudicada pois não terá condições de acompanhar efetivamente as demandas específicas do setor. 

Nem todas as ferramentas são totalmente customizáveis e adaptáveis a qualquer negócio. Esse recurso pode fazer toda a diferença na atuação do profissional de manutenção. Mas você sabe o que é um software flexível

Então continue lendo este post para entender melhor o que é e os benefícios de se contratar uma solução flexível.

Compartilhe!

O que é um software flexível?

Um software flexível é aquele que tem a capacidade de se adaptar à realidade de qualquer negócio. Seja através da interface ou de relatórios, é possível moldá-lo levando em consideração os pontos mais críticos da sua gestão. 

Por exemplo, a tela de um gestor pode trazer opções diferentes da tela de um manutentor, que só precisa consultar ordens de trabalho. Ou então um PCM pode personalizar a sua tela de acordo com aquelas funções mais utilizadas no seu dia a dia. 

Um software flexível também oferece a possibilidade de criar novos campos e relatórios visando cobrir necessidades pontuais de um negócio. É inevitável que cada empresa possua os seus pontos de destaque e com uma solução flexível, é possível criar formas de controlar mais de perto tudo que é necessário para o sucesso das ações.

Por essas e outras razões o software Engeman® é considerado um sistema de gestão da manutenção altamente flexível. Isso permite o desenvolvimento de inúmeros recursos que vão potencializar a sua tomada de decisões. Caso você possua outras soluções já instaladas, como ERPs ou sensores, o Engeman® pode se integrar a elas e levar ainda mais assertividade ao tratamento dos seus dados. 

Desenvolvimento de um software flexível

A grande característica do atual processo de desenvolvimento de softwares é a capacidade de aliar inovação com eficiência operacional. Para atingir esse resultado, é essencial que as particularidades da atividade da empresa sejam levadas em conta.

Para quem atua no setor de manutenção, esse recurso oferece o suporte necessário para todas as suas tarefas. Por isso, ainda que as tradicionais metodologias tenham grande importância na rotina desses profissionais, a adoção de recursos tecnológicos é uma tendência que não pode ser deixada de lado pelas grandes empresas.

Diferença entre software engessado e flexível

Os softwares de gestão de manutenção encontrados comumente no mercado, apesar de ajudarem em parte das tarefas, dificilmente se adaptarão de forma completa às necessidades específicas de um negócio. Por isso, é comum que eles sejam chamados de engessados, já que seu aproveitamento efetivo é limitado.

Situações como essa podem desestruturar todo o plano de manutenção elaborado, impactando negativamente na produtividade.

Por outro lado, os softwares flexíveis se ajustam às demandas de cada empresa, seja quais forem suas características. Isso traz um diferencial competitivo grande para o seu negócio, pois todos os pontos de gestão da sua empresa podem ser facilmente controlados através da tecnologia. 

​Adaptação às necessidades do seu negócio

Quando dizemos que um software é flexível, significa que ele é receptivo às mudanças que podem ocorrer na rotina de uma organização. Por isso, além do direcionamento adotado no seu desenvolvimento, é preciso que a ferramenta seja facilmente atualizável.

O software de gestão desenvolvido pela Engeman® conta com uma interface amigável e passa por constantes atualizações, tudo para levar mais agilidade à sua gestão. Se o seu  negócio tem a necessidade de realizar controles em campo, o módulo mobile permite que os dados sejam coletados e enviados em tempo real para o sistema. E se ficar sem conexão, não se preocupe, as informações podem ser inseridas offline e sincronizadas quando a internet for restabelecida. 

Caso a sua empresa não possua um servidor complexo, você pode facilmente utilizar a opção em nuvem. A versão Cloud oferece toda a infraestrutura necessária para a operação do sistema e sua empresa usufrui de benefícios como menos custos, escalabilidade ilimitada e atualizações regulares do software.

Relatórios gerenciais trazem de forma muito específica todos os dados contidos no sistema. Com a realização das intervenções e todos os dados registrados no Engeman®, que possui mais de 290 relatórios padrões, consegue mostrar os indicadores mais importantes para a sua gestão e ainda possui a opção de personalização que pode ser realizado por sua própria equipe de TI ou através da nossa, caso você precise de relatórios mais robustos. 

 

5 benefícios do software flexível

Não é segredo para ninguém que a produtividade de um negócio está diretamente ligada às práticas de manutenção adotadas. Por isso, como vimos, é fundamental que os gestores dessa área se cerquem das melhores ferramentas para desempenhar bem o seu papel.

Então, veja agora 5 motivos para você contratar um software flexível de gestão e controle de manutenção para sua empresa. 

1. Alta possibilidade de customização

Em diversos modelos de negócio, as novidades podem surgir a cada instante, demandando soluções rápidas por parte do gestor.

Diante disso, uma ferramenta flexível de gestão de manutenção é imprescindível para que as organizações mantenham-se sempre alinhadas com as suas reais necessidades.

2. Redução de custos

Realizar intervenções em softwares engessados a fim de adaptá-los a novas necessidades, além de não ser uma tarefa nada simples, costuma representar altos custos. Em muitos casos, pode nem mesmo ser possível realizar as mudanças necessárias.

A eficiência dessa ferramenta também reduz a necessidade de manutenções corretivas nos equipamentos e seus consequentes impactos na produtividade.

3. Organização do tráfego de dados

Como o software flexível pode ser utilizado simultaneamente por diferentes setores, ele reduz a redundância de dados e otimiza seu gerenciamento. Isso também pode ser observado em soluções que conseguem fazer integrações com outras soluções. Sua empresa pode possuir várias ferramentas específicas de cada setor, mas é necessário uma integração de todos esses dados. 

Os softwares flexíveis permitem que as integrações sejam feitas para que todas as informações possam estar centralizadas e assim facilitar a visão estratégica do gestor.

4. Gestão dos ativos da empresa

Os dados obtidos com o software de gestão de manutenção são de grande importância na gestão dos ativos da empresa. Com essas informações, o gestor terá em mãos um histórico completo dos procedimentos a que cada equipamento foi submetido.

5. Aprimoramento dos processos de manutenção

Um software flexível de gestão e controle de manutenção é capaz de organizar, controlar e executar diversas funções. 

Com ele também fica mais fácil cadastrar os dados referentes à manutenção, analisar ocorrências na produção, calcular custos e nivelar recursos materiais, humanos e financeiros.

Como saber se o Engeman® vai se adaptar à minha realidade?

Como já foi dito aqui, o software Engeman® é o software mais flexível do Brasil. Para você não ter dúvidas, você pode comprovar isso através de uma demonstração com nossos especialistas. 

Através de uma demonstração desenhada para sua equipe de TI, PCM e um responsável pelo time de manutenção, nossos especialistas vão entender as demandas específicas do seu negócio. Portanto, a nossa demonstração também é personalizada! 

Para entender melhor todo o processo da demonstração do Engeman®, que é gratuita, assista ao vídeo à continuação e tire suas dúvidas sobre este processo!

Conclusão

Contar com um software que trabalha para o bom funcionamento da sua empresa facilita muito a sua gestão. Nem todos os sistemas do mercado são flexíveis, o que leva os gestores a terem que trabalhar também de forma engessada. E isso pode trazer prejuízos à competitividade de seu negócio.

No desenvolvimento do software de gestão de manutenção Engeman®, uma equipe de técnicos especializados realiza uma pré-análise para entender as necessidades específicas de cada cliente. Isso possibilita uma solução altamente flexível e atualizada para a sua gestão.

Então, não perca mais tempo! Entre em contato com a Engeman® para conhecer as melhores soluções em gestão de manutenção e descubra como implementar o software flexível que seu negócio precisa!

Entenda mais sobre esse assunto em Software de manutenção: minha empresa realmente precisa de um?

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos