Soluções em tecnologia e gestão: como se relacionam na manutenção?

231176 solucoes em tecnologia e gestao como se relacionam na manutencao 810x541 - Soluções em tecnologia e gestão: como se relacionam na manutenção?

A manutenção de frotas se transformou em um setor estratégico para as empresas. Seu funcionamento gera impactos significativos no desempenho dos veículos. Como resultado, ela pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso dos negócios — e isso depende tanto da execução quanto do planejamento do setor.

Entretanto, a transformação digital nos trouxe diversas soluções em tecnologia e gestão, causando uma revolução nesses processos. Hoje, é possível contar com ferramentas cada vez melhores para ajudar o gestor a superar os principais desafios.

Pensando nisso, criamos este artigo, no qual mostraremos de que forma essas soluções otimizam a gestão desse setor. Para começar, vamos a um breve panorama do cenário atual.

Quais são os desafios na manutenção de frotas?

O crescimento da frota e a variação das demandas do mercado geram grandes desafios para a gestão do setor. Para começar, o dimensionamento da capacidade das oficinas já é uma tarefa complicada. Não basta ter as ferramentas disponíveis — é preciso garantir que elas atendam às necessidades dos veículos no tempo certo.

O gestor deve providenciar mão de obra qualificada, materiais sobressalentes (insumos), elaborar orçamentos para a manutenção, entre outros cuidados. Além disso, é preciso escalar preventiva e preditivamente os veículos para execução dos reparos e ajustes. Para completar, do mesmo modo, há o grande desafio de lidar com os gastos envolvidos em tudo isso.

Os custos operacionais que resultam desses trabalhos podem variar de acordo com a eficiência do planejamento realizado. Vale lembrar que é fundamental garantir a segurança dos condutores e a conservação dos veículos. Por isso, pela razão que, o equilíbrio entre os processos deve ser buscado diariamente.

A falta de planejamento e a dificuldade de elaborar escalas de serviço geram conflitos entre departamentos. Se as paradas não programadas aumentam, o cenário se torna ainda mais caótico, pois nem sempre há mão de obra.

Consequentemente, problemas de gestão podem se transformar em problemas de custo, eficiência e qualidade do serviço. Entretanto, a tecnologia evolui constantemente e algumas soluções podem facilitar o trabalho do gestor.

Como unir técnicas de gestão e tecnologia?

A transformação digital nos mostra que a implantação de tecnologia nos processos empresariais não representa apenas a substituição de um método por outro. A estratégia da empresa como um todo tende a evoluir com essa mudança. Os processos de gestão são um bom exemplo disso.

Em um mercado tão competitivo como o de hoje, não há mais espaço para planejamentos baseados em papel ou simples planilhas. É fundamental adotar um sistema digitalizado que otimize o trabalho do gestor, dando a ele tempo para focar o que realmente importa, além de minimizar a burocracia.

A tecnologia beneficia a gestão por meio da integração e da facilitação dos processos, automatizando técnicas e procedimentos. Isso faz com que os veículos sejam mantidos em funcionamento por mais tempo, evitando falhas causadas pelo desequilíbrio no planejamento.

As intervenções assim  para manutenção são programadas com base em dados mais confiáveis, que vão desde o quanto cada veículo rodou até o controle de vida útil das peças. As ferramentas de diagnóstico, cronograma e planejamento trabalham em sincronia e, assim, nivelam os recursos disponíveis e evitam tanto faltas quanto excessos (desperdício).

Resumidamente, a tecnologia é a melhor ferramenta para transformar manutenção corretiva em preditiva e preventiva. Se uma urgência faz com que o veículo rode mais do que era planejado ao longo da semana.

Quais os benefícios das soluções em tecnologia e gestão?

Os benefícios começam pela eliminação ou redução de acidentes causados por defeitos ou falhas, assim melhorando as condições de segurança e reduzindo gastos com indenizações e consequentemente,  planos de saúde. O controle de combustível também se torna mais eficiente, como resultado,  já que é possível identificar consumos elevados.

As despesas efetivas com consertos e compras de peças também são acompanhadas mais de perto, do mesmo modo, o que facilita a previsão orçamentária e assim evita surpresas negativas. O resultado é uma gestão de manutenção capaz de dar conta da complexidade do setor.

Entretanto, é preciso garantir que o sistema implantado pela razão que seja realmente eficiente.

Por que o software da Engeman® é a melhor solução?

O software da Engeman® é uma solução completa para quem busca integrar e otimizar a gestão de frotas. Ele conta com um conjunto de rotinas, devido a  funcionalidades e análises gerenciais que se tornam rapidamente um diferencial competitivo para a sua empresa — o nível de efetividade da gestão é elevado a um novo patamar.

Algumas das suas funcionalidades de maior destaque são:

  • controle de consumo de combustível, insumos e peças de reposição;
  • histórico de movimentação de pneus e quaisquer outros componentes;
  • controle de documentação (IPVA, licenciamento, vistorias, sinistros etc.);
  • integração com soluções como CTF, ERP, telemetria, rastreadores etc.;
  • criação e parametrização de planos de manutenção por quilometragem, horímetro etc.;
  • gestão de análise de óleo;
  • gestão de Ordens de Serviço (OS) integradas a dispositivos móveis (smartphones, tablets etc.);
  • interface de movimentação visual de aplicações com função “arrasta e olha”.

Seu objetivo é integrar soluções tecnológicas, ao automatizar as rotinas do setor e tornar a manutenção uma ferramenta de geração de valor. A gestão ganha em capacidade de análise e ação por meio do uso de indicadores confiáveis. Para isso, é seguido o padrão de classe mundial para cálculo de MTBF, MTTR, Confiabilidade, Disponibilidade etc.

Serviços de Manutenção

O gestor deixa de fazer os cálculos com base em planilhas e passa a utilizar um sistema desenvolvido especificamente para essa finalidade. Inclusive, isso pode ser feito com frotas de todos os tipos, grandes ou pequenas — basta cadastrar os ativos (veículos, componentes, peças, entre outros), os recursos (materiais, mão de obra, fornecedores etc.) e estabelecer os parâmetros para guiar a gestão.

Em pouco tempo, o planejamento passa a ter como referência a serviços de manutenção preventiva e preditiva. Com isso, a vida útil dos veículos e componentes tende a crescer gradativamente, beneficiando a performance da empresa como um todo.

O software da Engeman® pode ser contratado por qualquer empresa que busca a gestão efetiva da manutenção com foco na redução de custos e otimização dos processos, como resultado, pois ela se adapta às necessidades de cada negócio.

As soluções em tecnologia e gestão podem revolucionar a dinâmica da sua empresa. Se quer saber como isso pode ser feito no contexto específico da sua empresa, baixe gratuitamente o nosso e-book “Gestão de Frotas — O Manual da Manutenção Preventiva no Setor”!

Deixar comentário.

4 × cinco =

Share This