Sistemas de telemetria e a manutenção das ETA’s

211240 sistemas de telemetria e a manutencao das etas 810x540 - Sistemas de telemetria e a manutenção das ETA’s

Atuar como um supervisor de manutenção não é uma tarefa fácil. É imprescindível manter-se antenado com as novidades do mercado, respeitar as normas regulamentadoras e aplicar tecnologias de ponta.

Esse último tópico nunca pode ser deixado de lado, pois fomenta a melhoria do serviço, reduz o número de acidentes e facilita a análise de dados.

Os sistemas de telemetria e a manutenção das Estações de Tratamento de Água (ETA’s) são bons exemplos disso. Essas soluções integram todos os setores do negócio e permitem o acompanhamento de tudo o que acontece em tempo real, a qualquer hora e lugar.

Este conteúdo mostra como é possível provar o seu valor na instituição ao otimizar o seu desempenho com essa tecnologia. Confira a seguir.

O uso de sistema de telemetria e a manutenção

Imagine ter que monitorar pessoalmente todos os equipamentos da sua empresa. Essa situação parece caótica, certo? Pois bem, a telemetria é uma solução adequada para quem deseja evitar essas situações.

Essa tecnologia que permite a transmissão remota de informações. Por isso, a mobilidade proporcionada por essa técnica já é um diferencial estratégico que você não pode desperdiçar.

Caso algo de errado aconteça com um floculador, por exemplo, você é avisado do problema instantaneamente. Além do mais, é possível analisar dados sobre a performance de cada componente e realizar manutenções preventivas e preditivas.

Como consequência disso, você evita paralisações desnecessárias em sua rotina de trabalho e garante a continuidade da produção.

A aplicação nas etapas do tratamento de água

A água é o principal recurso para a vida em nosso planeta. Os meios naturais, urbanos e rurais não existiriam sem ela. Ao falar do desenvolvimento da sociedade humana, a água é utilizada em todas as suas estruturas — e as estações de tratamento têm um importante papel.

Esse local é responsável pela purificação da água, tornando-a própria para o consumo humano. Saiba que todos os processos de tratamento podem se beneficiar com os sistemas de telemetria e a manutenção, desde a pré-cloração até a fluoretação.

Todos os equipamentos são otimizados também. Os dosadores, por exemplo, controlam a quantidade de agentes que deve ser acrescentada à água. Caso haja algum erro, todas as próximas fases do tratamento são comprometidas.

Ou seja, não há brechas para falhas nessas horas.Além disso, outros elementos, como as bombas e os motores, podem ser monitorados também. 

Por último, mas não menos importante, o Centro de Controle e Operação (CCO) utiliza computadores para acompanhar as atividades da ETA. Com o uso de tecnologias corretas é possível comandar a distância os trabalhos realizados. Os parâmetros hidráulicos, elétricos e mecânicos podem ser monitorados, informando dados, como:

  • pressão;
  • corrente elétrica;
  • tensão;
  • fatores de potência;
  • temperatura.
  • status de bombas e válvulas.

Esses são apenas alguns exemplos, já que é ainda é possível expandir essa análise de acordo com os indicadores que forem mais adequados ao seu negócio.

Em resumo, os sistemas de telemetria e manutenção das ETA’s melhoram a estrutura do gerenciamento do abastecimento da população e armazenam informações históricas sobre as características do serviço.

Os principais benefícios

Você já deve saber que o uso de tecnologias é essencial para otimizar a prestação de serviço e sobreviver à concorrência do mercado, certo? Pois bem, os sistemas de telemetria fomentam inúmeras facilidades em sua rotina. Confira alguns de seus exemplos abaixo:

Redução de custos

Quando se fala em diminuir despesas, muitos profissionais já ficam interessados, não é mesmo? Contudo, é preciso ter muito cuidado antes de tomar atitudes que visam esse objetivo, pois o corte de recursos pode colocar em risco a qualidade dos serviços.

Em outras palavras, diminuir custos arbitrariamente é algo que você deve evitar de qualquer forma. 

Em uma ETA, você deve ficar atento aos seguintes detalhes:

  • controle de inserção de produtos químicos usados no tratamento; 

  • consumo de água;

  • uso de energia.

Desse modo, os sistemas de telemetria e a manutenção das ETA’s tornam o investimento financeiro mais eficiente. Isso acontece por que você não gasta tempo e dinheiro com peças e equipamentos estragados.

Ademais, as horas trabalhadas dos funcionários condizem com a necessidade da produção, reduzindo os desperdícios.

Aumento na disponibilidade dos equipamentos

Infelizmente, alguns profissionais ainda acreditam que a manutenção serve apenas para solucionar problemas. Na verdade, esse conceito engloba técnicas que asseguram o uso correto do sistema de tratamento e de todas as suas funções. 

A disponibilidade dos equipamentos é algo que você não pode deixar de lado. Com a telemetria, você analisa a performance de cada componente, observando variação de todos os indicadores. Assim sendo, você toma medidas preventivas antes que imprevistos e falhas aconteçam. 

Melhoria na satisfação do cliente

As questões tratadas acima convergem para um único ponto: atender melhor o consumidor. Ter menos gastos significa poder investir mais e melhor. Além disso, quem tem equipamentos com grande disponibilidade não sofre com interrupções de serviço.

Esses benefícios mostram ao mercado que a sua empresa está preocupada em ter uma estrutura de qualidade, garantido os prazos e os valores estipulados em contrato. Consequentemente, é possível atrair mais clientes e ter mais sucesso. Portanto, fique atento para aplicar sistemas de telemetria e a manutenção quanto antes nas ETA’s.

A escolha da melhor solução

Antes de tomar qualquer decisão, faça um levantamento de campo e colete os dados que você deseja e visite pontos importantes, como reservatórios e instalações que devem ser monitoradas.

Com essas informações em mãos, procure um fornecedor que atende empresas especialistas em manutenção, como a Engeman.

Ao ler este post, você entendeu um pouco mais sobre a importância de utilizar novas tecnologias na gestão. Quem não acompanha essa mudança perde espaço para concorrentes — e você não quer passar por esse problema, certo?

Dessa forma, analise muito a sua estrutura empresarial e escolha uma solução especializada em sistemas de telemetria e a manutenção. A partir disso, você consegue monitorar tudo o que acontece com as suas máquinas e tomar decisões mais precisas e eficientes

Quer entender melhor como uma ferramenta para gestão e controle de manutenção funciona? Basta entrar em nosso site e fazer o teste gratuito do nosso software!

Deixar comentário.

15 − 11 =

Share This