Sistemas de telemetria aplicados à manutenção: entenda essa relação e como aplicá-la em sua empresa

189176 sistemas de telemetria aplicados a manutencao entenda essa relacao e como aplicala em sua empresa 810x540 - Sistemas de telemetria aplicados à manutenção: entenda essa relação e como aplicá-la em sua empresa

Quem lê o nosso blog se depara com os assuntos mais importantes para o sucesso de uma gestão de manutenção. A fim de alcançar resultados positivos, você deve utilizar estratégias eficientes, que equilibram as questões financeiras, o uso de novas tecnologias e o respeito às normas existentes.

Os sistemas industriais oferecem grandes perigos aos seus operadores. Dessa forma, a manutenção assume um papel essencial para aumentar a produtividade e reduzir os riscos laborais. O uso de planilhas já não é uma prática aceita pelo mercado. Apesar de alguns profissionais ainda optarem por elas, sabe-se que podem atrapalhar a produção caso haja algum erro.

Hoje em dia, é possível empregar softwares de gestão especializados no setor de manutenção, que oferecem funcionalidades específicas para essa área de atuação.

Os sistemas de telemetria aplicados à manutenção representam aquilo que há de mais moderno e eficiente também. Eles ampliam o seu campo de visão sobre os equipamentos e melhoram o relacionamento da equipe. Mas você, nosso leitor, sabe o que eles são ou como funcionam?

Pois então, este post vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Preste muita atenção porque alguns conceitos podem mudar a forma como você aproveita as oportunidades para provar o valor na instituição!

O que são os sistemas de telemetria?

A linha de produção, em muitos casos, não pode parar, não é mesmo? Quando isso acontece, o cumprimento dos prazos contratuais é colocado em risco. Além do mais, essas ocorrências indicam que há algo de errado nos equipamentos e sistemas que operam em sua empresa.

Os sistemas de telemetria aplicados à manutenção oferecem respostas para que você evite essas situações. Essas tecnologias monitoram as máquinas industriais remotamente e em tempo real. Elas coletam informações sobre o funcionamento de cada componente, como:

  • tensões e correntes elétricas;

  • temperatura;

  • número de acionamentos;

  • quantidade de peças produzidas.

Esses dados são coletados por meio de sensores instalados nos equipamentos. Com o uso de uma ferramenta correta, como o software SCADA, é possível controlar tudo o que acontece em sua empresa e tomar decisões inteligentes.

De que forma eles são aplicados à manutenção?

Até pouco tempo atrás, essa tecnologia era utilizada apenas por grandes gestões. Os elevados preços e a falta de conhecimento eram as principais causas disso. Com o passar dos anos, a solução se popularizou e ganhou força no mercado. Diversos setores começaram a utilizá-la, e a manutenção agregou muito valor aos seus serviços com ela.

Um alto-forno, por exemplo, deve ter temperatura constante. Qualquer variação em seu valor provoca grandes consequências no planejamento industrial. Se você não tem o controle térmico do aparelho, é preciso gastar mais recursos e funcionários para mantê-lo aquecido.

Os sistemas de telemetria aplicados à manutenção acompanham tudo o que acontece com essa máquina. Com isso, você percebe qualquer desvio no padrão esperado e pode planejar ações com precisão. Ou seja, quando a telemetria é integrada à manutenção, o ciclo de “monitoramento-alerta-geração de ordem de serviço” se torna automático e eficaz.

Lembre-se de que essa solução pode ser empregada em várias situações, mas é recomendável aplicá-la nos equipamentos críticos da empresa, pois eles são essenciais para a estabilidade de toda a instituição.

Quais são os seus principais benefícios?

Existem, de fato, várias vantagens proporcionadas pelos sistemas de telemetria aplicados à manutenção. Abaixo, você vai descobrir alguns de seus exemplos:

Agilidade na correção de problemas

Um supervisor de manutenção deve estar atento a todos os indícios que surgem em sua rotina. Se uma máquina apresenta falhas, é preciso agir com precisão e rapidez. A temperatura de um alto-forno, por exemplo, nem sempre é facilmente controlada. Quem não adota técnicas avançadas tem dificuldades nessas horas.

A telemetria é uma tecnologia que o auxilia a monitorá-la, fornecendo parâmetros concretos e reais. Com isso, você percebe um erro que pode causar sérios problemas no futuro se não for resolvido quanto antes.

Ser ágil para resolver essas situações significa não perder tempo com paralisações produtivas ou deixar máquinas inativas. Essas questões parecem simples, mas são fundamentais para o cumprimento dos prazos e o aumento de segurança dos funcionários.

Redução de custos

Quem tem dados atualizados sobre a produção consegue encontrar gargalos e desperdícios, otimizando a produção e diminuindo as despesas. Como consequência disso, sobra mais capital para ser investido em outras áreas, como na aquisição de novas máquinas e no treinamento de funcionários.

No final das contas, todos saem ganhando, pois a empresa lucra mais, o funcionário se sente mais seguro e os equipamentos são manuseados corretamente.

Como é possível tornar esse processo mais simples?

Apesar de todas essas vantagens, muitos profissionais acreditam que a telemetria não apresenta bons resultados. Infelizmente, a manutenção ainda é vista como um problema, e não uma solução. Na verdade, ela ajuda a aumentar a vida útil dos equipamentos e garantir o correto funcionamento da linha de produção.

Por isso, a manutenção deve ser entendida como uma parte indispensável para o lucro de uma empresa. Em um primeiro momento, é necessário realizar um estudo sobre as condições das máquinas e encontrar os principais gargalos produtivos. Após isso, você deve traçar metas, como a redução de 15% dos custos ao longo de 6 meses, e propor soluções para os problemas encontrados.

O uso de um software especializado em gestão e manutenção é um ponto que faz toda a diferença nessas horas. Ele integra os setores, reúne as informações em um só lugar e permite que você acesse relatórios e gere ordens de serviço com mais facilidade, como o Engeman.

Os sistemas de telemetria aplicados à manutenção agregam muito valor ao seu serviço.

Além do mais, as metas estabelecidas no planejamento são alcançadas com mais facilidade, pois você acompanha os indicadores de desempenho e toma atitudes de qualidade. É possível, por exemplo, adicionar um determinado processo de manutenção, a fim de otimizar a performance da equipe.

Por isso, faça uma pesquisa de mercado e encontre um parceiro que forneça soluções flexíveis, que se adaptam às necessidades do seu negócio.

O que você achou do nosso conteúdo? Quer aprender mais sobre o assunto? Então descubra sobre o poder da manutenção inteligente!

 

Deixar comentário.

19 − quinze =

Share This