Como otimizar a tomada de decisões em operações de manutenção?

A tomada de decisões em operações de manutenção é uma atividade essencial para o sucesso do negócio. Não planejar e agir sem pensar são atitudes que colocam em risco a obtenção de resultados positivos. Acompanhe este post para saber mais!

A tomada de decisões em operações de manutenção é uma atividade essencial para o sucesso do negócio, sendo as medidas executadas no padrão de qualidade.
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Ao acompanhar o nosso blog, você fica por dentro dos assuntos mais importantes para a manutenção industrial. Abordamos as melhores técnicas e estratégias que podem ajudá-lo em sua rotina de trabalho e nas operações de manutenção, e não poderia ser diferente agora.

A tomada de decisões em operações de manutenção é uma atividade essencial para o sucesso do negócio. Não planejar e agir sem pensar são atitudes que colocam em risco a obtenção de resultados positivos — e você deve evitá-las a todo custo.

Muitos profissionais agem arbitrariamente e não conhecem as necessidades de suas gestões e do mercado. Como consequência disso, os prazos não são atendidos, a qualidade do serviço cai, o número de acidentes aumenta e os clientes ficam insatisfeitos.

Dessa maneira, fizemos este post para explicar tudo o que você deve saber sobre o assunto. Explicaremos conceitos, daremos exemplos e dicas para melhorar a sua produção. Tenha atenção em sua leitura e aproveite!

A importância da tomada de decisões em operações em manutenção

Existem vários fatores que influenciam as soluções em uma empresa. A disponibilidade de mão de obra, os recursos financeiros, os materiais fornecidos e os prazos de entrega são alguns de seus principais exemplos. Analisar todos esses fatores é dever de um profissional preocupado com o futuro da gestão.

Saiba também que o mercado está cada vez mais exigente e concorrido. Detalhes e descuidos são cruciais, podendo, ou não, atrapalhar o desempenho da equipe. Dessa forma, é necessário estar preparado para superar obstáculos e solucionar problemas no menor tempo possível.

Outra questão muito importante está relacionada à segurança do trabalho na indústria. Em muitos casos, os sistemas são grandes e complexos, oferecendo riscos aos seus operadores. Não preservar a integridade das máquinas gera grandes perigos. Nesse sentido, a manutenção garante o funcionamento dos equipamentos e evita paralisações e acidentes.

Todas as medidas executadas devem seguir um padrão de qualidade, considerando o que foi planejado, os objetivos do negócio e a intenção de reduzir o número de paradas inesperadas.

Dicas para otimizá-la

Agora, chegou o momento para você descobrir as melhores maneiras para melhorar a tomada de decisões em operações em manutenção. Acompanhe:

Acompanhar o mercado

Os consumidores são voláteis e surpreendentes. O que hoje é um desejado e adotado por todos pode se tornar obsoleto em um curto intervalo de tempo. Novas tecnologias surgem quando menos se espera. Metodologias inadequadas apenas atrapalham o aumento de produtividade na manutenção. Além disso, elas implicam na queda de segurança no ambiente de trabalho.

Por esses motivos, é fundamental que você esteja antenado a essas mudanças. Então participe de fóruns de discussão, leia revistas, jornais e blogs sobre o assunto e faça um bom networking com os profissionais mais influentes em sua área.

Planejar as atividades

A disponibilidade dos equipamentos é um fator crucial para o andamento das funções. Quando alguma máquina para de funcionar, você deve deslocar técnicos e recursos para consertá-la. Está na hora de rever os seus conceitos se isso acontece com frequência em sua empresa.

Nesses momentos, o planejamento de ações é a única maneira para solucionar esse problema. É necessário analisar o histórico de manutenções, a fim de otimizar a tomada de decisões. Essas informações mostram o comportamento de cada sistema. De qualquer forma, as seguintes vantagens são alcançadas quando há planejamento em seu dia a dia:

  • montagem facilitada do calendário de manutenções preventivas;
  • redução das interrupções produtivas;
  • solução de falhas com eficiência;
  • respeito aos prazos.

Assim, analise todas as informações disponíveis e organize-as de maneira correta, sempre registrando dados, como:

  • data e horário da atividade de manutenção;
  • problema encontrado;
  • custos;
  • peças trocadas.

Saber se comunicar com a equipe

Comunicar-se bem é uma característica de um líder de sucesso. Por esse motivo, é essencial que você conheça toda a sua equipe para descobrir as suas potencialidades.

Além do mais, o diálogo mostra que você se importa com a opinião de todos. Por mais que você seja um profissional experiente e competente, é necessário contar com a ajuda de outras pessoas para manter a empresa no caminho certo. Um time engajado e de qualidade é formado por colaboradores diferentes, que vão ajudá-lo a encontrar soluções únicas.

Em vista disso, crie um ambiente aberto ao diálogo, em que todos se sentem confortáveis. Isso ajuda na tomada de decisões em operações de manutenção, pois mostra diferentes pontos de vista a respeito de uma mesma situação.

Utilizar um software de gestão de manutenção

As tecnologias vieram para ficar. Hoje em dia, qualquer pessoa pode usar a internet para trocar e-mails com parentes ou acompanhar as notícias mais importantes do mundo. Com todas essas vantagens, o setor de manutenção também adota medidas inovadoras em suas soluções.

Um software de gerenciamento de manutenção é uma ótima ferramenta para otimizar a sua rotina. Ele permite a abertura e o cancelamento de ordens de serviço (OS), realiza coletas para o planejamento de manutenção e reúne todas as informações da empresa em um só lugar.

Ademais, a mobilidade proporcionada por essa tecnologia faz com que você esteja conectado aos seus serviços o tempo todo. Dessa maneira, é possível acompanhar tudo o que acontece e tomar decisões quando preciso. Com um banco de dados completo e atualizado, você tem mais autonomia para provar o seu valor na instituição e melhorar o atendimento aos clientes.

Portanto, faça uma pesquisa e encontre uma solução flexível e pronta para ser aplicada em sua empresa. Evite adotar softwares de gestão convencionais, pois eles não oferecem todas as funcionalidades que você procura.

Não ter medo de errar

Grandes empresas não surgiram do dia para a noite. Em todos os casos, foram gastas inúmeras horas de trabalho e muito esforço. Durante esse caminho, não há como ser perfeito e não cometer erros. A sabedoria está naqueles que reconhecem as suas falhas e conseguem encontrar maneiras para evitá-las e aprimorá-las no futuro.

Por isso, tenha muita determinação na tomada de decisões em operações de manutenção e esteja pronto para manter-se em constante mudança.

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