ARTIGOS Manutenção

Os equipamentos críticos e a manutenção

auto repair 1954636 1920 810x524 - Os equipamentos críticos e a manutenção
Escrito por Engeman

Controle de manutenção

Equipamentos críticos sempre dão mais dor de cabeça para os programadores de manutenção. São equipamentos de extrema importância, que, quando parados, geram prejuízos e transtornos, às vezes irreparáveis para as empresas.  E assim o que se deve fazer para obter segurança e disponibilidade desses ativos?

Esses equipamentos devem ter um controle de manutenção detalhado com foco em conseguir obter a maior confiabilidade horizontal e MTBF.

Para conseguir atingir metas de produção ou tempo de trabalho, de cada equipamento, é necessário que se acompanhe o desempenho, a partir da realização de manutenção preventiva e, principalmente, preditiva, com alta frequência.

Procedimentos preditivos

Com uma ferramenta especialista em controle de manutenção é possível criar procedimentos preditivos que aumentem assim a vida útil do equipamento:

1) dados coletados por períodos, horímetro, hodômetro, temperatura, vibração, pressão e diversos tipos de pontos de controle 

2) alarmes ou geração automática de ordens de serviço auxiliam o programador no planejamento;

3) ocorrências nos serviços já realizados, assim ajudam na identificação de problemas crônicos. A razão desta manutenção pode está em uma sobrecarga, eixo está mal alinhado…

Destacando o item 3, quando se conhece a rotina do equipamento, é possível buscar a raiz do problema.

Para identificar e tratar problemas, gerir a manutenção de uma empresa, é fundamental que se tenha um software especialista, capaz de planejar os serviços, realizar análise de falhas, gerar históricos, sinalizar recursos disponíveis, entre outros. 

O Engeman® é um sistema consolidado, com mais de 25 anos de mercado, reconhecido pela flexibilidade e adequação às realidades e portes mais variados de empresas, eficiente no controle de PCM e com grande mobilidade.

 

Sobre o autor

Engeman

Deixar comentário.

cinco − quatro =

Share This