Equipamentos críticos
Equipamentos críticos sempre dão mais dor de cabeça para os programadores de manutenção. São equipamentos de extrema importância, que, quando parados, geram prejuízos e transtornos, às vezes irreparáveis para as empresas. E assim o que se deve fazer para obter segurança e disponibilidade desses ativos?
Esses equipamentos devem ter um controle de manutenção detalhado com foco em conseguir obter a maior confiabilidade horizontal e MTBF.
Para conseguir atingir metas de produção ou tempo de trabalho, de cada equipamento, é necessário que se acompanhe o desempenho, a partir da realização de manutenção preventiva e, principalmente, preditiva, com alta frequência.
Procedimentos preditivos
Com uma ferramenta especialista em controle de manutenção é possível criar procedimentos preditivos que aumentem assim a vida útil do equipamento:
1) dados coletados por períodos, horímetro, hodômetro, temperatura, vibração, pressão e diversos tipos de pontos de controle
2) alarmes ou geração automática de ordens de serviço auxiliam o programador no planejamento;
3) ocorrências nos serviços já realizados, assim ajudam na identificação de problemas crônicos. A razão desta manutenção pode está em uma sobrecarga, eixo está mal alinhado…
Destacando o item 3, quando se conhece a rotina do equipamento, é possível buscar a raiz do problema.
Para identificar e tratar problemas, gerir a manutenção de uma empresa, é fundamental que se tenha um software especialista, capaz de planejar os serviços, realizar análise de falhas, gerar históricos, sinalizar recursos disponíveis, entre outros.
O Engeman® é um sistema consolidado, com mais de 25 anos de mercado, reconhecido pela flexibilidade e adequação às realidades e portes mais variados de empresas, eficiente no controle de PCM e com grande mobilidade.