Entenda o que é MTBF & MTTR e saiba como usá-los!

283156 entenda o que e mtbf mttr e saiba como usalos 810x541 - Entenda o que é MTBF & MTTR e saiba como usá-los!

Uma boa gestão empresarial envolve certa coleta e análise de dados de todos os processos produtivos. Ter ciência sobre os equipamentos utilizados, os ciclos e a durabilidade das manutenções. Dois dos principais indicadores de manutenção aplicados pelas empresas são o MTBF & MTTR.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para expor mais informações sobre o assunto e ajudá-lo a entender e aplicar os conceitos de MTBF & MTTR na sua organização. Acompanhe!

O que é MTBF & MTTR?

Um controle de manutenção é realizado por indicadores que são criados e gerenciados.

Sua função como indicador é definir a medida menor ou maior, assim, as empresas trabalham para mantê-lo sempre baixo. Porém, não existe um valor ideal que pode servir de referência para o MTTR, pois as organizações possuem equipamentos, situações e equipes diferentes, portanto, o MTTR não é comparável.

Quais as diferenças entre MTBF & MTTR?

A indicação do MTBF aponta o tempo médio entre falhas. Já o MTTR traz o tempo médio para ocorrer o reparo.

Como calcular o MTBF?

O cálculo para o MTBF indica a razão do somatório de horas de um equipamento em bom funcionamento.

Assim, o somatório resultante do número de interrupções foi de 6050 horas, com um total de quatro paralisações. 

Como calcular o MTTR?

A expressão matemática para o MTTR é a razão do somatório dos tempos para reparo pela quantidade total de ações de manutenção corretivas.

Como a somatória dos tempos de reparo é de 15 horas, e a quantidade, quatro, a razão entre esses números resulta em 3,75.

Por que utilizar esses indicadores?

Ao longo deste artigo explicamos um pouco sobre o uso do MTBF & MTTR, mas, por que esses indicadores são tão importantes para a gestão da sua empresa?

A redução do downtime traz ciência sobre os pontos que causam mais problemas. Por fim, a elaboração de um plano de manutenção preventiva busca diminuir as ações corretivas.

Como o Engeman® utiliza o MTBF & MTTR?

O software Engeman® é utilizado para o planejamento e controle de manutenções e serviços. O trabalho para analisar todas as condições dos equipamentos e sistemas utilizados é minucioso, envolvendo coleta e análise de dados para alcançar o MTBF & MTTR.

Definir esses indicadores melhora os processos produtivos das empresas, identificando os pontos com mais problemas. O Engeman® aparece como uma solução para as organizações que buscam análise de dados.

Gostou do nosso artigo sobre o conceito e a usabilidade dos indicadores MTBF & MTTR? Então não perca as atualizações do nosso blog e assim,  assine nossa newsletter para tê-las diretamente na sua caixa de entrada!

Deixar comentário.

vinte + um =

Share This