Entenda o que é MTBF & MTTR e saiba como usá-los!

MTBF & MTTR são indicadores de manutençã. MTBF aponta o tempo médio entre falhas e MTTR traz o tempo médio para ocorrer o reparo.

Eficiência e planejamento são pontos importantes para toda empresa que quer ter um resultado satisfatório na sua produção. Há vários métodos que podemos utilizar para alcançar excelentes resultados e hoje falaremos de dois dos mais importantes.

Os indicadores de desempenho (KPI) são parte fundamental no andamento das atividades industriais pois são métricas que mostram como está o sucesso da sua empresa. Para isso, todas as empresas precisam fazer o controle de suas manutenções, medindo o tempo em que seus equipamentos estarão disponíveis e o tempo que eles ficarão parados para algum reparo. Isto é imprescindível para que a empresa não tenha surpresas indesejáveis tendo sua produção comprometida pela parada inesperada dos seus equipamentos.

Sendo assim, indicadores de desempenho ajudam no gerenciamento das falhas e no tempo de disponibilidade de determinado equipamento.

Abordaremos neste artigo dois indicadores desempenho muito importantes que são:

  •  MTBF (Mean Time Between Failures) – Tempo Médio entre Falhas.
  •  MTTR (Mean Time To Repair) – Tempo Médio para Reparo.

Vamos entender melhor como cada uma destas ferramentas pode otimizar os seus resultados?

O que é MTBF e como aplicá-lo?

O Tempo Médio entre Falhas é o cálculo que permite saber o tempo transcorrido entre uma falha e outra. É basicamente o tempo em que a máquina estará disponível e em perfeito funcionamento para a empresa.

Para calcular este tempo de disponibilidade da máquina, é utilizado a fórmula abaixo:

mtbf - Entenda o que é MTBF & MTTR e saiba como usá-los!

Onde:

TD = Tempo Total de Disponibilidade. Esta variável corresponde ao tempo ideal que a máquina deveria funcionar se não acontecesse nenhuma parada por falha.

TM= Tempo Total de Manutenção. Esta variável corresponde ao tempo que a máquina precisou ficar parada para fazer algum reparo.

P= Número de paradas. Esta variável representa o número de vezes que a máquina precisou parar para os reparos.

 Vamos colocar isso na prática?

Suponha que determinada máquina deve funcionar por 36 horas. Durante este período, esta máquina ficou 2 horas parada para fazer algum tipo de reparo. Durante este tempo, ela precisou parar 2 vezes.

Vamos aplicar a fórmula que aprendemos:

MTBF = (TD – TM) / P

MTBF= (36-2) /2

MTBF=34/2

MTBF=17 horas

Sendo assim, concluímos que a cada 17 horas este equipamento tem a possibilidade de falhar e ter que parar para manutenção.

Este indicador auxilia a equipe de manutenção a programar ações que visem otimizar o funcionamento para mantê-lo sempre o maior possível.

    ASSISTA A UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA DO ENGEMAN®!





    O que é MTTR e como aplicá-lo?

    O Tempo Médio para Reparos é o tempo que a equipe de manutenção leva para solucionar as falhas que determinado equipamento teve. Sendo assim, durante este tempo o equipamento não estará disponível para a utilização.

    Para calcular este tempo de indisponibilidade da máquina, é utilizado a fórmula abaixo:mttr - Entenda o que é MTBF & MTTR e saiba como usá-los!

    Onde:

    TM= Tempo Total de Manutenção. Esta variável corresponde ao tempo que a máquina precisou ficar parada para fazer algum reparo.

    P= Número de Paradas. Esta variável representa o número de vezes que a máquina precisou parar para os reparos.

    Voltando ao nosso exemplo anterior, vamos calcular agora o tempo gasto no reparo da máquina em questão:

    MTTR = TM / P

    MTTR= 2/2

    MTBF=1 hora

    Sendo assim, concluímos que quando esta máquina parar, ela ficará indisponível para reparo por 1 hora.

    Quanto menor for o valor do MTTR melhor, pois assim a máquina volta mais rapidamente para a produção.

    Concluindo o nosso exemplo, a cada 17 horas o equipamento em questão poderá ter alguma falha que precise de manutenção fazendo com que ele fique indisponível  por 1 hora.

    Por que utilizar esses indicadores?

    Com os registros e cálculos corretos destes indicadores de desempenho, a empresa consegue programar todas as manutenções de acordo com os históricos e assim otimizar a produção, uma vez que ela sabe em média a cada quanto tempo deve parar para fazer os reparos dos seus equipamentos.

    Desta forma ela consegue programar as manutenções preventivas e evitar paradas inesperadas. Também é possível entender a eficiência da sua equipe de manutenção através do tempo gasto nos reparos.

    Estes indicadores são usados há anos na indústria e têm sido importantes aliados no planejamento das ações e na otimização da manutenção

    Como o Engeman® utiliza o MTBF & MTTR?

    Indicadores de desempenho bem medidos dão um diagnóstico muito preciso de como está a situação da sua empresa. O software Engeman® é utilizado para o planejamento e controle de manutenções e serviços. Ele faz um trabalho minucioso que envolve coleta e análise de dados para alcançar o MTBF & MTTR.

    O Engeman® apresenta uma solução para as empresas que buscam análise de dados para alcançar resultados incríveis para otimizar a sua produção.

    Gostou do nosso artigo sobre MTBF & MTTR? Então não perca as atualizações do nosso blog e fique sempre bem-informado.

    Quer saber mais como o Engeman® pode auxiliar a sua empresa? Solicite uma demonstração.

    Siga-nos
    Share This