Como o recurso de geolocalização do software de gestão da manutenção pode te ajudar?

283277 como o recurso de geolocalizacao do software de gestao da manutencao pode te ajudar 810x540 - Como o recurso de geolocalização do software de gestão da manutenção pode te ajudar?

No atual estágio de desenvolvimento da tecnologia, uma de suas mais importantes criações é o GPS (Sistema de Posicionamento Global). Ele já está mais aprimorado que há alguns anos. Quando surgiu, foi um recurso inovador e fácil de ser instalado e usado. Tal como a bússola para os marinheiros da Era Moderna, o GPS tornou-se um grande aliado para a geolocalização.

Esse conceito é importante para todos, especialmente para aqueles que gerenciam e lideram negócios. Resumindo, consiste em localizar uma pessoa, um veículo, um equipamento em tempo real, em qualquer local em que ele se encontre em um determinado momento.

Vamos detalhar mais esse assunto neste artigo, mostrando como ferramentas especiais (rastreadores e softwares, por exemplo) podem otimizar a gestão de manutenção da empresa!

O que é geolocalização?

Quem já assistiu a filmes sobre agentes secretos, como James Bond, viu rastreadores sendo colocados em pessoas para que elas fossem localizadas à distância.

É interessante que essa tecnologia esteja sendo usada cada vez mais em nosso dia a dia. Os ambientalistas fazem isso frequentemente, colocando dispositivos de geolocalização em peixes e animais silvestres.

No mundo dos negócios, em grandes, médias e pequenas corporações, eles também são importantes, representando um relevante diferencial para o potencial competitivo dos empreendimentos — especialmente considerando os altos índices de criminalidade nas rodovias e a necessidade de acompanhar o trabalho dos funcionários em suas atividades de venda, manutenção, produção e assim por diante.

A geolocalização é a capacidade de exibir a posição geográfica de uma aplicação ou de um equipamento em tempo real.

Geralmente, esse recurso funciona com a identificação do IP (Internet Protocol, identificação única para cada computador conectado a uma rede), pois ele pode informar o país, a cidade e o horário do local em que a pessoa se encontra. Mas ele funciona também a partir de:

  • endereço MAC (Media Access Control, endereço físico único, associado à interface de comunicação);
  • RFID (identificação através de radiofrequência);
  • conexões sem fio;
  • coordenadas de um GPS.

Muitos dispositivos móveis empregam o GPS integrado para o envio de localização de informações. Certos dispositivos, como o iPhone, solicitam permissão prévia ao usuário.

Também é possível encontrar sistemas online como o Google Maps e o Waze.

Como isso possibilita o acompanhamento de localização de veículos e equipamentos?

Conforme a ferramenta usada, a forma de localização varia. O GPS, por exemplo, funciona via satélite, captando, pelo menos, o sinal de três satélites. O AGPS, que é um GPS mais desenvolvido, também capta dados (ou seja, a posição dos satélites) de uma antena de telefonia celular, sendo chamado de “GPS Assistido”.

A radiofrequência ou GMS (Sistema Global para Comunicações Móveis) permite a localização geográfica através de ondas de rádio, usando as informações oferecidas pelas operadoras móveis. Dessa maneira, ainda que o GPS não esteja funcionando, pode-se identificar a localização do dispositivo, bastando que ele esteja ligado.

A geolocalização indoor via Wi-Fi também é possível, mesmo com o sinal do GPS inativo. Trata-se de um recurso que recorre a Internet das Coisas (IOT), de Wi-Fi e outros protocolos, gerando um sistema flexível e adaptável a diferentes ambientes e necessidades.

Como o Engeman® disponibiliza esse recurso?

O Engeman® é um software de manutenção que disponibiliza o recurso da geolocalização. 

A partir desse momento, diferentes métricas podem ser obtidas:

  • histórico de posição;
  • região de maior ocorrência de falhas;
  • rotas;
  • período de deslocamento;
  • localização atual dos equipamentos e das equipes.

O Engeman® é um software que pode ser instalado em computadores desktop e acessado por meio da tecnologia cloud computing (computação na nuvem). Suas especialidades são o controle e o planejamento da manutenção, sendo possível ajustar o programa a organizações de diferentes portes (desde as pequenas até as maiores, como as multinacionais).

O software atende a empresas de variados ramos de atividade, como: hospitalar, industrial, sucroalcooleiro, prestação de serviços, construção civil, energia petrolífera, predial/facilities, 

Como esse recurso pode ajudar a sua empresa?

A geolocalização é um recurso cuja tendência é permanecer e desenvolver-se ainda mais. Dessa forma, os gestores podem acompanhar, em tempo real, a localização geográfica das aplicações, dos equipamentos e das equipes responsáveis pela manutenção.

O recurso contribui para diminuir gastos com materiais extras. Considere o exemplo de um hospital. Um eletrocardiograma é um equipamento móvel de muita importância, mas que custa caro.

Como ele costuma circular por andares diferentes, o rastreamento permite ao gestor identificar exatamente onde o aparelho se encontra na hora de enviar uma equipe de manutenção. Mesmo que o eletrocardiograma seja deslocado para outro andar ou área durante o processo, sua localização precisa estará sempre disponível.

Identificando sempre sua posição dentro ou fora da fábrica

Em uma indústria, onde existem muitas máquinas em pontos diferentes que podem requerer a intervenção de um assistente técnico. Mesmo se tratando de máquinas pesadas, que permanecem quase sempre no mesmo local.

E caso seja fundamental deslocar o maquinário, a geolocalização permitirá identificar sempre sua posição dentro ou fora da fábrica.

O rastreamento de veículos, já usado há muitos anos, é outro exemplo de função. Nesse caso, a geolocalização permite acompanhar a movimentação dos caminhões ou carros da frota, assegurando à gerência de que eles estão seguindo o trajeto planejado e facilitando o suporte em casos de acidentes ou assaltos.

A manutenção de veículos rastreada e monitorada passo a passo favorece a empresa.

A geolocalização é um recurso valioso para o gestor de manutenção e contar com um software que ofereça a ferramenta otimizará seu trabalho, garantindo maior segurança e resultados mais satisfatórios!

O que achou deste artigo? Deseja obter um software de gestão de manutenção que seja completo, com um bom sistema de rastreamento e monitoramento? Entre em contato com a Engeman® e solicite mais informações.

Deixar comentário.

5 × 4 =

Share This