A informatização da manutenção garante impactos positivos

A informatização/automatização da manutenção impactará positivamente na rotina da sua empresa, forçando a automatização dos processos dentro das empresas.

Como está o controle de manutenção no seu setor? Você tem percebido que as planilhas não são suficientes para manter uma boa programação? A realidade é que muitas empresas não estão conseguindo cuidar bem do seu maquinário e isso está gerando prejuízo. Um dos motivos dessa dificuldade é a falta de informatização, que pode trazer diversas limitações a um negócio.

A manutenção de máquinas e equipamentos é essencial para que a empresa tenha uma boa produtividade e seja lucrativa. Porém, somente aderindo à transformação digital é possível fazer uma boa gestão de manutenção. Por isso, continue lendo este artigo e entenda o que é a transformação digital e de que forma é possível implantá-la no seu setor.

O que é transformação digital?

É necessário trabalhar com informações gerenciais organizadas, confiáveis e de fácil acesso. Porém, isso só é possível com a automatização dos processos, independentemente do porte ou do ramo de atividade da empresa.

A transformação digital não é alcançada apenas com a criação de um blog corporativo ou um perfil empresarial em uma rede social. Ela envolve informatizar a empresa, de forma que a tecnologia assuma um papel central nos processos.

Usar a tecnologia é essencial para que a organização aumente o desempenho e alcance resultados cada vez melhores. Porém, isso é algo que diversas empresas nascidas antes do surgimento da internet estão tendo dificuldades para fazer.

Quais são algumas tendências da transformação digital?

A informatização de uma empresa pode trazer inúmeros benefícios. Veja algumas tendências que a tecnologia tem proporcionado.

Agilidade nos processos

A informatização permite uma maior agilidade nos processos. Com a automação de diversas atividades, há um aumento na eficiência. Isso beneficia quem faz a manutenção, por passar a realizar um trabalho com maior qualidade. Além disso, os gerentes do negócio também são beneficiados por ter informações disponíveis para acesso rápido, o que auxilia na tomada de decisões.

Inovação

Uma das dificuldades das empresas não informatizadas é a falta de agilidade ao realizar mudanças. O mercado é dinâmico e isso exige que as organizações também sejam dinâmicas. Assim, à medida que se observa uma mudança no comportamento do consumidor, é necessário que os negócios se adaptem à nova realidade.

A transformação digital permite que as empresas tenham à mão as informações necessárias no momento de tomar decisões, de forma que as mudanças sejam feitas com rapidez. Dessa forma, os processos internos são simplificados e as inovações surgem com maior facilidade.

Segurança nas transações

Muitos gestores temem a perda da segurança nas transações. Entretanto, a informatização traz consigo mecanismos de segurança que são capazes de proteger, até mesmo, dados confidenciais.

Confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos

Infelizmente, quando se trata de manutenção, ainda existem empresas que insistem na gestão manual, o que dificulta a organização e disponibilização de dados importantes. Em alguns casos ainda mais graves, a gestão de manutenção nem existe!

Muitas vezes, a falta de informatização acontece porque o setor de manutenção é visto como não-produtivo, caro e, além disso, com pouco retorno sobre os investimentos. Porém, na realidade, é exatamente o contrário!

Há tempos, a manutenção se tornou um setor estratégico, já que garante a confiabilidade e a disponibilidade dos equipamentos. Esses fatores são essenciais em manter a produção dentro do planejado.

Quais são os benefícios da informatização na gestão de manutenção?

Além de beneficiar a empresa como um todo, a tecnologia pode trazer melhorias especificamente para a gestão de manutenção. Veja algumas vantagens da informatização:

  • otimização de custos;
  • melhoria da produtividade dos equipamentos e da equipe de manutenção;
  • padronização dos processos de execução de manutenção;
  • aumento da qualidade dos produtos produzidos;
  • implementação de procedimentos de segurança;
  • redução das taxas de retrabalho;
  • fornecimento de informações gerenciais de forma rápida e precisa;
  • redução dos índices de manutenção corretiva não-planejada;
  • trabalho em conformidade com as normas de qualidade total;
  • auxílio na obtenção de certificações internacionais;
  • possibilidade de acompanhamento de históricos de equipamentos e máquinas;
  • rastreamento do consumo de materiais e insumos de manutenção;
  • implantação do programa de PCM (Planejamento e Controle de Manutenção);
  • aumento da competitividade da empresa.

Como informatizar a gestão de manutenção?

Não restam dúvidas de como a tecnologia pode ser de grande ajuda na gestão de manutenção. Porém, a informatização não se trata apenas de utilizar um computador e planilhas para realizar os controles. Afinal, ferramentas simples, como planilhas e tabelas, não são suficientes para fazer uma boa gestão desse setor.

Para informatizar a manutenção, é necessário ter uma ferramenta própria para essa finalidade, já que essa área tem particularidades e critérios específicos. Por exemplo, o software Engeman® oferece mobilidade, além de facilidade de acesso e de integração com qualquer outro sistema de gestão.

Conforme você viu, neste artigo, aderir à transformação digital é essencial para a produtividade e a lucratividade da empresa. Um software de gestão de manutenção é apenas uma das ferramentas que ajudarão sua empresa na informatização. Com uma boa organização gerencial na composição como um todo, será possível reduzir custos e aumentar a competitividade do negócio.

Para entender melhor quais são os resultados da automação de processos dentro da empresa, baixe agora o e-book “A Indústria 4.0 e a Automação Industrial: entenda o seu impacto”.

$0fmypfy17n4 - A informatização da manutenção garante impactos positivos  $jyiiuziavzq - A informatização da manutenção garante impactos positivos   $nza322fswpg - A informatização da manutenção garante impactos positivos

Deixar comentário.

19 + 18 =

Share This