Conheça as 6 vantagens da automação de processos industriais

Por meio de máquinas inteligentes, softwares e outros recursos, a automação de processos industriais se transformou em realidade.

A entrada da tecnologia nas empresas veio para mudar o mercado. Por meio de máquinas inteligentes, softwares e outros recursos, a automação de processos industriais se transformou em realidade. Hoje, é possível encontrar linhas completas e que funcionam de forma automática.

Não se trata do futuro dos negócios, mas, sim, do presente. Cada vez mais empreendimentos recorrem a essa possibilidade, portanto, é preciso conhecer todos os seus aspectos para tomar uma boa decisão.

Na sequência, veja quais são os principais benefícios da automação de processos e entenda quais são os seus impactos para a organização.

1- Aumento da produtividade

Quando uma indústria é mais produtiva, ela consegue ter um volume ampliado de resultados em menos tempo. Isso significa que, diante da mesma disponibilidade de recursos, há um retorno maior.

Recorrer à automação garante uma melhoria no desempenho geral graças ao funcionamento das máquinas, já que os dispositivos automáticos permitem alcançar ciclos de produção velozes e eficientes, além da ampliação do padrão de repetibilidade.

Sem precisar aumentar a equipe na mesma medida, inclusive, é possível conquistar o desempenho contínuo, sem interrupções. Desde que passem pelas manutenções e pelos cuidados corretos, os componentes eletrônicos não se cansam e não interrompem os procedimentos. Como resultado, fica mais fácil obter uma produção que atinge novos padrões.

2 – Redução dos custos de instalações

Para muitos gestores, ainda existe a ideia de que a automação de processos industriais custa muito caro. No entanto, trata-se de uma possibilidade capaz de oferecer um retorno atraente e que acontece em pouco tempo.

Pense, por exemplo, no aumento de produtividade e de eficiência. Com o uso de recursos automáticos, é possível atender a uma demanda maior sem gastar na mesma medida. Como resultado, há uma diluição dos custos e uma elevação no faturamento. Há, então, uma margem de lucro ampliada, que se consolida como retorno de investimento.

Após algum tempo, o dinheiro investido é recuperado por meio do desempenho. A partir desse período, todos os valores são consolidados na forma de lucro. Com a melhoria contínua, inclusive, esse é um jeito de obter resultados financeiros progressivamente otimizados.

3 – Otimização da qualidade

Manter a qualidade é um dos aspectos mais relevantes para qualquer empreendimento. É muito importante garantir a consistência de atuação, pois, isso influencia a experiência dos clientes e a visão sobre o negócio.

O problema é que uma produção exclusivamente humana está suscetível a erros e até a variações que dependem de cada pessoa. Com máquinas que operam do jeito certo, isso é algo que não acontece.

Os resultados são constantes e repetíveis, o que permite o alcance de um desempenho sempre dentro do esperado. Outro aspecto é que o controle das máquinas é muito maior, fornecendo precisão. Desse modo, é possível obter uma atuação consistente e que oferece bons resultados para os consumidores.

Em partes, a otimização também tem a ver com o ganho de controle e de procedimentos preventivos. Com a automação, dá para reconhecer a necessidade de manutenção preventiva de cada equipamento. Isso evita que se concretizem as falhas que levam a problemas na produção.

4 – Ampliação da segurança do processo e dos trabalhadores

Uma das obrigações de qualquer empregador é a segurança de seus colaboradores. Em um ambiente industrial, há muitos riscos que precisam ser evitados, especialmente em relação ao uso das máquinas.

Além de tudo, os problemas de segurança comprometem a produção. Uma falha catastrófica pode interromper o ciclo produtivo e, assim, diminuir a eficiência de atuação. Como resultado, há prejuízos financeiros e físicos.

Com a automação de processos industriais, esses riscos são reduzidos. Em primeiro lugar, a diminuição da interação humana ajuda a evitar acidentes ligados ao comportamento incorreto, por exemplo.

Há, também, uma melhoria quanto ao controle. Todos os sistemas têm suas informações avaliadas de forma robusta. Com uma boa gestão de manutenção preventiva, as paradas são bem menos prováveis e o desempenho é favorecido.

5 – Possibilidade de monitoramento remoto

Outro ponto muito positivo de recorrer à automação é o fato de a comunicação ser fortalecida. Os dados, normalmente, são enviados para a nuvem. Com isso, ficam disponíveis de forma ampla, em vez de estarem restritos a apenas um dispositivo.

Pense, por exemplo, em um software que automatiza o planejamento de manutenção. Com a criação de um calendário completo, dá para saber, exatamente, quais são os equipamentos que devem receber atenção a cada período. Desse jeito, todo o controle é favorecido de onde quer que o gestor esteja.

Trata-se de algo muito importante para as indústrias que têm estoques e centros de distribuição espalhados, bem como unidades em vários pontos. Com o monitoramento a distância, fica mais fácil acompanhar os processos e garantir que eles recebam a atenção necessária.

6 – Obtenção de vantagem competitiva

O mercado está cada vez mais competitivo, o que significa que as indústrias precisam ter capacidade de diferenciação e destaque. Sem isso, é difícil se manter e conquistar crescimento.

A automação surge para resolver essa questão. Em primeiro lugar, porque a maioria dos negócios ainda não explora tal possibilidade. Em média, apenas 2% das indústrias brasileiras investem em recursos do tipo. Apostar nisso agora, portanto, é um jeito de sair à frente e conseguir melhores resultados.

Outro motivo é que a automação industrial permite que o negócio produza mais e gaste menos. A diferença, na forma de margem de lucro, oferece recursos extras para investir em novas otimizações. Desse jeito, há a chance de chegar a um desempenho progressivamente melhor.

Também não dá para desconsiderar a questão da qualidade. Com a consistência de atuação, os distribuidores, parceiros e consumidores ficam mais satisfeitos com os produtos. Isso favorece o posicionamento no mercado e leva à conquista de novas oportunidades.

A automação de processos industriais, como você pode perceber, é uma chance única para negócios de todos os segmentos. Com a aplicação da tecnologia, é possível obter melhor desempenho, aumento dos lucros e diferenciação em relação aos concorrentes.

Já que se trata de algo tão positivo, aproveite para entender como funciona a implantação de software de gestão de manutenção e descubra como esse recurso é aplicado na prática.

Deixar comentário.

2 × quatro =

Share This