7 Dicas para Otimizar os Custos de Manutenção

Custo de Manutenção

O setor de manutenção, por muitas vezes é visto como um setor de gastos, mas para quem conhece seu negócio e seus custos, sabe que a manutenção tem papel fundamental nas empresas. 

Se você vê a sua manutenção com gastos excessivos esse artigo é para você!

Entenda onde estão os seus custos

Primeiramente, antes de tudo, você precisa conhecer e entender onde estão os seus custos. Os custos de manutenção representam todas as despesas que são os resultados de seus esforços para manter os ativos físicos em ótimas condições de funcionamento. 

A falta de planejamento é uma das principais causas para o aumento dos gastos em uma empresa. Nessas situações, os profissionais não têm acesso às informações e não sabem lidar com os problemas que acontecem. O retrabalho acontece com frequência, elevando o uso de mão de obra

Portanto, o custo de manutenção é frequentemente considerado um importante KPI de manutenção (indicador-chave de desempenho). 

MANUTENÇÃO NÃO É GASTO, É INVESTIMENTO

A manutenção periódica tem como principal objetivo manter o bom funcionamento de um equipamento, impedindo falhas no seu desempenho. Mas, muitos gestores das empresas não veem a manutenção como investimento.

ESSE PODE SER O SEU ERRO!

Se você pensa que ao realizar uma manutenção em algum equipamento você está perdendo dinheiro, MUDE AGORA ESSE PENSAMENTO!

Ao realizar o trabalho de manutenção você está investindo em seu equipamento. 

Imagine que você tem uma caminhonete antiga e frequentemente você vai para locais onde existem dificuldades de acesso para visitar clientes, você sempre tem problemas nos pneus furados, nas molas, além dele ser um carro baixo dificultando a locomoção. Pensando nisso, você compra uma caminhonete 4×4, onde o desempenho da caminhonete nessas condições é perfeito, facilitando então, o seu acesso ao cliente e diminuindo drasticamente os problemas que você tinha com o antigo carro e aumentando a sua agilidade, podendo visitar mais clientes em um dia.

Portanto, você fez um investimento para reduzir os problemas e agilizar os seus processos.

Quando você está gastando dinheiro para aumentar o desempenho e a vida útil de seus ativos, bem como reduzir o número de atrasos na produção nos próximos meses e anos – ambos os quais aumentarão seus resultados financeiros a longo prazo, você está investindo no seu negócio.

Mas, como rastrear os custos de manutenção?

Existem diversas maneiras de rastrear os custos de manutenção.

A maneira mais fácil, automatizada e mais assertiva de medir os custos totais de manutenção é usar um sistema CMMS, onde ele armazena todos os seus dados garantindo o histórico e planejamento de manutenção de forma preditiva.

No Engeman®, por exemplo, você tem acesso a 4 tipos de custo por padrão:

  • custo de materiais
  • custo de mão de obra
  • custo de interferência: custo de máquina parada
  • custo de serviços: algum serviço adicional necessário para a manutenção do ativo (geralmente terceirizado), ex.: soldagem, retífica, etc

Ter um sistema de CMMS traz agilidade para sua manutenção e atualizações em tempo real, com dashboards que facilitam todo o processo sem precisar perder tempo imprimindo e organizando painéis. Assim, como o sistema Engeman®, o dashboard é totalmente flexível, contando com a funcionalidade de criar gráficos de forma personalizada. 

custos da manutencao - 7 Dicas para Otimizar os Custos de Manutenção

Veja as 7 dicas  de como otimizar os custos com a sua manutenção

1. Conheça o seu negócio

Isso parece óbvio, mas conhecer a própria empresa é o primeiro passo para o caminho do sucesso. É necessário saber aonde você quer chegar, da mesma forma, quais são os recursos disponíveis e qual é a preparação atual de seus funcionários. Não se esqueça de considerar as variáveis que podem prejudicá-lo.

2. Defina um plano de comunicações

Nessas horas, utilize uma linguagem que é entendida por todos em seus relatórios de manutenção. Crie um padrão para facilitar o entendimento e agilizar os processos. 

3. Avalie fornecedores

Não utilize apenas a questão financeira para tomar decisões. Fechar o contrato mais barato nem sempre é uma boa ideia, porque, acima de tudo, isso pode indicar péssima qualidade na prestação de serviço.

4. Gerencie riscos

O gerenciamento de riscos é uma tendência no mercado e você deve aplicá-lo. Ele o ajuda a identificar gargalos e questões que ameaçam a produção. Então, faça análises qualitativas e quantitativas sobre eles, enquanto traçamos procedimentos para controle.

5. Capacite a equipe

Profissionais capacitados, do mesmo modo, consequentemente também ajudam na valorização da instituição.

6. Defina critérios de qualidade

Os indicadores de desempenho ajudam no acompanhamento das tarefas. Eles mostram quando algo está errado ou certo no setor de manutenção

7. Use um software de gerenciamento

A forte competitividade do mercado atual exige muita eficiência no desempenho da manutenção.

    ASSISTA A UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA DO ENGEMAN®!





    Eu quero mudar, por onde começar?

    Provavelmente, você está utilizando um celular, tablet ou computador para ler este infográfico, não é mesmo? Os avanços tecnológicos mudaram a forma com que nos relacionamos com parentes, amigos e clientes. Eles nos ajudam em nossas rotinas pessoais e profissionais.

    Um software de gerenciamento de manutenção traz inovação, mobilidade e otimização de processos.

    Quando se trata de software de manutenção, existem várias funcionalidades e indicadores comuns entre as principais ferramentas do mercado. No entanto, o Engeman® se destaca pelo seu módulo móbile, SSW, consulta. Além de emissão de relatórios, gerenciamento de recursos e retorno do investimento.

    Eu sei que para sua empresa ter a aprovação para o investimento em um software não é uma tarefa fácil.

    A melhor parte é que você pode conhecer o Engeman® de forma personalizada e de acordo com o dia a dia da sua empresa com um de nossos especialistas.Para isso, basta solicitar uma demonstração GRATUITA aqui.

    $0fmypfy17n4 - 7 Dicas para Otimizar os Custos de Manutenção  $jyiiuziavzq - 7 Dicas para Otimizar os Custos de Manutenção    $nza322fswpg - 7 Dicas para Otimizar os Custos de Manutenção

    Share This