PCM e as fases do planejamento: tudo que você precisa saber!

165063 pcm e as fases do planejamento tudo que voce precisa saber 810x540 - PCM e as fases do planejamento: tudo que você precisa saber!

Quem acompanha o nosso blog sabe qual é a importância do setor de manutenção para o bom desempenho de uma empresa. Entretanto, muitos gestores não dão relevância para isso e não alcançam os resultados que desejam.

Além do mais, alguns profissionais também não se preparam de maneira correta. Muitos acreditam que a manutenção se resume à troca de peças, mas essa ideia está equivocada.

Um supervisor de manutenção precisa analisar o setor produtivo para identificar gargalos operacionais e melhorar o desempenho das máquinas. Atualmente, existem várias metodologias comprovadas e testadas pelo mercado, e uma delas é o planejamento e controle de manutenção (PCM).

Mas você sabe o que ele é ou como ele melhora o desempenho do negócio? Aqueles que desconhecem as respostas podem passar por muitos apuros em suas rotinas de trabalho.

Por causa disso, este post vai mostrar a importância do PCM para planejamento em seu negócio. Confira a seguir!

O que é o PCM?

Hoje em dia, a disputa por novos clientes está cada vez mais acirrada. Dessa forma, o setor de manutenção vem ganhando destaque em várias áreas de atuação. Isso acontece porque ele é fundamental para a realização das atividades de qualquer empresa.

Em todas as situações, é necessário entender como acontecem as relações entre sistemas, máquinas e operadores, e isso só ocorre quando você adota o PCM para planejamento.

Ele consiste em um conjunto de medidas que visam programar, preparar, verificar os números da manutenção e adotar ações corretivas para solucionar os problemas encontrados. Em outras palavras, o PCM é uma estratégia que prepara a gestão de manutenção para superar os obstáculos que estão por vir.

Qual é a importância do PCM para planejamento?

Percebe-se que a manutenção ajuda na melhoria da performance de uma empresa, não é mesmo? Porém, ela não pode ser acionada apenas na hora em que uma máquina para de funcionar, por exemplo.

Quando um problema acontece, você deve encontrar respostas em um curto intervalo de tempo, a fim de evitar consequências na produção. O PCM para planejamento facilita a sua tomada de decisões, pois ele o ajuda a compreender a combinação entre os recursos e mão de obras disponíveis.

Quais são as suas atribuições?

Cada gestão tem objetivos diferentes, exigindo que o PCM seja adaptado às características do exemplo em análise. Porém, algumas atribuições existem em todos os casos. Confira:

Criação do cronograma

O cronograma é uma ferramenta fundamental para orientar os trabalhos e garantir o fluxo das atividades. Dessa forma, crie um cronograma de acordo com as ações determinadas. Apenas fique atento para não sobrecarregar a equipe, além de determinar prazos que são alcançáveis por todos.

Programação de parada

Programar uma parada também é outra atividade muito importante em sua rotina de trabalho. Ela serve para manter o estado dos equipamentos e reparar danos e outros riscos. O PCM fornece as informações necessárias para que você determine o momento exato.

Ademais, crie um padrão de recursos materiais e profissionais para cada caso e descreva detalhadamente tudo o que deva ser executado. Isso pode parecer óbvio, mas essa atitude o coloca à frente dos problemas e faz aumentar a produtividade.

Acompanhamento

Acompanhar resultado é uma de suas principais funções. Tudo aquilo que foi planejamento no PCM deve ser analisado e comparado com os resultados obtidos. Nessas horas, não hesite em rever suas ações quando algo de errado for encontrado.

Uso de ferramentas de instrumentação

A manutenção requer o manuseio de várias ferramentas para ser bem-sucedida. Além do mais, só é possível ter sucesso quando todos os aparelhos estão aferidos e em perfeitas condições. Portanto, o PCM determina a periodicidade correta para que isso aconteça.

De uma forma geral, o planejamento e controle da manutenção visa eliminar a falta de informações sobre como, quando e onde as atividades são realizadas (especialmente as manutenções preventivas e preditivas), definir os processos mais seguros e prolongar a vida útil dos equipamentos.

Ele também adéqua a empresa as normas e padrões que melhoram a emissão de certificados nacionais e internacionais.

Como ele melhora o desempenho da equipe?

Agora, chegou o momento de você conhecer os benefícios que apenas o PCM para planejar proporciona.

Todos as empresas buscam minimizar as perdas, aumentar os lucros e otimizar o trabalho de todos. Contudo, esses objetivos não são alcançados tão facilmente. Em todos os cenários, você deve compreender muito bem quais são as relações nos processos de manutenção e adotar medidas precisas.

O PCM para planejamento fornece informações que antes não eram enxergadas pela gestão, garantindo mais tranquilidade em sua tomada de decisão. Dessa forma, é possível reduzir o desperdício de tempo, mão de obra ou materiais.

Imagine que a sua empresa apresente indicadores de desempenho de manutenção abaixo do esperado. Os trabalhadores não conseguem realizar as suas atividades dentro do tempo planejado por causa de um problema que você não é capaz de identificar em um primeiro momento.

Ao aplicar o PCM para planejar, você encontra as causas que originaram essa situação, uma vez que você realiza o planejamento de mão de obra e indica os profissionais corretos para cada atividade. Além disso, também há diminuição nos materiais utilizados, melhorando o desempenho de todos.

Lembre-se também de que as atividades de manutenção preventiva e preditiva garantem o funcionamento do processo produtivo.

Existem, de fato, várias questões que influenciam os resultados alcançados pelo setor de manutenção de uma empresa. Quem adota o PCM para planejamento consegue fugir de situações problemáticas e prova o valor de uma boa gestão de manutenção aos seus supervisores.

Nessas horas, não se esqueça de adotar técnicas que estão de acordo com as expectativas do negócio e utilize um software para gestão e controle de manutenção. Essa ferramenta também ajuda na redução de despesas, pois organiza as informações em um só lugar e o ajuda a localizar os gargalos que atrapalham o seu desempenho.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Quer aprender ainda mais sobre os pontos mais importantes para o sucesso de um supervisor de manutenção? Basta assinar a nossa newsletter e acompanhar os nossos posts!

Deixar comentário.

11 − 6 =

Share This