Integração entre Sistemas: veja como a P.A. Gold conseguiu mais agilidade nos seus processos com a integração do Engeman®

Conheça o case de sucesso da P.A. Gold!

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Toda empresa possui diferentes áreas e estas têm seus dados específicos. Na maioria das vezes, estes dados precisam estar interligados a outros setores para um funcionamento mais efetivo da empresa. Dados de RH, almoxarifado, administração, da manutenção, tudo isso precisa estar interligado para uma eficiência maior do negócio.

É fato que existem vários tipos de softwares que se adequam a cada setor, mas como fazer com que todas estas informações estejam reunidas em um só lugar? Aí que entra a integração entre sistemas! Uma forma muito prática e efetiva de ter todos os setores da empresa interligados.

Sendo assim, procurar por soluções que permitam esta integração é fundamental para uma melhor visão do seu negócio e uma gestão otimizada. O software Engeman® permite que diferentes setores da mesma empresa trabalhem interligados e automatizados.

Conversamos com o Wesley Cristiano Diniz, supervisor de tecnologia da informação, e Marcos Henrique,  engenheiro de manutenção da P.A. Gold, que nos contaram como era e como é hoje a gestão da manutenção deles utilizando o recurso de integração do Engeman®. 

Continue para saber todos os detalhes!

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Sobre a empresa P.A. Gold Mineração e Metalurgia

A P.A. Gold Mineração e Metalurgia tem sua operação localizada na zona rural da cidade de Peixoto de Azevedo-MT. É uma mineradora 100% brasileira, especializada em operação de mina subterrânea de veios estreitos.

A P.A. Gold busca ser a pioneira em mineração subterrânea de veios estreitos em uma das regiões minerárias mais promissoras do país. Atua de forma sustentável na extração de recursos minerais.  

Como vocês conheceram o Engeman®?

Agora que você já conhece a P.A. Gold, vamos entender como eles chegaram até o nosso software. Quem nos contou como foi esse processo foi o Wesley Diniz, veja o que ele disse:

Adquirimos algumas máquinas e precisávamos fazer o controle de horímetro e da condição de manutenção preventivas e corretivas. Não tínhamos um sistema que fizesse este controle pois o nosso sistema de ERP não tinha um  módulo específico de manutenção. Então fomos para o mercado, começamos a pesquisar com mineradoras do nosso mesmo setor quais sistemas de manutenção eram mais utilizados. Então tivemos duas indicações e uma delas inclusive faz bastante parceria conosco hoje, não só no ambiente de manutenção, mas em outras áreas, fazemos um benchmarking forte com eles.”

Demos um passo a mais também concernente à integração. A partir das conversas com esta empresa parceira, vimos as possibilidades de integrações e já fizemos o projeto baseando os melhores fluxos para atender ambas as áreas, de manutenção e suprimentos.

Já entramos com a ideia no plano de fazer as integrações para agilizar a interface diária pois queríamos colocar um sistema que funcionasse independente de outras funções humanas para que aquele fluxo conseguisse seguir.  A ideia foi sempre integrar as ferramentas o máximo possível. Isso para automatizar, ganhar tempo e conseguir uma  melhoria de fluxo nas informações.”   

Com os objetivos bem claros eles encontraram no Engeman® as ferramentas que precisavam para integrar as informações e trabalhar de forma mais otimizada. 

Relacionamento com a Engeman durante a implantação

Depois da demonstração feita e da decisão tomada, chegou o momento da implantação do sistema na P.A. Gold. Para entender como foi a experiência deles neste momento decisivo, perguntamos como foi o relacionamento deles com a Engeman durante o processo de Implantação. O Wesley nos disse o seguinte:

Tivemos um ótimo relacionamento com o pessoal analítico do Engeman® e os especialistas que nos apoiaram para fazer a integração.  Entenderam o nosso negócio e como a gente queria atuar conforme o plano estratégico de manutenção aqui dentro da empresa. Em todo momento o time da Engeman contribuiu de forma proativa, eles nos deram também a liberdade de pensar um pouco fora da caixa sobre as integrações e demandas que seriam importantes para nosso modelo de negócio”.  

“Também  trouxeram outras informações, como os processos eram feitos em outras empresas para a gente começar desde o início a amadurecer as ideias. A metodologia para que pudéssemos atingir um nível satisfatório dentro da ferramenta sempre está presente e todo processo foi documentado e validado em ambas as partes para que tivéssemos clareza em todo processo de ajustes e suporte. Assim fizemos uma implantação e integração bem assertiva, para não ter retrabalho. A equipe da Engeman sempre nos atendeu da melhor forma.”

Problemas antes de utilizar o Software Engeman®

Antes da implantação do Engeman, o Wesley nos disse que a P.A. Gold enfrentava problemas em “controlar as ordens de serviço, custos de materiais e mão de obra por tipo de manutenção, transparência nas informações do processo de PCM, falta de relatórios confiáveis e morosidade no processo de análise de falha”

Ainda sobre os problemas enfrentados, o Marcos Henrique também comentou um pouco sobre o que se passava por lá. Veja só:  

Uma dificuldade nossa era associar os pedidos, por exemplo, uma máquina quebrava e pedíamos uma peça. Quando não era feito via Engeman®, a gente não tinha controle, tínhamos que ficar indo todo dia no almoxarifado, todo dia perguntando ao almoxarife ou o comprador que dia a peça iria chegar”.

Este problema, da falta de integração entre os setores da empresa, que era enfrentado pela P.A. Gold, é recorrente em muitos negócios atualmente. O tempo gasto em reunir informações e com retrabalho, leva a empresa a ter grandes prejuízos nos seus processos. 

Resultados alcançados com o Engeman®

Perguntamos ao Wesley quais resultados eles alcançaram com o Engeman®. Ele nos disse que alcançaram “transparência nos processos, agilidade nas informações e controle gerencial”. 

Continuando com os resultados, como comentado anteriormente pelo Marcos sobre o problema da integração de informações do almoxarifado, ele também nos disse como o Engeman® os ajudou. Sobre os resultados o Marcos complementou:

Com a integração da O.S. com o nosso ERP o Engeman® já faz a associação e rastreabilidade dos dados. A partir do momento que abrimos a ordem de serviço e imputamos a necessidade de um material, o software já faz toda a triagem mostrando o status do movimento dentro do Engeman®. Então, a partir do momento que a O.S. sai do status de pendente para concluído, eu consigo com meu plano de manutenção fazer um planejamento de intervenção da atividade, ou seja, a gente gasta menos tempo com retrabalho, com informações que ficam centralizadas em pessoas e ganha tempo em confiabilidade e informações acessíveis para todos, para ter mais agilidade no nosso processo.” 

Marcos continuou dizendo:

Tivemos redução de lead time dos processos de compra, em dados que levavam em média 20 a 30 dias para finalizar um processo. Hoje com a integração via Engeman® nós reduzimos para 10 dias. Isso porque o software já faz a comunicação no sistema e é um dado que eu posso tirar e provar que eu tenho aquele lead time. Hoje conseguimos mensurar custo por equipamento, o que não acontecia antes pois não tínhamos esta integração do Engeman®. Como nós imputamos o material dentro da ordem de serviço, hoje já conseguimos mensurar. Como melhoria de curto prazo a gente já consegue mensurar, levantar custo por equipamento, coisa que antes não estava acontecendo.

De fato, manter os dados integrados leva mais confiabilidade e agilidade aos seus processos de manutenção, como podemos comprovar através da experiência da P.A. Gold.

Pontos que o Engeman® mais ajudou na melhoria do processo de manutenção da P.A. Gold

Sobre as melhorias no processo de manutenção, o Wesley nos disse que o Engeman® ajudou na “geração automática dos processos de emissão de manutenção preventiva e de inspeções, relatórios acessíveis e rapidez nos processos de requisição de material. O que mais gostamos no Engeman® é a facilidade no layout, relatórios simples, e fluxograma claro e objetivo“. 

Sobre essa pergunta, o Marcos complementou dizendo: 

Eu vejo o Engeman® como aliado e parceiro para as nossas atividades. Quando analisamos o layout dele, vemos todas as ferramentas necessárias para fazer uma gestão de manutenção. Nós conseguimos ter os relatórios de dados, tanto financeiro como de materiais que foram utilizados num período e a qual aplicação foi destinado.”

“Hoje nós temos rastreabilidade em todo o processo do solicitante da peça e para qual área, equipamento ou frota a peça foi destinada. Com todos os dados dentro do Engeman® ele já traz uma automação da operação de manutenção. A partir do momento que a gente cadastra as aplicações, os planos de manutenção,  os pontos de controle, temos esse fluxo automatizado que, quando atinge os alertas, ele já gera as requisições de ordens de serviço.” 

“Com isso nós temos um cronograma que o próprio Engeman® coloca para nós que pode ser semanal, mensal e anual. Com essa programação nós conseguimos imputar o planejamento de mão de obra, conseguimos cercar toda a parte de planejamento para ter dados suficientes para saber se a nossa mão de obra é suficiente ou não para determinado tipo de atividade e no final ainda compilar com os custos de hora e material de manutenção.” 

Sobre a Usabilidade do Engeman®

Em nossa conversa, o Marcos destacou ainda alguns pontos sobre como é a usabilidade do Engeman®. Veja qual é a percepção dele:

“O próprio Engeman® faz o usuário ter a intuição de como funciona o processo  de gestão, dá aquele passo a passo de como se cadastrar uma empresa, um funcionário uma aplicação, as férias, a folga, a escala de trabalho, qual o tempo de turno , com quantas pessoas eu trabalho no turno, quais locais que tenho mão de obra, locais dos equipamentos fixos, os locais que tenho equipamento móvel, quais são os planos de manutenção , ponto de controle, intervenções realizadas. “

“Ele traz muita coisa didática, você pode incluir imagens e alertas. Tem a versão Mobile, de relatórios por usuário sem conceder licença, que eu acho muito importante para uma gestão integrada entre as áreas. Isso tudo faz com que a gente tenha agilidade no processo e confiabilidade nas informações.” 

Sobre o ambiente Cloud oferecido pela Engeman, o Wesley disse: 

Atualmente utilizamos o Cloud, conseguimos o acesso direto para os analistas sem necessidade de VPN, com isto conseguimos também reduzir a carga de trabalho da nossa rede local. Ambiente seguro e com alta disponibilidade.”

 

Integração entre Sistemas

Sobre as integrações que eles utilizam lá na P.A. Gold, o Wesley nos disse os benefícios que eles conseguiram. 

As integrações nos trouxeram uma evolução nos quesitos de O.S./Requisição.  As O.S. são abertas automaticamente no Engeman® e se iniciam dentro do nosso OneERP as demandas como compra direta, requisição e estoque e até mesmo requisição de serviço externo. As baixas de combustível baseado na mesma integração também foram automatizadas para a baixa de estoque pós conferência das O.S. abertas.”

A integração entre sistemas é essencial para que todas as informações estejam reunidas e o gestor possa ter uma visão estratégica da empresa como um todo. Desta forma, o seu negócio só tem a ganhar com agilidade e confiabilidade de dados e decisões.  

Próximos objetivos na gestão de manutenção da P.A. Gold

Sobre os próximos passos da P.A. Gold com o uso do Engeman®, o Wesley nos disse: 

Vamos colocar mais licenças na parte de planta e beneficiamento para controles de geradores, motores e moinhos. Grande parte dos equipamentos já estão cadastrados dentro do Engeman®, só estamos adequando a mão de obra operacional, para controle do próprio sistema. No segundo semestre ou início de 2024 vamos ter uma crescente evolução tanto da base de conhecimento como operacional.” 

Com isso a P.A. Gold pretende “ter ainda mais confiabilidade nas informações, atualizar os planos de manutenção e inspeção, inserir os controles de ponto de manutenção em componentes críticos, automatizar as gerações de O.S. e uma gestão à vista”, finalizou Wesley. 

Experimente você também o Engeman®!

Assim como a P.A. Gold, você também pode ter o Engeman® na sua empresa e facilitar as suas operações. Com a possibilidade de se integrar aos mais diversos sistemas, o Engeman® armazena e administra todas as informações e permite que a sua gestão seja robusta de informações. 

Com todos os históricos das intervenções e movimentações de ativos, o Engeman® permite que a sua gestão seja rápida e confiável. 

Com a gestão à vista, relatórios gerenciais e um sistema personalizável à sua realidade, nosso software já levou mais agilidade a mais de 2000 clientes, no Brasil e exterior, nos seus mais de 25 anos de experiência no mercado.

Quer ter resultados como este e ser a nossa próxima história de sucesso? Converse agora com nossos especialistas para ter o Engeman® na sua manutenção!

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