Para um negócio ser bem-sucedido, é essencial que o gerenciamento seja feito de uma forma precisa e profissional. Somente dessa forma será possível reconhecer problemas, identificar as maiores necessidades e tomar boas decisões.
Nesse cenário, surge a gestão à vista. Esse modelo tem sido aplicado com sucesso em empresas de diversos tamanhos e setores. A proposta, inclusive, pode sair da gestão financeira ou gestão de pessoas e chegar ao cuidado com a manutenção.
Para entender como usar esse recurso e quais são as suas características, acompanhe este artigo sobre gestão à vista e entenda como implementar essa alternativa.
O que é a gestão à vista?
Durante muito tempo, o gerenciamento foi centralizador e restrito a certas etapas da hierarquia. Somente algumas pessoas tinham acessos a dados como metas, desempenhos e problemas observados. Diante de um cenário cada vez mais dinâmico e que exige a atuação dos colaboradores, a gestão à vista surgiu como uma solução de transparência. Basicamente, trata-se de um tipo de gerenciamento que visa a dar acesso a todos os envolvidos sobre os indicadores, as performances e as análises, em geral.
Este modelo é completo e integrativo, que pretende unir os colaboradores e gestores rumo a objetivos em comum. De forma resumida, a gestão à vista divulga, de forma clara, ampla e rápida, todas as informações e indicadores relevantes para as pessoas de interesse. Os dados são apresentados em um local de fácil acesso, o que garante a democratização da informação.
Em quais setores a gestão à vista pode ser aplicada?
Uma das vantagens da gestão à vista é, justamente, a possibilidade de ser aplicada em vários setores da empresa. Por ter características que não são específicas de uma ou de outra atividade, consegue se moldar às necessidades. Ela se adapta para fábricas de diversos tipos e até para o varejo ou prestação de serviços.
A metodologia pode ser aplicada, por exemplo, na linha de produção, de modo que todos compreendam quais foram as etapas concluídas e o que ainda deve ser feito. Também é usada no estoque do varejo ou mesmo no gerenciamento de projetos. O desenvolvimento de uma tecnologia, por exemplo, pode ser acompanhado por esse método. O importante é que a implementação seja bem planejada, de forma a garantir que as etapas realmente possam ser acompanhadas por todos os colaboradores.
Benefícios da gestão à vista
Além da versatilidade, a gestão à vista traz resultados que não são obtidos com meios tradicionais de gerenciamento. Ela garante um nível elevado de comunicação e favorece diversas etapas referentes ao empreendimento. Para se convencer sobre essa opção, veja algumas das principais vantagens de recorrer a essa alternativa.
- Aumento da transparência : como todos têm acesso às informações relevantes e de maneira ágil, há um nível ampliado de transparência. Isso gera um melhor fluxo de dados, o que otimiza e facilita a comunicação.
- Priorização de pontos específicos: Como todos enxergam as necessidades e as possibilidades, é mais fácil dar prioridade ao que merece atenção extra. Trata-se de algo essencial, já que os recursos de uma empresa são finitos. Se eles não forem usados para o que mais importa, então o empreendimento deixa alcançar o desempenho esperado. Com a priorização clara para os envolvidos, é possível chegar ao patamar desejado.
- Fortalecimento da cultura de participação: A cultura de ownership consiste em fazer com que os colaboradores sintam que são “donos” de seus resultados, de seus processos e de sua atuação. Com a gestão à vista ocorre um reforço da cultura de participação.
- Facilitação de análises e intervenções: Com o uso constante de indicadores e dados relevantes, há uma tendência que as análises fiquem mais fáceis. É possível cruzar informações de vários pontos e reconhecer como elas se relacionam a um objetivo específico.
Como fazer um gestão à vista?
Para aproveitar todos os benefícios, é indispensável saber como colocar esse modelo de atuação em prática. O processo exige planejamento e identificação das exigências de cada negócio. Não existe um modelo pronto para desempenhar a gestão à vista, por isso, a personalização é uma das partes fundamentais do sucesso.
Para não ter dúvidas, veja algumas formas de implementar esse procedimento na empresa e entenda quais passos não devem ficar de fora.
- Conheça os modelos disponíveis: O simples fato de apresentar as metas claramente já pode ser considerado um passo rumo à gestão à vista. Porém, é preciso buscar estruturação para que o processo se consolide. Nesse sentido, o ideal é pensar nos modelos que já são usados e que se relacionam a essa abordagem.
No método Kanban, por exemplo, é possível apresentar dados de um jeito simples, incluir colunas, bem como usá-lo para identificar quais metas foram alcançadas.
O dashboard de indicadores é outra possibilidade. Ele traz representações gráficas dos resultados alcançados e/ou dos que são esperados. De visualização rápida, garantem uma informação completa.
Além desses, há outros métodos que podem ser aplicados, então é preciso reconhecer o que funciona em cada caso.
- Tenha objetivos e indicadores claros : Em seguida, é o momento de definir fatores específicos que determinam o uso dessas ferramentas. Isso significa, por exemplo, estabelecer objetivos e indicadores que sejam possíveis de acompanhar. A partir das análises dos indicadores, pode-se identificar gargalos, reconhecer problemas e gerar soluções.
- Planeje métodos de visualização: É essencial que todas as informações sejam apresentadas de maneira visual. Como a intenção é democratizar com agilidade, não é produtivo pensar em extensos e complexos relatórios. Em vez disso, gráficos e representações de elementos são muito mais indicados.
- Receba e utilize feedback: O planejamento e a organização são essenciais para começar a aplicar a gestão à vista. No entanto, a sua continuidade está atrelada à capacidade de adaptação e de correção de certas rotas. O ideal é preparar as lideranças e conseguir captar feedbacks. Veja se as informações são transmitidas de forma ampla e ágil e se todos têm entendimento sobre os aspectos do negócio.
Quais informações devem ser mostradas?
Primeiramente, é importante apresentar os indicadores de desempenho e qualidade. Poder acompanhar o tempo médio de parada para manutenção ou o custo geral de certos consertos ajuda a identificar a produtividade e a eficiência. Também é viável entender quantos equipamentos passaram por manutenção, quais eram as metas e assim por diante.
Além disso, há outros níveis de conhecimento para considerar. O acompanhamento das análises de falhas permite reconhecer tanto o andamento dos processos, quanto a natureza dos problemas. No quadro de inspeções, é possível identificar o que já foi feito e até quais foram os resultados.
O modelo de gestão à vista com foco em manutenção
Como visto, a proposta pode ser usada em diversos segmentos da economia e em vários setores de um negócio. Diante da necessidade de executar uma boa gestão de manutenção, essa pode ser a alternativa ideal. A possibilidade permite ter um acompanhamento por parte das manutenções realizadas ou por fazer, além de orientar o time de forma completa.
Além de poder apresentar informações referentes a métricas, o modelo de gestão à vista para a manutenção permite que outros elementos sejam tratados. É o caso de demonstrar o conhecimento consolidado sobre as falhas ou as últimas manutenções realizadas. O comum é que os dados sejam apresentados em quadros, com caráter visual ou não. Tudo é trazido de forma simples, para que possa ser entendido de maneira rápida e precisa. Todo esse conhecimento deve ser consultado periodicamente por toda a equipe de manutenção, que usa esses dados para planejar melhor as ações.
Uso de software na gestão à vista
Com um planejamento bem executado e de forma correta, a gestão à vista de manutenção ajuda a tornar esse setor bem mais efetivo e eficiente. O uso de softwares especialistas auxilia na gestão dos dados para que eles possam ser expostos de forma confiável.
O Engeman® é um software especialista em gestão da manutenção que permite aos gestores:
- controlar, com a ajuda de gráficos, as manutenções preventivas e corretivas;
- ter uma boa visão dos serviços que já foram realizados e dos que ainda estão em aberto através de gráficos de ordens de serviço;
- controlar os custos da manutenção;
- controlar o estoque de materiais;
- interfaces visuais que exibem métricas, indicadores e outras informações mensuráveis através dos dashboards;
- ter um histórico completo do funcionamento e das manutenções realizadas em cada equipamento.
Conclusão
A gestão à vista traz transparência, comunicação e engajamento. Ao garantir que todos sejam responsáveis pelos resultados, há uma otimização contínua da atuação — desde que haja bastante estruturação.
Com a motivação, a produtividade e a melhoria no entendimento das exigências, as manutenções recebem o direcionamento adequado. Além de tudo, é possível conquistar a otimização dos processos. O controle de manutenção fica mais fácil, há maior durabilidade dos equipamentos e menos paradas. Isso contribui para gerar produtividade e melhora o alcance de resultados estratégicos por todo o negócio.
Do ponto de vista do planejamento e controle da manutenção, é um método que garante eficiência e uso otimizado de recursos. Assim, sua implementação é essencial para o bom desempenho do empreendimento. Conheça o Engeman® e saiba como ele pode ajudar a sua empresa na gestão à vista da sua manutenção! Fale com um especialista!