A importância da Manutenção

A manutenção deve ser realizada porque todos os equipamentos, sem distinção, apresentam desgastes que acabam por comprometer a sua operatividade.

O que manutenção quer dizer?

Trata-se de um conjunto de atividades e recursos aplicados aos equipamentos, visando o melhor rendimento; maior produção; estabelecer parâmetros de disponibilidade, possibilitando um desempenho seguro do trabalho e com permanente redução de custos.

São ações necessárias para que um item seja conservado, adequado, restaurado, substituído e prevenido de modo a se manter ativo, de acordo com uma condição específica.

A manutenção deve ser realizada porque todos os equipamentos, sem distinção, apresentam desgastes que acabam por comprometer a sua operatividade.

O contrário de se manutenir os equipamentos com frequência, pode resultar em consequências críticas e muitas vezes até irreparáveis. Observe:

  1. Eleva as ocorrências de manutenções corretivas;
  2. Aumenta o custo com estoque de peças de reposição e com a própria manutenção;
  3. Ocasiona trocas desnecessárias de componentes ou a quebra deles;
  4. Inspeções desnecessárias em equipamentos em bom estado;
  5. Maior tempo de parada do equipamento para manutenção;
  6. Aumento da demanda de trabalho em função das manutenções corretivas;
  7. Coloca a integridade dos usuários em risco.

Com base nas questões que apresentei, não fica difícil entender o porquê de todas as discussões sobre manutenção encontrarem na Preventiva o seu oásis.

A manutenção planejada é baseada em um histórico de quebras, observando os relatórios das revisões periódicas realizadas.

Produção aumentada

A ideia central é reduzir e/ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado.

Utilizam-se processos estatísticos que determinam a vida média útil dos componentes e obedece a um padrão previamente esquematizado.

Nos materiais sobre o assunto, lê-se uma frase, sem assinatura que diz que “A manutenção não deve ser apenas aquela que conserta, mas, sim, aquela que elimina a necessidade de consertar”. É claro que o conserto sempre será parte da rotina da equipe de manutenção, mas o planejamento tem que ser seu fiel companheiro, sob pena de se perder muito dinheiro.

Valorize os dados emitidos pelo seu dia a dia, analise-os de forma crítica, melhore a sua capacidade de decisão e veja a produção aumentada e os custos reduzidos.

$0fmypfy17n4 - A importância da Manutenção  $jyiiuziavzq - A importância da Manutenção    $nza322fswpg - A importância da Manutenção

Share This