O que manutenção quer dizer?
Trata-se de um conjunto de atividades e recursos aplicados aos equipamentos, visando o melhor rendimento; maior produção; estabelecer parâmetros de disponibilidade, possibilitando um desempenho seguro do trabalho e com permanente redução de custos.
São ações necessárias para que um item seja conservado, adequado, restaurado, substituído e prevenido de modo a se manter ativo, de acordo com uma condição específica.
A manutenção deve ser realizada porque todos os equipamentos, sem distinção, apresentam desgastes que acabam por comprometer a sua operatividade.
O contrário de se manutenir os equipamentos com frequência, pode resultar em consequências críticas e muitas vezes até irreparáveis. Observe:
- Eleva as ocorrências de manutenções corretivas;
- Aumenta o custo com estoque de peças de reposição e com a própria manutenção;
- Ocasiona trocas desnecessárias de componentes ou a quebra deles;
- Inspeções desnecessárias em equipamentos em bom estado;
- Maior tempo de parada do equipamento para manutenção;
- Aumento da demanda de trabalho em função das manutenções corretivas;
- Coloca a integridade dos usuários em risco.
Com base nas questões que apresentei, não fica difícil entender o porquê de todas as discussões sobre manutenção encontrarem na Preventiva o seu oásis.
A manutenção planejada é baseada em um histórico de quebras, observando os relatórios das revisões periódicas realizadas.
Produção aumentada
A ideia central é reduzir e/ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado.
Utilizam-se processos estatísticos que determinam a vida média útil dos componentes e obedece a um padrão previamente esquematizado.
Nos materiais sobre o assunto, lê-se uma frase, sem assinatura que diz que “A manutenção não deve ser apenas aquela que conserta, mas, sim, aquela que elimina a necessidade de consertar”. É claro que o conserto sempre será parte da rotina da equipe de manutenção, mas o planejamento tem que ser seu fiel companheiro, sob pena de se perder muito dinheiro.
Valorize os dados emitidos pelo seu dia a dia, analise-os de forma crítica, melhore a sua capacidade de decisão e veja a produção aumentada e os custos reduzidos.