A importância da Manutenção

A manutenção está diretamente ligada ao sucesso da empresa e deve ser tratada com muita importância nas empresas. Muitas organizações já perceberam que a manutenção não é custos e sim investimento. Entenda sua importância

A manutenção pode impactar diretamente na qualidade, produção e saúde financeira da sua empresa. Entenda a importância da manutenção aqui.

A manutenção está diretamente ligada ao sucesso da empresa. Imagine ter uma parada na linha de produção? Isso impacta todos os setores da empresa, bem como a saúde financeira da organização.

Com a manutenção, as empresas podem garantir a disponibilidade dos seus equipamentos. Através de uma boa gestão da manutenção ainda é possível conseguir um aumento efetivo na vida útil dos equipamentos, o que afetará diretamente na lucratividade da sua empresa.

Esses são só alguns exemplos da importância da manutenção para as empresas. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto.

Qual é a importância da manutenção?

Trata-se de um conjunto de atividades e recursos aplicados aos equipamentos, visando o melhor rendimento; maior produção; estabelecer parâmetros de disponibilidade, possibilitando um desempenho seguro do trabalho e com permanente redução de custos.

São ações necessárias para que um item seja conservado, adequado, restaurado, substituído e prevenido de modo a se manter ativo, de acordo com uma condição específica. A manutenção ainda ajuda a empresa a garantir a qualidade dos seus produtos através do correto funcionamento dos seus equipamentos. 

Tipos de manutenção

Hoje em dia, com a evolução da tecnologia, há diversos tipos de manutenção. Já não é mais possível se fazer como antigamente em que a manutenção era aplicada apenas quando o equipamento sofresse algum dano. Imagine os problemas que as empresas enfrentavam para cumprir prazos de entrega e garantir a qualidade dos seus produtos?  Cenário surreal para a nossa atual realidade! 

É importante saber também que, apesar dos diversos tipos de manutenção existentes, cada empresa irá se adaptar de acordo com a sua realidade. Alguns requerem mais investimentos, mas que a longo prazo trarão lucros significativos para os investidores. Sendo assim, é muito importante contar com profissionais capacitados, que conhecem a fundo as rotinas de manutenção e assim possam gerenciar com sucesso o setor de manutenção da sua empresa. 

Dentre os tipos de manutenção que existem, neste artigo abordaremos alguns mais usados e mais relevantes que podem ajudar você a compreender melhor como a manutenção é essencial para o sucesso dos seus negócios. Destacamos:

  1. Manutenção Corretiva: também conhecida em algumas literaturas como manutenção reativa, é a mais antiga que existe. É aquela que, como o próprio nome sugere, entra em um momento crucial da sua produção, para corrigir um problema que já se manifestou. A manutenção corretiva é a mais utilizada nas empresas na atualidade pois é a manutenção que vai resolver um problema que já se instalou: a parada do equipamento. 
  2. Manutenção Preventiva: É feita em períodos predeterminados ou de acordo com a necessidade e critérios de forma planejada e sistemática. Todas essas ações têm o intuito de reduzir falhas, degradação dos equipamentos e segurança dos colaboradores.
  3. Manutenção Preditiva: na manutenção preditiva é utilizada a estratégia de monitoramento constante através de, por exemplo, análises de vibração, ultrassom, inspeções, tensão, corrente elétrica entre outros fatores.  Com esta técnica é possível se antecipar aos defeitos e detectar qualquer funcionamento anormal antes que uma parada não programada aconteça. Está um passo à frente da preventiva. Tecnologias da indústria 4.0 podem ser aplicadas à manutenção preditiva.
  4. Manutenção Produtiva Total: é uma metodologia usada na indústria com o objetivo de otimizar os processos objetivando a falha e defeito zero. É de origem japonesa e a sua aplicação envolve vários setores da empresa. Sua aplicação, além dos benefícios em produtividade e confiabilidade, desenvolve os operários a serem mais autônomos e terem mais conhecimentos da máquina. É a cultura do “da minha máquina cuido eu” sendo aplicada de fato na indústria. Possui oito pilares e abrange diversos setores dentro da indústria. Saiba mais acompanhando a nossa série de artigos Pilares da TPM!
  5. Engenharia de manutenção: É a área da engenharia direcionada a projetar melhorias no maquinário e com isso obter uma potencialização da confiabilidade, disponibilidade e da manutenibilidade dos equipamentos. 

Há ainda a manutenção Detectiva e Prescritiva que são mais atuais e ainda pouco utilizadas em comparação aos citados acima. Para saber mais sobre cada tipo de manutenção, leia o artigo Tipos de Manutenção e saiba em detalhes a importância e o uso de cada uma delas.

Qual a importância das rotinas de manutenção?

A manutenção deve ser realizada porque todos os equipamentos, sem distinção, apresentam desgastes que acabam por comprometer a sua operatividade.

O contrário de se manutenir os equipamentos com frequência, pode resultar em consequências críticas e muitas vezes até irreparáveis. Observe:

  1. Eleva as ocorrências de manutenções corretivas;
  2. Aumenta o custo com estoque de peças de reposição e com a própria manutenção;
  3. Ocasiona trocas desnecessárias de componentes ou a quebra deles;
  4. Inspeções desnecessárias em equipamentos em bom estado;
  5. Maior tempo de parada do equipamento para manutenção;
  6. Aumento da demanda de trabalho em função das manutenções corretivas;
  7. Coloca a integridade dos usuários em risco.

Com base nas questões que apresentei, não fica difícil entender o porquê de todas as discussões sobre manutenção encontrarem na Preventiva o seu oásis.

A manutenção planejada é baseada em um histórico de quebras, observando os relatórios das revisões periódicas realizadas.

A  importância de uma boa gestão

Agora que você já sabe os tipos de manutenção e a importância bem como a aplicação de cada uma na indústria, é necessário deixar claro que nenhum conhecimento é suficiente se ele não for bem executado! Sim isso mesmo, a execução correta de cada processo só acontecerá se as pessoas envolvidas souberem como aplicá-las. Sendo assim, é primordial ressaltar a importância de uma boa gestão dos processos de manutenção.

Realizada de maneira contínua, a gestão da manutenção vai ser responsável por supervisionar e controlar todos os equipamentos que estão diretamente envolvidos na produção da empresa. Uma gestão feita de forma eficiente vai colaborar com a otimização dos equipamentos, evitando assim paradas inesperadas. 

É essencial contar com softwares de gestão de manutenção especialistas, que são projetados por quem entende da manutenção. Este passo é importante e tem grande impacto na redução de custos da empresa. Com o software especialista o gestor terá em mãos relatórios gerenciais precisos que facilitarão a tomada de decisão. É possível ainda realizar os planos de manutenção de acordo com as qualificações dos seus colaboradores. O gestor não precisa ficar procurando entre planilhas ou históricos das manutenções dos seus equipamentos para direcionar as suas decisões. 

Uma gestão eficiente é peça fundamental para que todos os processos da manutenção possam acontecer da forma correta. Neste sentido, a empresa poderá obter os lucros que almeja pois tem a garantia que a sua produção não sofrerá uma parada inesperada ou que algum equipamento será inutilizado antes do término da sua vida útil estimada.

Qual a importância da manutenção para a indústria?

A ideia central é reduzir e/ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado.

Utilizam-se processos estatísticos que determinam a vida média útil dos componentes e obedece a um padrão previamente esquematizado.

Nos materiais sobre o assunto, lê-se uma frase, sem assinatura, que diz que “A manutenção não deve ser apenas aquela que conserta, mas, sim, aquela que elimina a necessidade de consertar”. É claro que o conserto sempre será parte da rotina da equipe de manutenção, mas o planejamento tem que ser seu fiel companheiro, sob pena de se perder muito dinheiro.

Valorize os dados emitidos pelo seu dia a dia, analise-os de forma crítica, melhore a sua capacidade de decisão e veja a produção aumentada e os custos reduzidos. Saiba como um software de gestão da manutenção pode ajudar a sua empresa a otimizar e potencializar todos os seus processos. Converse com nossos especialistas aqui.

    ASSISTA A UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA DO ENGEMAN®!





    Siga-nos
    Share This