Software de gestão da manutenção: o que é o Engeman e como funciona?

Software de gestão da manutenção: o que é o Engeman e como funciona?
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O Engeman® é um software de manutenção destinado a gestores e operadores de manutenção que desejam uma solução completa para gerir, com eficiência, processos como controle de documentação, planejamento de serviços, análises de causas e efeitos das ocorrências, controle de viagens, entre outras funcionalidades.

Tudo isso com flexibilidade e com o apoio de profissionais especializados para auxiliar você e a sua empresa em todas as fases de utilização, da implantação ao suporte técnico.

Quer saber mais sobre o mais eficiente software de gestão da manutenção do mercado? Então siga a leitura!

O que é o Engeman® e suas características

Trata-se de um software de gestão de manutenção com maior visibilidade do Brasil. Um dos seus diferenciais é a flexibilidade para adequar o sistema às necessidades da empresa, já que ele se adapta a diferentes organizações, das mais variadas segmentações de mercado e tamanhos.

Portanto, com essa ferramenta, é possível fazer a organização e o controle do setor de manutenção, a exemplo do:

  • planejamento de atividades que serão realizadas pelo setor de manutenção e acompanhamento dos serviços executados;
  • controle automático da programação e execução das atividades;
  • análise de perdas de produção, cálculo de custos e análise da ocorrência;
  • melhor gestão de insumos e mão de obra;
  • emissão automática de ordens de serviços (O.S.’s);
  • criação de cronogramas e gráficos.

Quem pode utilizar esse software

O Engeman® é destinado a todas as empresas que têm um setor de manutenção, independentemente do segmento de atuação ou porte. Portanto, a ferramenta oferece solução completa para a gestão do setor, com ferramentas flexíveis e customizáveis, de acordo com a necessidade do cliente.

Muito utilizado por gestores como ferramenta de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM), o Engeman® tem uma interface amigável, que pode ser manuseada tanto pelo gestor da área, principalmente para a tomada de decisão estratégica, baseada em dados — já que o sistema fornece históricos, gráficos e faz comparação de desempenho de forma automática —, quanto por outros operadores, como assistentes e auxiliares de manutenção.

Assim, a ferramenta atende a diversos ramos de atividade, a exemplo:

  • indústrias em geral;
  • shoppings;
  • empresas de frota;
  • prestadores de serviço;
  • equipamentos pesados;
  • construção civil;
  • hospitais, entre outros.

Funcionamento do gerenciamento da manutenção

Ao contratar o Engeman®, a empresa tem soluções completas para um controle da manutenção efetivo, a destacar:

  • criação e automatização de Planos de Manutenção;
  • geração de cronogramas, Gráfico de Gantt, calendários dos planejamentos da manutenção;
  • parametrização de programações;
  • controle de ordens de serviço;
  • o controle de suprimentos e estoques de materiais, ferramentaria, EPI’s, outros;
  • controle de viagens, abastecimentos e insumos;
  • controle de fornecedores, clientes e contratos;
  • gestão das calibrações, aferições e validações;
  • análise de falhas, causas e efeitos de ocorrências;
  • cálculo de perdas no processo (interferência na produtividade dos Ativos);
  • controle dos serviços programados/orçados e prestados;
  • nivelamento de recursos como orçamento da manutenção (Budget), materiais e recursos humanos;
  • análise de falhas por meio de relatórios, gráficos e cubos dinâmicos (Drill-Down);

Planos de manutenção

Além disso, a ferramenta do Engeman® pode ser adquirida conforme as necessidades das empresas por módulos. Ou seja, você pode contratar uma versão mais básica, uma intermediária ou avançada, de acordo com o momento da sua organização.

Os módulos do Engeman® são:

  • Módulo Básico — Versões Lite e Plena;
  • Mobile — Controle de ordem de via coletor de dados;
  • SSW — Solicitação de Serviços via Web;
  • Consulta — Consulta de Relatórios e Dashboards para usuários limitados.

Saiba mais sobre os módulos da Engeman®.

Programação da manutenção

Portanto, com as ferramentas do software de gestão da Engeman®, você tem à sua disposição uma série de recursos para programar as atividades do setor de forma estratégica, otimizando tanto aqueles financeiros (estoque, uso de equipamentos, entre outros) quanto humanos (mão de obra).

Assim, tudo isso é possível com a utilização de recursos customizáveis e de acordo com a necessidade da sua empresa. Veja a seguir os principais recursos utilizados!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    1. Módulo Básico

    Este módulo é o principal da solução, onde ocorre todo o processo de parametrização, cadastros, operações e análises gerenciais. Portanto, ele pode ser utilizado nas versões Windows (Cliente/Servidor) e Web (responsivo); e tem a opção de ser licenciado em duas modalidades, Lite e Plena, sendo a segunda modalidade contemplando a mais:

    Ferramentas de personalizações

    O próprio cliente e usuário poderão realizar personalizações de novas telas, campos, layouts, rotinas, relatórios, KPI’s, dashboards, outros.

    Movimentação Visual

    Recurso que possibilita a gestão visual dos ativos, com modo Drag and Drop, facilitando o dia a dia do PCM ao realizar rotinas de montagens, desmontagens, abertura de O.S.’s, coletas de pontos de controle e consulta a históricos. Também com este recurso é possível fazer a gestão visual da planta com seus respectivos ativos.

    Nivelamento de Recursos

    Funcionalidade que possibilita nivelar os recursos humanos, materiais e custos planejados nas O.S.’s, possibilitando que o usuário consiga parametrizar o algoritmo da rotina por meio de várias regras, onde o Engeman®, de forma automática, a executa, indicando a alocação e reserva dos recursos. Então, em caso de ausência ou indisponibilidade, ele sinaliza e sugere ações para que a programação seja realizada efetivamente.

     2. Módulo Mobile

    Torna possível a utilização em dispositivos móveis (smartphones, tablets, coletores, terminais touch, outros) com os sistemas operacionais Android, iOS e Windows 10, permitindo a realização de rotinas como:

    Geração e apontamento de O.S.’s e SLA

    Esses recursos possibilitam fazer registros fotográficos, leitura de códigos de barras ou QR Code, registros de horários dos executantes, com recurso de geolocalização (latitude e longitude), no momento do início e fim das atividades, checklists, relação de materiais previstos e registro de consumo, entre outras rotinas.

    Coletas de viagens

    Registro de utilização de veículos, equipamentos rodantes, entre outros ativos, possibilitando a coleta de pontos de controle (Hodômetro e Horímetro), registro do motorista ou operador e registro de abastecimentos (combustíveis e insumos).

    Coletas Acumulativas, Tendência e Eventos

    Realização de rotas e registros de coletas de pontos de controles cumulativos e tendência de variáveis como Hodômetros, Horímetros, contadores de produtividade, pressão, temperatura, vazão, outros.

    Relatórios Gerenciais

    Emitir relatórios e gráficos gerenciais no próprio dispositivo, facilitando acesso a históricos e indicadores gerenciais.

     3. Módulo Consulta

    Esse módulo é destinado aos gestores e usuários que necessitam de acesso apenas aos dashboards e ao editor de diagnósticos para emissão de relatórios e indicadores gerenciais, sendo possível utilizar nas versões Windows e Web.

     4. Módulo Apontamentos

    Módulo destinado aos executantes da manutenção, onde estes podem consultar e apontar os resultados e registros das ordens de serviço.

     5. Módulo SSW (Solicitação de Serviços Web)

    Módulo destinado aos solicitantes de serviços (colaboradores e clientes finais) para que estes realizem a criação, acompanhamento do follow-up e avaliação das ordens de serviço — com aprovação ou reprovação e avaliações de quesitos que podem ser personalizados (perguntas e notas de avaliação).

    Relatórios e KPIs

    Então, uma gestão baseada em dados é fundamental para mitigar erros, prever tendências e agir proativamente em busca das melhores soluções.

    Portanto, com o software de gestão da manutenção da Engeman®, você tem acesso a relatórios gerenciais, fundamentais para que você possa analisar os seus indicadores de gestão (KPIs).

    Com isso, é possível porque a ferramenta emite relatórios e gráficos no próprio dispositivo, facilitando acesso a históricos e outros indicadores gerenciais, fundamentais para uma gestão baseada em dados.

    Desta forma, o Engeman® proporciona um Retorno de Investimento (ROI) excelente , comprovado por meio de indicadores de gestão (KPIs). Calcule o retorno sobre o investimento da sua empresa baixando a nossa planilha!

    Portanto, como vimos ao longo desta leitura, contar com uma software de gestão da manutenção é fundamental para reduzir custos, otimizar a mão de obra e ainda ter dados para a tomada de decisão, fatores fundamentais para o desenvolvimento da empresa.

    Se você gostou deste artigo sobre o que é o Engeman®, entre em contato conosco para saber mais sobre as nossas soluções!

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