No atual modelo administrativo, as empresas são divididas em departamentos ou setores, com a finalidade de organizar as atividades. Essa dinâmica, no entanto, só terá sucesso se houver comunicação entre os setores. O fluxo de trabalho depende dessa integração. Manutenção e integração devem andar juntas.
Tente imaginar a seguinte situação: o setor de manutenção agenda uma parada programa para realizar uma manutenção preventiva, em uma determinada data. Para que tudo corra de forma plena, várias informações serão importantes: materiais necessários, funcionários responsáveis, escala de produção, entre outras. Nesse caso, é possível observar que os dados são provenientes de setores distintos, que influenciam diretamente na capacidade de planejamento e execução das manutenções.
Essa necessidade também existe no fluxo inverso. Como é possível que o saldo de materiais no estoque esteja correto, se não for informado o consumo deles em manutenções? Como saber se a equipe de trabalho é eficiente, se não conhecermos as horas reais de trabalho? Qual foi a real disponibilidade dos equipamentos, se não houve lançamento de tempo de parada?
O Engeman® possui, em sua estrutura, funcionalidades que permitem realizar:
- o controle de estoque com todos os dados necessários para o setor de manutenção;
- controle da mão de obra;
- apontamento dos tempos de parada;
- planejamento de manutenções preventivas e preditivas;
- e ainda, caso o cliente utilize outros softwares gerenciais, a integração e troca de dados com esses sistemas.
Dessa forma, organizada e automatizada, todos os setores da empresa estarão integrados, os dados armazenados serão sempre reais e os relatórios gerenciais que vão facilitar na tomada de decisões.