Plano de manutenção para hotéis: qual a importância para o sucesso do negócio?

Veja a importância do plano de manutenção para garantir o bom funcionamento do seu hotel e como um software pode ajudar.

Veja a importância do plano de manutenção para hotéis para garantir o bom funcionamento do seu hotel e como um software pode ajudar.

Quando se programa uma viagem e estadia em um hotel, todas as pessoas, sem exceção, querem conforto, segurança e qualidade no atendimento e certamente a experiência proporcionada no hotel escolhido, contribuirá para a coleção de memórias (boas ou ruins) da viagem.   

O que faz com que um hotel se torne tão especial para um hóspede é a experiência que o estabelecimento proporciona a cada pessoa que se hospeda ali.  Esta experiência tem muito a ver com a qualidade das instalações, que é o nosso ponto chave deste artigo. 

Assim é a rotina do ramo hoteleiro, para atender às demandas do dia a dia é um desafio e grande parte do seu sucesso tem a ver com uma manutenção em dia, sem imprevistos e paradas que afetem seus hóspedes.  

Talvez você esteja se perguntando “mas o que tem haver manutenção com a experiência do cliente e a rotina hoteleira?” Fique conosco e descobrirá! 

Compartilhe!

Desafios do ramo hoteleiro

Já sabemos que é desafiador o funcionamento de um hotel. Em paralelo ao atendimento ao cliente, o gestor do hotel precisa se preocupar em manter as roupas de camas limpas, café da manhã no horário, equipamentos em funcionamento etc., pois todos os serviços oferecidos ao cliente precisam ser impecáveis. 

Ainda mais hoje em dia que tudo vira notícia na internet, para ganhar 5 estrelas, será necessário muito empenho! Sem falar que existem diversos órgãos para direito do consumidor, que precisam ser cumpridos a fim de garantir a segurança pública e é claro, evitar multas.

Imagina só: está tudo preparado, é alta temporada, todos os quartos estão ocupados e ainda há clientes esperando uma desistência para se hospedar em seu hotel. Esse é o sonho de qualquer dono de hotel ou pousada, certo?! Porém, de repente, há um vazamento de água em um andar inteiro, devido a uma infiltração antiga que não foi averiguada antes da alta temporada. Ou ainda ocorre um curto-circuito que queima alguns de seus televisores, frigobares etc.  

Uma Catástrofe! Então respondendo ao seu questionamento, é claro que a manutenção dos hotéis é importantíssima e tem relação direta com a experiência dos hóspedes.

Deixar para resolver os problemas de manutenção na alta temporada é, como diz em um ditado popular, “dar um tiro no pé”. Brincadeiras à parte, um bom gestor hoteleiro se antecipa a esses problemas, pois sabe que fazer a gestão de pessoas e recursos durante a hospedagem já é trabalho desafiador.  

Qual o melhor momento para realizar a manutenção em hotéis?

Para o ramo hoteleiro, o melhor momento para receber hóspedes é no período das férias escolares que, no Brasil, normalmente acontecem em janeiro, julho e dezembro. Há também o recesso da semana das crianças na segunda quinzena de outubro, mas não podemos esquecer de mencionar o carnaval que normalmente ocorre em fevereiro e que tem alta procura. É claro que há ainda outras datas comemorativas com feriados nacionais e regionais.

Portanto, o melhor momento para realizar as manutenções preventivas nos hotéis é nos meses em que o volume de hóspedes será menor, ou seja, em baixa temporada. Em meses como os citados acima, os hotéis precisam fazer apenas pequenos reparos que surgirem de última hora. Exemplo: uma troca de lâmpada, um reparo em uma fechadura que acaba de estragar. Esse tipo de manutenção é chamado de manutenção corretiva.

Quanto menos manutenções corretivas não programadas ocorrerem , melhor para a saúde do seu negócio, pois evita muitos inconvenientes durante a estadia de um hóspede.

Você vai gostar de ler: Manutenção Hoteleira – dicas para a gestão da manutenção em hotéis

Como fazer a gestão de manutenção em hotéis?

É importante levar em consideração toda a estrutura de seu negócio. Uma rede de hotéis receberá mais hóspedes que uma pequena pousada, mas em consequência, possui muito mais ativos para controlar e fazer a gestão da manutenção.

Desde cuidar da manutenção dos utensílios da cozinha, passar por todas as suítes, quartos, ambientes internos e externos até chegar na lavanderia do hotel, são diversos controles e estratégias para que tudo corra bem.

Alguns exemplos de ativos que necessitam de planejamento para manutenção preventiva do ramo hoteleiro:

Área externa:

  • Áreas das piscinas;
  • Limpezas externas dos ambientes em comum;
  • Áreas de churrascos;
  • Cancelas;
  • Iluminação;
  • Padrão de energia.
  • Geradores;
  • Sistema de gás;
  • Câmeras de segurança
  • Sistema de alarmes etc.

Ativos nos quartos de hotel:

  • Televisores;
  • Frigobares;
  • Mobiliário;
  • Roupas de cama;
  • Ares-condicionados;
  • Banheiros etc.

Ativos da cozinha do hotel:

  • Refrigeradores;
  • Equipamentos eletrônicos
  • Fogões industrial
  • Máquinas de lavar louças etc.  

Ativos da lavanderia:

  • Máquinas de lavar e secar roupas;
  • Ferros de passar dentre outros.

Viu que somente citando alguns ativos já é possível imaginar o trabalho para manter tudo isso em pleno funcionamento?

O melhor a se fazer é planejar suas execuções considerando o grau de criticidade de seus ativos, de dificuldades em realizar suas manutenções, tempo de execução, disponibilidade do hotel de acordo com sua sazonalidade, disponibilidade do time de manutenção e custo para a sua execução. Tudo isso compõe a uma gestão de manutenção predial e de facilites.

Se você é um gestor do ramo hoteleiro, já sente na pele tudo que citamos aqui, deve estar se perguntando, “como gerenciar tantas demandas a fim de garantir segurança e boas experiências para meus clientes?”

Um bom gestor certamente registra tudo o que ocorre em seu dia a dia do hotel. Possivelmente faz esse controle em planilhas eletrônicas e tenta manter a periodicidade das manutenções programadas. Mas isso se torna inviável à medida que o volume de serviço aumenta, pois fica difícil conciliar tantas atividades em um só lugar e até mesmo ser alertado quando cada manutenção precisa ser executada.

É aí que são pegos de surpresa na alta temporada. Com a alta na demanda de serviços, estatisticamente falando, aumenta a probabilidade de os problemas não tratados virem à tona. A melhor solução neste caso é contar com um software CMMS para te auxiliar neste controle.

 

Qual a ferramenta ideal para a gestão da manutenção predial?

Um software CMMS é uma solução voltada para a gestão da manutenção. Quando se fala em sistema de manutenção, é comum as pessoas associarem apenas a grandes indústrias que possuem equipamentos e máquinas gigantescas porém, já vimos aqui que este pensamento é equivocado, pois no ramo hoteleiro temos vários ativos que necessitam de manutenção tanto quanto uma empresa do ramo industrial, frota etc. 

Logo, um software que gerencia a manutenção dos ativos hoteleiros fará toda a diferença na gestão de seu hotel. É importante contar com uma ferramenta que permite:

  • Gestão de planejamento personalizada para a sua necessidade;
  • Alertas de cumprimento de atividades;
  • Gestão de peças para a manutenção;
  • Geração automática das ordens de serviços dentre outras;

Um plano de manutenção bem estruturado faz com que a gestão do hotel seja cada vez melhor, o que reflete no atendimento ao cliente.

Imagina, poder realizar a abertura de chamados de emergência através de QR Code, assim que o problema foi detectado? É sem sombra de dúvidas, um facilitador no dia a dia de sua gestão.

Além de CMMS, ao escolher um sistema para sua manutenção, certifique se a solução também seja EAM, a fim de permitir gerir seus ativos e controlar os insumos e peças destinados à manutenção.

É aí que nós entramos nessa história! O software Engeman® é uma solução EAM/CMMS, portanto, é ideal para sua empresa, pois traz todas as funcionalidades citadas acima e muito mais. 

Conclusão

Vimos aqui que não importa se é um hotel de grande porte ou uma pequena pousada, o que fará com que seu negócio se destaque dentre tantos outros é a memória que seu cliente levará ao final de sua experiência de mais uma viagem. 

Ao proporcionar que seu cliente tenha a melhor experiência possível ao se hospedar no seu hotel, fará com que agregue valor aos seus serviços. É claro que isso está atrelado a diversos outros processos e controles para o sucesso do seu negócio. Mas certamente no que tange ao universo da manutenção, seu negócio será elevado para outro nível!

Ficou curioso sobre o Engeman® e quer saber mais? Agende uma demonstração com nosso time e conheça nossa solução. Te esperamos para fazer o check-in!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

        

    Siga-nos