Gestão de Frotas: como executar uma estratégia eficaz

Neste artigo falaremos um pouco sobre gestão de frotas, que é um processo destinado principalmente para empresas que dependem do transporte a fim de fornecer produtos ou serviços aos seus clientes. Confira!

gestao-de-frotas-pontos-importantes-engeman

A gestão estratégica, como o próprio nome sugere, é o gerenciamento eficaz dos recursos para alcançar os objetivos da organização. Em todos os setores da empresa, os líderes que se destacam são aqueles que conseguem gerir de forma estratégica e eficaz os seus ativos.

Mas por que estamos falando disso? Já se deu conta como as empresas estão cada vez mais se destacando e se tornando mais competitivas? Isso é porque seus gestores sempre estão pensando fora da caixa, e sendo muito cuidadosos com os setores.

Pensando nisso, queremos neste artigo falar um pouco sobre a gestão de frotas, que é a gestão que se faz sobre todos os veículos de uma empresa de transporte para que estes estejam em pleno funcionamento e não causem nenhum atraso. 

Para isso, trazemos aqui algumas dicas para te ajudar a realizar uma gestão estratégica e eficaz da sua  frotas. Acompanhe!

Compartilhe!

Qual o objetivo da gestão de frotas?

A frota de uma empresa precisa ser bem gerenciada para que não aconteça nenhum imprevisto que atrapalhe a execução das atividades da empresa. Sendo assim, podemos dizer que o principal objetivo da gestão de frotas é garantir que seus veículos estejam em boas condições de funcionamento.

Isso impacta diretamente no aumento da vida útil da frota, na entrega de seus produtos e serviços e na redução de custos.

conheca o engeman 2 300x29 - Gestão de Frotas: como executar uma estratégia eficaz

Quais os principais pontos de atenção na gestão de frotas?

 

copia de cta blog 2 300x98 - Gestão de Frotas: como executar uma estratégia eficaz

É fato que a gestão de frotas funciona de diferentes formas em cada empresa, no entanto, há pontos que não se diferem no quesito atenção e cuidado. São eles: 

  • Gestão do ativo ‘veículo’;
  • Gestão da manutenção do veículo;
  • Gestão de pneus;
  • Gestão de combustível;
  • Gestão de planejamento das rotas.

Veja a seguir, algumas considerações importantes sobre cada quesito:

  • Gestão do ativo:

Manter a gestão de ativos, controlando se o veículo em questão se trata de um bem adquirido pela empresa ou alugado é fundamental. Sem falar que ter o custo de aquisição e das manutenções destes, vão auxiliar a empresa em tomadas de decisões que terão impacto na produção/entrega de seus produtos ou serviços. 

gestao de frota guia compeleto 300x115 - Gestão de Frotas: como executar uma estratégia eficaz

  • Gestão da manutenção de veículos:

Com toda a certeza, a gestão que mais impacta no controle de frota é a gestão de manutenção dos veículos, principalmente para a empresa dona da frota. Um veículo parado por falta de manutenção é totalmente prejudicial para seu negócio. Imagine uma empresa prestadora de serviços de transporte não ter veículo disponível para seu principal cliente que depende da frota para realizar suas entregas com prazos marcados. 

Manter as manutenções em dia garante também a segurança dos seus condutores e aumenta a vida útil de sua frota.

Para se ter uma manutenção planejada e eficaz o ideal é contar um software de manutenção que otimize controles periódicos, informe valor acumulado do seu hodômetro, faça o controle de medições de sulco do pneu, faça o controle das coletas do medidor de nível de óleo, ou ainda que controle a quantidade de eventos que seu veículo enfrenta ao longo do uso, como por exemplo temperatura elevada do motor. 

No mundo real, sua frota não pode ter veículos como o carro ‘Aerodinâmico’ do ‘Peter Perfeito’. Não dá para simplesmente parar a corrida durante o percurso. As vendas não param, os custos para essas paradas desnecessárias são altíssimos e não podemos esquecer que a concorrência também está na pista de corrida. 

  • Gestão de pneus:

O controle de pneus tem total relevância na gestão de frota, podendo ser uma das mais custosas para a empresa, pois é a peça que está em contato direto com o chão, portanto uma das mais consumidas.

Para uma empresa com uma frota grande, é essencial ter a rastreabilidade desses, como por exemplo, ter um controle de marca de fogo dos pneus, sabendo quando foi utilizado e qual veículo é seu detentor. Possui históricos de movimentações, controlar os rodízios de troca de posições dos pneus etc. Realizar esse controle para um veículo não é fácil, imagina para uma frota? Com toda certeza, precisa contar com sistemas para otimizar os processos. 

  • Gestão de combustível:

Saber quando e onde reabastecer os tanques, possuir histórico de abastecimento de cada veículo como: data e hora do abastecimento, leitura atual de quilometragem do veículo, que tipo de combustível, fornecedor, também é importante na gestão de frota.

  • Gestão de planejamento das rotas:

Para se ter uma gestão de frota eficaz é necessário também ter uma gestão de planejamento das rotas. Possuir um roteiro dos trechos de origem e destino, para que seja possível calcular os Km rodados, obter informações sobre o motorista previsto para a viagem e ainda ter o controle de despesas de viagem como: 

  • hospedagem; 
  • alimentação; 
  • pedágios;
  • custos com fretes; 
  • custos adicionais provindos de uma parada emergencial para manutenção.

Conclusão

Os gestores de frotas precisam estar sempre atentos pois a qualquer momento os seus concorrentes podem passar a frente com a ajuda da tecnologia.

Portanto, busque por ferramentas de gestão que deixarão você à frente da concorrência! Estas funções que vimos neste artigo e várias outras estão disponíveis no software Engeman® que, além de controlar as manutenções de seus veículos, será um forte aliado em sua gestão de frotas como um todo. 

Para conhecer nossa solução, agende uma apresentação com nosso time de analistas. Seja um campeão nessa ‘corrida’ para controle de Frota. 

Quer mais temas sobre Frota? Então dê uma olhada em:

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos