Manutenção Hoteleira: dicas para a gestão da manutenção em hotéis

Veja neste artigo a importância da manutenção hoteleira e como realizar uma gestão assertiva no setor.

Veja neste artigo a importância da manutenção hoteleira e como realizar uma gestão assertiva no setor.

Quem se hospeda em um hotel frequentemente, já deve ter se deparado com alguma falha nas acomodações com ar-condicionado barulhento, infiltrações em paredes, limpeza precária, imagem da televisão ruim, vazamentos, telefone sem funcionar, entre outros.      

Aqueles hotéis que alcançarem o maior nível de perfeição podem se tornar referência internacional. Para que isso aconteça, consequentemente, falhas como as citadas acima, certamente,  não podem ocorrer. Portanto, o investimento em manutenção do setor hoteleiro, precisa acontecer com certa frequência para sanar as grandes e pequenas falhas.

Portanto, a manutenção hoteleira é uma atividade que envolve diversas áreas da engenharia civil, elétrica, mecânica, eletrônica e telecomunicações. Com um planejamento de manutenção eficiente é possível sanar qualquer falha que exista na estrutura do hotel. 

Veja neste artigo  a importância da manutenção hoteleira e como realizar uma gestão assertiva no setor. Acompanhe! 

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O que é Manutenção Hoteleira?

A manutenção hoteleira é a prática que envolve as intervenções que visam garantir a qualidade, segurança e funcionamento eficiente de todas as instalações e serviços oferecidos em um hotel.

A manutenção adequada dos hotéis, proporciona uma experiência positiva aos hóspedes e contribuem positivamente para manter a boa reputação do hotel. Considerando todos os tipos de manutenção, o mais rentável é a manutenção preventiva. 

A manutenção preventiva nos hotéis não apenas reduz custos a longo prazo, mas também melhora a experiência do hóspede, pois ajuda a evitar inconvenientes causados por falhas imprevistas.   

Quais são os principais objetivos da manutenção hoteleira?

O setor hoteleiro possui muitas responsabilidades que devem ser cumpridas, como:

  • Proporcionar efetivamente a máxima disponibilidade de apartamentos e equipamentos para a operação hoteleira;
  • Contribuir de forma apropriada para a satisfação geral do hóspede com flexibilidade de ações;
  • Contribuir efetivamente para a eficiente operação de outros departamentos;
  • Minimizar o potencial de riscos de acidentes e sinistros;
  • Minimizar ou zerar os problemas experimentados pelo hóspede;
  • Proteger o investimento (edificação e equipamentos);
  • Controlar exaustivamente os custos de manutenção

Gestão de facilities no setor hoteleiro

Gestão de Facilities ou Facilities Management é o nome utilizado para a gestão de uma variedade de serviços para garantir o bom funcionamento de uma empresa. É aplicado em diversos setores como empresas, hospitais, instituições de ensino,  hotéis, etc.

Ela contribui para otimizar a eficiência operacional e garantir que todas as instalações estejam em perfeito funcionamento. No setor hoteleiro, a gestão de facilities visa promover um ambiente funcional e que esteja em ótimas condições de operação, proporcionando conforto e qualidade para os hóspedes. 

Muitos hotéis terceirizam a gestão de facilities com por exemplo limpeza, segurança, serviços de monitoramento, etc. 

Tipos de manutenção hoteleira

Como sabemos, a manutenção hoteleira é essencial para garantir a segurança da estadia. Para isso, há diferentes tipos de manutenção hoteleira e cada um deles é utilizado com objetivos específicos, dependendo da demanda do negócio.

A seguir, veja os tipos mais comuns:

  • Manutenção Preventiva: em hotéis, a manutenção preventiva é a mais importante, uma vez que as inspeções regulares evitam falhas ou danos inesperados nos equipamentos e instalações. Exemplo: inspeções periódicas nos encanamentos, sistemas elétricos, equipamentos de aquecimento e ar-condicionado (HVAC), geradores elétricos, etc. Uma inspeção bem planejada vai evitar problemas nos momentos de alta temporada ou aumento de consumo nos horários de pico, por exemplo. 
  • Manutenção Corretiva:  não é viável confiar apenas na manutenção corretiva, mas ela acontece com frequência em hotéis. Esta intervenção é realizada após um problema ou falha ter acontecido, com o intuito de corrigi-los e restaurar as condições normais do equipamento. Exemplo: conserto de um vazamento de água ou o reparo de uma máquina parada por alguma pane.
  • Manutenção Corretiva Planejada: é uma intervenção para corrigir uma falha ou defeito, mas que é realizada de forma planejada, durante os períodos de baixa ocupação dos hotéis. Isso minimiza os impactos na operação do estabelecimento. Exemplo: pintura de quartos, troca de filtros de ar-condicionado, substituição do estofamento, etc.
  • Manutenção Preditiva: este tipo de intervenção é baseado em monitoramento constante dos equipamentos e sistemas que preveem possíveis falhas antes que elas ocorram. Com isso é possível realizar uma intervenção planejada e não sofrer com paradas inesperadas, atingindo diretamente os hóspedes do hotel. Exemplo: o uso de sensores para monitorar o desgaste de componentes e programar substituições antes de ocorrer uma falha. Para este, o ideal é integrá-los a sistemas especialistas que vão tratar os dados corretamente, emitindo as ordens de serviço específicas para os manutentores.

Com uma gestão da manutenção correta, é possível antecipar-se e abordar problemas antes que eles se tornem mais sérios e inviabilizam o funcionamento do hotel. Focar na preservação das estruturas físicas, como prédios, instalações, reparos de fachadas, ares-condicionados, geradores de energia e etc. podem levar uma boa economia ao estabelecimento.

Portanto, escolha o tipo de manutenção mais adequado às várias áreas do seu negócio, sempre considerando seu orçamento e as normas vigentes. Com um bom gestor de manutenção, seu negócio não será surpreendido por paradas inesperadas. 

Dicas para a gestão da manutenção em hotéis

Depois de entender a importância da manutenção correta no seu hotel, trazemos a seguir algumas dicas valiosas que vão garantir o conforto e a segurança dos seus hóspedes durante a estadia, e ainda garantir que o hotel opere com eficiência máxima, sem se preocupar com aquelas falhas inesperadas. 

Implemente um software de gestão da manutenção

Como já dito, o controle assertivo da manutenção é crucial para o bom funcionamento do seu hotel. Para isso, a implementação de um software de manutenção CMMS é ideal para cobrir todos os gargalos na sua manutenção, programar as manutenções e manter um histórico de todas as intervenções. 

Pensar em uma versão móvel também pode ser muito importante, pois dependendo do tamanho das suas instalações, será muito importante para o manutentor acessar as informações em tempo real, realizar registros fotográficos, acessar documentos importantes para informações durante a manutenção, etc.

Prefira as manutenções preventivas

A manutenção preventiva hoteleira é sem dúvida a carta na manga de hotéis bem-sucedidos. Isso porque nenhum hóspede quer ser surpreendido no meio da sua estadia por problemas, por menores que sejam. 

Por isso, realize frequentemente inspeções, identifique os problemas antes que se tornem críticos para o seu negócio e orçamento! Faça um controle dos sistemas elétricos, encanamentos, HVAC, instalações, etc. A manutenção preventiva será sempre a solução mais econômica.

Faça um checklist de manutenção

O planejamento das ações sem dúvida é o que traz um resultado de sucesso. Portanto, realize um checklist. Enumere todas as intervenções que a sua empresa precisa, com prazos e históricos de intervenções. 

Defina as criticidades, priorize aqueles que podem fazer com que o seu hotel “pare” literalmente. Um corte de energia, ou de água, pode gerar muito incômodo aos seus hóspedes. Para evitar esquecimentos, o checklist é o melhor caminho para a sua equipe de manutenção.

Integre os setores do seu hotel

Estamos falando em manutenção, porém, sabemos que em um hotel é importante que todos os setores trabalhem em perfeita harmonia. Manter uma comunicação ágil entre os setores como recepção, estoques, alimentos, limpeza, pode minimizar impactos na operação do hotel durante alguma manutenção de urgência. 

Sendo assim, tenha todo o seu hotel integrado, com uma boa comunicação para que nenhum setor seja surpreendido. Pense em seu hotel como um corpo humano, você não poderá se colocar de pé se os seus dois pés estiverem quebrados. Você não se movimenta, pois, uma parte dele está inoperante. Assim é o seu hotel!

Administre corretamente os seus ativos

Já pensou uma máquina parar e faltarem ferramentas para a correção imediata? isso levaria a sérios problemas para o seu hotel. Não só na manutenção, todo o hotel precisa gerir corretamente todos os seus ativos.

Sendo assim, mantenha um inventário atualizado de todo o hotel, de cada setor. Enumere todas as ferramentas e produtos necessários para que o seu hotel possa se recuperar rapidamente de uma falha. Neste caso, ferramentas de controle de estoque são uma boa opção para uma gestão confiável do seu hotel.

Treine a sua equipe de manutenção

Para que as intervenções sejam realizadas rapidamente, é preciso uma equipe bem treinada, e que conheça cada parte do hotel.  Treine continuamente a sua equipe de manutenção, e certifique-se de que todos conheçam todas as ferramentas que o seu negócio utiliza. 

Uma técnica muito utilizada e que traz excelentes resultados, e que é pilar da TPM (Manutenção Produtiva Total), é a Manutenção Autônoma. Através dela, seu colaborador é capacitado de forma a conhecer tão profundamente os equipamentos que ele desenvolve uma cultura do “da minha máquina cuido eu”. 

Com isso cada operador e manutentor tem total conhecimento do seu equipamento, conhecendo cada barulho diferente ou vazamento inadequado e age rapidamente evitando paradas e aumentando a vida útil dos equipamentos. 

Aprofunde seus conhecimentos: Pilares da TPM: 1º – Manutenção Autônoma 

Avalie continuamente o seu negócio

Já ouviu o ditado “o cliente sempre tem razão”? Pois bem, a coleta de feedbacks dos seus hóspedes muitas vezes pode mostrar pequenos problemas que a sua gestão ainda não percebeu, por serem pequenos demais, ou por ainda não constarem no checklist de manutenção.

Sendo assim, realize análises periódicas de desempenho, procure atualizar e melhorar os processos. A avaliação contínua leva a um ciclo de melhoria contínua. Os hotéis mais famosos e conceituados nunca param de mudar e melhorar. Então, observe bem o seu negócio, o que pode ser melhorado? 

Software de manutenção para o setor hoteleiro

Qualquer hotel, desde pequenas pousadas a grandes resorts, deve considerar sempre o bem-estar dos seus hóspedes. Para isso, investir na manutenção e na boa conservação do seu negócio levará muitos benefícios ao hotel. 

Ao implementar todas as dicas passadas neste artigo, seu hotel pode manter as instalações e condições ideias, e não surpreender os seus hóspedes com interrupções incômodas e promover uma experiência negativa para eles. 

Com o uso da tecnologia, você pode ter um controle não apenas da manutenção, mas de todo o seu hotel de forma integrada e simples. O mercado de softwares para o setor hoteleiro é imenso e apresenta várias opções. Entre elas vale sugerir o software de manutenção Engeman®, muito reconhecido por sua flexibilidade de uso.

O Engeman® adapta-se perfeitamente às necessidades da hotelaria e oferece recursos adequados para um  controle de manutenção de estabelecimentos de qualquer porte. Com as opções em nuvem e mobile, os seus gestores têm acesso rapidamente a todas as informações da manutenção e as intervenções são solicitadas em tempo real. 

Portanto, conheça os módulos Engeman®! Nosso software permite uma gestão assertiva de facilities para o seu hotel, com excelente ROI comprovado. Fale conosco e não perca mais tempo! O conforto dos seus hóspedes depende só de você!

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