Kaizen: a melhoria contínua aplicada na manutenção

Ao implementar o Kaizen na manutenção é possível identificar oportunidades de melhoria nos processos e aumentar a eficiência da equipe. Aprenda a importância da aplicação do Kaizen na manutenção da sua empresa neste artigo!

kaizen-a-melhoria-continua-na-manutencao

As   empresas buscam continuamente estratégias para otimizar os seus processos. Isso porque cada vez que os processos são melhorados, significa mais eficiência na gestão. Ainda que de pouco a pouco, as pequenas melhorias contínuas levam a grandes resultados no negócio.  

O conceito de Kaizen, que significa “melhoria contínua”, pode ser aplicado em diversos setores de uma empresa, incluindo na manutenção. Mas o Kaizen não é um conjunto de projetos ou eventos especiais, é parte integrante do dia a dia da organização, deve e precisa ser tratado como filosofia organizacional, e não apenas como um simples método ou ferramenta de redução de custos.  

Ao implementar o Kaizen na manutenção, é possível identificar oportunidades de melhoria nos processos e aumentar a eficiência da equipe. Neste artigo, você aprenderá a importância da aplicação do Kaizen na manutenção da sua empresa. Continue! 

Compartilhe!

O que é Kaizen?

Kaizen é uma série de práticas com foco na melhoria contínua dos processos.. O método foi implementado, pela primeira vez, em várias empresas japonesas, depois da Segunda Guerra Mundial. Desde então, espalhou-se por todo o mundo e agora já pode ser encontrado em ambientes além de negócios.

O conceito de Kaizen tornou-se tão presente no mundo corporativo que, dificilmente, pode ser considerado “só o clichê da vez”. Acredite! Ainda há quem pense assim. Após semanas de implantação, mudanças estratégicas serão desencadeadas, por consequência. Mas não só em ações e sim no modo de ver e entender o negócio.

O Kaizen bem implantado busca, continuamente, prevenir ou impedir que o inesperado aconteça, reagindo aos defeitos, focando em conduzir o sistema sempre de volta ao padrão e  mediante “análises de causas-raiz”, previnem que os erros se repitam.

Como implementar o Kaizen na manutenção

Os princípios do Kaizen na manutenção incluem a busca constante por melhorias, a eliminação de desperdícios, a padronização dos processos, a utilização de ferramentas de análise de dados e a participação de todos os colaboradores da empresa. 

Primeiro, é necessário identificar os processos que precisam de melhorias e definir metas claras e alcançáveis.  Quando se fala em manutenção, a parte chave para o sucesso é a gestão. Isso porque todos os resultados alcançados dependem das estratégias dos gestores. Para isso, o uso de alguns indicadores de manutenção irá fornecer dados valiosos para uma visualização estratégica do setor.

Como exemplo, alguns indicadores importantes que todo gestor deve considerar na sua estratégia, pois são fontes ricas de informação para a tomada de decisão, são: 

 

Esses e outros indicadores permitem ao gestor entender a performance dos seus equipamentos e assim ter condições de traçar um plano estratégico de preventivas. 

Em seguida, é preciso envolver todos os colaboradores da empresa, desde a alta direção até os funcionários da linha de frente, para que todos estejam engajados na busca pela melhoria contínua. É importante também utilizar ferramentas de análise de dados para identificar oportunidades de melhoria e eliminar desperdícios. 

O 5S na manutenção

O método 5S é uma das bases do sucesso do Kaizen. Na manutenção, os 5S podem ser aplicados da seguinte forma: 

kaizen 5s na manutencao 1024x576 - Kaizen: a melhoria contínua aplicada na manutenção

  • SEIRI: Senso de Utilização – faça uma classificação entre o que é utilizado, o que pode ser realocado ou descartado. Assim sua empresa pode conseguir uma otimização com os custos de peças de manutenção. Identifique os processos que precisam de melhorias. 
  • SEITON: Senso de Organização – mantenha um padrão para organizar e guardar todo o material da manutenção. O uso de painéis e etiquetas é de grande importância para manter cada objeto em seu lugar e assim facilita as intervenções dos manutentores. 
  • SEISO: Senso de Limpeza – elimine todos os resíduos, sujeiras e objetos estranhos do seu setor de manutenção. Um ambiente limpo e organizado afeta diretamente a produtividade do setor.   
  • SEIKETSU :Senso de Padronização de Saúde –  padronize cada setor da empresa para que problemas com ergonomia e saúde sejam eliminados. Com avisos e símbolos, todos os colaboradores podem entender quais os riscos estão expostos em cada setor e assim agir de modo a prevenir acidentes. 
  • SHEITSUKE: Senso de Disciplina e Autodisciplina – engaje todos os colaboradores para o cumprimento de tudo que foi planejado anteriormente. Desta forma vão desempenhar suas funções com mais eficiência e isso impactará diretamente na produtividade do seu negócio. 

A importância da Manutenção Autônoma

No Kaizen, o envolvimento de todos é parte fundamental para o sucesso da melhoria contínua. A ideia da Manutenção Autônoma é aproximar os manutentores dos processos e equipamentos, para assim melhorar os resultados gerais. Com o conhecimento do processo e das máquinas, o próprio operador cuida da sua máquina, assim como estipula o primeiro pilar da Manutenção Produtiva Total. Isso facilita e otimiza os tempos de reparos e as preventivas dos equipamentos.

Com todas as informações em mãos e o plano de ação em andamento, é essencial trabalhar na capacitação da equipe, ou seja, fazer a gestão das habilidades dos manutentores. Para isso pode-se usar a Matriz de Habilidades para ter um conhecimento global da sua mão-de-obra. 

A Implementação do 5S possibilita ao manutentor não perder tempo, pois o ambiente de trabalho está organizado, tem-se uma gestão visual mais facilitada. Por fim, é fundamental manter um ambiente de trabalho colaborativo e incentivar a participação ativa de todos os trabalhadores.

pilares tpm 1024x273 - Kaizen: a melhoria contínua aplicada na manutenção

Benefícios da melhoria contínua na manutenção?

Kaizen na manutenção é a aplicação do conceito de melhoria contínua nos processos de manutenção de uma empresa. Isso é feito através da identificação de oportunidades de melhoria, a implementação de mudanças e a avaliação constante dos resultados para garantir que a eficiência seja maximizada. 

O objetivo é criar um ambiente de trabalho mais produtivo e eficiente, reduzindo custos, assegurando a produtividade e aumentando a confiabilidade do negócio.

A implementação do Kaizen na manutenção pode trazer grandes benefícios para a empresa, como a redução de custos, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Conclusão

Com a ideia do Kaizen aplicado à manutenção, os gestores conseguem trabalhar diariamente para que as melhorias sejam contínuas. Com isso, o sonho de manter o setor sempre em pleno funcionamento fica mais próximo da realidade. 

O uso de ferramentas especialistas facilita aos gestores o tratamento dos dados para que o seu plano de melhoria contínua seja executado com base em dados reais e com projeções bem fundamentadas. 

O Engeman® é uma ferramenta que pode ser usada para o controle dos principais indicadores de manutenções. Ele permite aos gestores obter dados confiáveis e visualizar tudo através de dashboards que podem ser exibidos em televisores ou telas, para acompanhamento de todo o setor. Assim, com uma gestão visual eficaz, sua empresa pode trabalhar diariamente e obter melhorias contínuas no setor de manutenção.

Conheça mais sobre o Engeman® através de um bate-papo personalizado com nossos especialistas! Fale conosco e leve a melhoria contínua para o seu negócio!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos