TPM – Manutenção Produtiva Total

A Manutenção Produtiva Total é mais que um método de manutenção, é uma cultura de gerenciamento aliado ao bom funcionamento.

Manutenção preventiva total (TPM) 

Antecipadamente, para conhecermos um pouco melhor sobre a manutenção preventiva, é importante que saibamos que o primeiro país que falou sobre o tema foram os Estados Unidos e que, em 1950, ela foi introduzida no Japão.  Na Terra do Sol Nascente, a princípio, assim como em outros países, se trabalhava apenas com a realização de manutenção corretiva. 

TPM? Do que se trata?

Primeiramente, a Manutenção Produtiva Total é mais que um método de manutenção, portanto, é assim uma cultura de gerenciamento que tem como objetivo aliar o bom funcionamento de máquinas e instalações, à participação dos colaboradores.

A implantação da TPM, apesar de incentivar o lado inventivo de todos os funcionários de uma empresa, exige um rigoroso controle.

Avanços no processo de manutenção

Outros tantos prejuízos ocasionados pela manutenção corretiva ou até mesmo pela manutenção preventiva. Esse é o ponto em que a TPM propõem avanços no processo de manutenção. Assim, cada uma das letras (T, P e M), portanto,  possui um significado. 

T = “Total”: no sentido de eficiência global ou ciclo total de vida útil do sistema de produção.

P = “Productive” (Produtiva): significa a busca do limite máximo da eficiência do sistema de produção.

M = “Maintenance” (Manutenção): significa manutenção o sentido amplo, considerando-se o ciclo total de vida útil do sistema de produção 

Software especialista

Com o gerenciamento de manutenção realizado por um software especialista, é possível usar os conceitos-base da TPM. Importante que se pense nisso: só será funcional se adequada à realidade da empresa. 

Contando com o suporte oferecido pelo Engeman®, o processo de administração da vida útil dos ativos de uma empresa é, inegavelmente, mais eficaz.

Com a implantação do Engeman® e utilização de seus cadastros e demais funcionalidades, há um amadurecimento coordenado do gerenciamento da manutenção.  

tendencia de variaveis - TPM - Manutenção Produtiva Total
Tela Engeman®: manutenção preventiva e preditiva, a partir de gráficos e agendamento de OS, com alertas

Portanto, as empresas devem ter total domínio sob suas próprias estratégias de gerenciamento. A manutenção deve ser um instrumento para diminuir os custos de produção e não o contrário. 

Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABCSoAH/tpm-manutencao-produtiva-total?part=6

$0fmypfy17n4 - TPM - Manutenção Produtiva Total  $jyiiuziavzq - TPM - Manutenção Produtiva Total    $nza322fswpg - TPM - Manutenção Produtiva Total

Share This