TPM – Manutenção Produtiva Total

A Manutenção Produtiva Total é mais que um método de manutenção, é uma cultura de gerenciamento aliado ao bom funcionamento.

Antecipadamente, para conhecermos um pouco melhor sobre a manutenção preventiva, é importante que saibamos que o primeiro país que falou sobre o tema foram os Estados Unidos e que, em 1950, ela foi introduzida no Japão.  Na Terra do Sol Nascente, a princípio, assim como em outros países, se trabalhava apenas com a realização de manutenção corretiva.

TPM? Do que se trata?

Primeiramente, a Manutenção Produtiva Total é mais que um método de manutenção, portanto, é assim uma cultura de gerenciamento que tem como objetivo aliar o bom funcionamento de máquinas e instalações, à participação dos colaboradores.

A implantação da TPM, apesar de incentivar o lado inventivo de todos os funcionários de uma empresa, exige um rigoroso controle.

    ASSISTA A UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA DO ENGEMAN®!





    Avanços no processo de manutenção

    Outros tantos prejuízos ocasionados pela manutenção corretiva ou até mesmo pela manutenção preventiva. Esse é o ponto em que a TPM propõem avanços no processo de manutenção. Assim, cada uma das letras (T, P e M), portanto,  possui um significado.

    T = “Total”: no sentido de eficiência global ou ciclo total de vida útil do sistema de produção.

    P = “Productive” (Produtiva): significa a busca do limite máximo da eficiência do sistema de produção.

    M = “Maintenance” (Manutenção): significa manutenção o sentido amplo, considerando-se o ciclo total de vida útil do sistema de produção

    Software especialista

    Com o gerenciamento de manutenção realizado por um software especialista, é possível usar os conceitos-base da TPM. Importante que se pense nisso: só será funcional se adequada à realidade da empresa.

    Contando com o suporte oferecido pelo Engeman®, o processo de administração da vida útil dos ativos de uma empresa é, inegavelmente, mais eficaz.

    Com a implantação do Engeman® e utilização de seus cadastros e demais funcionalidades, há um amadurecimento coordenado do gerenciamento da manutenção.

    Portanto, as empresas devem ter total domínio sob suas próprias estratégias de gerenciamento. A manutenção deve ser um instrumento para diminuir os custos de produção e não o contrário.

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABCSoAH/tpm-manutencao-produtiva-total?part=6

    $0fmypfy17n4 - TPM - Manutenção Produtiva Total  $jyiiuziavzq - TPM - Manutenção Produtiva Total   $nza322fswpg - TPM - Manutenção Produtiva Total

    Siga-nos
    Share This