O que é o indicador OEE e como calculá-lo

O OEE (Eficiência Global do Equipamento) é utilizado para monitorar como está o desempenho das máquinas e é essencial para que a gestão da manutenção possa tomar decisões mais assertivas, que vão trazer mais lucratividade ao seu negócio. Saiba tudo neste artigo!

O que é o indicador OEE e como calculá-lo

Toda empresa que quer ser mais competitiva precisa estar atenta a alguns parâmetros para controlar a qualidade dos seus processos. Esses parâmetros vão direcionar as ações da empresa, que vão desde o chão de fábrica até os cargos diretivos. Os resultados precisam ser medidos e acompanhados para nortear os planejamentos e investimentos.

Para o sucesso de uma gestão empresarial, o setor de manutenção precisa ser meticulosamente gerenciado para que imprevistos como parada de produção não causem prejuízos ao seu negócio. Neste sentido, alguns indicadores de manutenção têm um papel importante na avaliação de desempenho das máquinas e equipamentos. Máquinas disponíveis para a produção e em alta performance trará benefícios financeiros à empresa, assim como um aumento na qualidade dos produtos. 

Hoje falaremos sobre um indicador de qualidade muito importante, o OEE (Eficiência Global do Equipamento), que é utilizado para monitorar como está o desempenho das máquinas. Este monitoramento é essencial para que a gestão da manutenção possa tomar decisões mais assertivas, que vão trazer mais lucratividade ao seu negócio. Mas o que é OEE? Qual a importância da sua utilização para o sucesso da sua empresa? Continue acompanhando este artigo e saiba o que é, a importância e como calcular a Eficiência Global do Equipamento (OEE). 

Compartilhe!

O que é OEE?

Overall Equipment Effectiveness ou Eficiência Global do Equipamento, mais comumente representado pela sigla OEE, é um indicador de qualidade que foi introduzido por Seiichi Nakajima, um dos criadores da TPM (Manutenção Produtiva Total). O OEE é utilizado para verificar e rastrear como está a eficiência dos equipamentos durante a produção.

Com o cálculo e controle do OEE, a empresa consegue ter um controle melhor sobre a frequência que os seus equipamentos estarão disponíveis, que tão rápido está sendo a sua produção ou ainda o número de produtos que não geraram nenhuma perda na produção. É possível saber tudo isso porque o OEE considera três outros  indicadores de extrema importância que são:

  • Disponibilidade;
  • Desempenho;
  • Qualidade.

Para entender melhor como realizar o cálculo do OEE, vamos entender melhor cada um dos indicadores que ele considera e como fazer cada cálculo.  

1) Disponibilidade

A disponibilidade é um indicador importante que vai determinar se certo equipamento está disponível para as ordens de serviços ou solicitações de trabalho ou ainda se ele está em estado operacional ou seja, ela nos diz sobre os tempos de parada na linha de produção. 

Ele pode ser relacionado com o tempo que o equipamento trabalhou em comparação com o tempo que ele estava disponível para uso. Para o cálculo da disponibilidade, observe a seguinte fórmula:

formula disponibilidade oee engeman 300x81 - O que é o indicador OEE e como calculá-lo

Fórmula de Disponibilidade

 

Pelo padrão de Classe Mundial, o resultado do cálculo de disponibilidade deve ser maior ou igual a 90%. 

2) Desempenho

O desempenho analisa como está sendo a produção de determinado equipamento. Esta análise é feita através da velocidade que o equipamento deveria funcionar e o quanto ele funciona efetivamente. Este indicador vai medir a performance do equipamento. A fórmula para o cálculo é a seguinte:

formula desempenho performance oee engeman 300x81 - O que é o indicador OEE e como calculá-lo

Fórmula de Desempenho

O tempo de produção ideal é aquele tempo que a máquina foi programada para funcionar e o tempo de produção real é aquele  tempo que a máquina funcionou efetivamente. Pelo padrão de Classe Mundial, o resultado do cálculo de desempenho deve ser maior ou igual a 95%. 

3) Qualidade

No item de desempenho, é considerado apenas a velocidade de produção da máquina. Mas como sabemos, a qualidade dos produtos é um item fundamental para garantir a competitividade do seu negócio. No indicador de qualidade a empresa vai definir quais são os critérios dos seus produtos e a partir daí fazer uma análise criteriosa de tudo que é produzido. Todo material que sair das especificações estabelecidas anteriormente é considerado perda (refugo). Para o seu cálculo, utilizaremos a fórmula:

formula qualidade oee engeman 300x81 - O que é o indicador OEE e como calculá-lo

Fórmula de Qualidade

 

Pelo padrão de Classe Mundial, o valor resultado do cálculo de qualidade deve ser maior ou igual a 99,9%. 

Como faz o cálculo do OEE?

Bom, como agora você  já sabe o que é cada um dos três indicadores que estão envolvidos no OEE, vamos ao seu cálculo propriamente dito. Conforme mencionado anteriormente, o OEE considera a disponibilidade, desempenho e qualidade. As três grandezas são diretamente proporcionais, sendo assim para o cálculo, utilizaremos a seguinte fórmula:

formula oee engeman 300x81 - O que é o indicador OEE e como calculá-lo

Fórmula do OEE

Pelo padrão de Classe Mundial ou World Class OEE, o resultado deste cálculo deve ser maior ou igual a 85%. Fazer o controle do valor do OEE permite que os gestores saibam como está a eficiência da sua empresa e assim tomar atitudes efetivas para melhorar os seus resultados. 

Exemplo de cálculo do OEE

Para saber o OEE, é necessário calcular cada indicador separadamente e, ao final, multiplicar todos os resultados. Vamos a um exemplo para você entender melhor.

Suponha que determinada máquina funciona em 2 turnos de 8 horas. Sendo assim, o seu funcionamento é de 16 horas por dia. Durante o dia de trabalho, esta máquina do nosso exemplo não funcionou todo o tempo, pois foi preciso fazer algumas paradas: 10 minutos para a troca de operador e 20 minutos para resolver um problema que ela apresentou. Esta máquina está projetada para produzir 60 produtos por minuto, mas neste dia, ela produziu apenas 54 por minuto. Destes 54 produtos, 2 tiveram que ser refeitos e 1 foi perdido. Com todas as informações sobre a produção desta máquina, vamos aos cálculos!

Começaremos aqui pelo cálculo da disponibilidade. Nossos dados:

  • Tempo programado para funcionamento: 960 minutos
  • Tempo total de paradas: 30 minutos (10+20)

Disponibilidade = Tempo em produção / Tempo em produção + Paradas
Disponibilidade = 960 / 960 + 30
Disponibilidade = 960 / 990
Disponibilidade = 0,9696 X 100
Disponibilidade = 96,96%

Agora passamos ao seguinte passo que é o cálculo de desempenho desta máquina. Como o nosso cálculo vai ser feito por quantidade de produtos, vamos mudar na fórmula o que está sendo analisado. Vamos aos dados:

  • Produção em 1 minuto real: 54
  • Produção em 1 minuto ideal: 60 

Desempenho = Produção real / Produção ideal
Desempenho = 54 / 60
Desempenho = 0,9 X 100
Desempenho = 90%

Na sequência, vamos calcular a qualidade dos produtos produzidos por esta máquina. Nossos dados são:

  • Quantidade produzida: 54
  • Quantidade refugada: 1
  • Quantidade de retrabalho: 2

Qualidade = Qtde produzida – Qtde  refugada – Qtde retrabalho  / Qtde produzida
Qualidade = 54 – 1 – 2  / 54
Qualidade = 51 / 54
Qualidade = 0,944 X 100
Qualidade = 94,4%

Depois de calculados os três indicadores, já podemos ir ao cálculo do OEE:

OEE = Disponibilidade (%) x Desempenho (%) X Qualidade (%)
OEE =  96,96% X 90% X 94,4%
OEE = 82,37%

Depois dos cálculos realizados e com os índices em mãos, o gestor tem uma tomada de decisões embasada em dados reais para encontrar maneiras eficientes de aumentar os seus índices de OEE, levando benefícios à sua empresa. Mas quais são os benefícios de manter o OEE alto, segundo os padrões de classe mundial? Respondo em seguida!

Benefícios do OEE

Utilizando os cálculos de OEE e mantendo o seu percentual dentro dos padrões adequados, sua empresa será mais competitiva. Sua empresa terá benefícios como:

  • Otimização de custos com manutenções;
  • Melhor qualidade dos produtos;
  • Planejamento assertivo;
  • Otimização do tempo;
  • Aproveitamento estratégico das máquinas;
  • Maior produtividade;
  • Maior lucratividade pelo aumento da produção dos equipamentos;
  • Melhorar a Capacidade Produtiva da empresa, entre outros.

O OEE é um índice muito importante para uma administração eficiente de qualquer empresa. Conhecendo ele é possível entender como a eficiência dos equipamentos age na produção. Um OEE que está baixo pode indicar que há muito tempo de inatividade e consideráveis perdas de produção. 

OEE e TPM

O OEE é um conceito que surgiu na metodologia TPM (Manutenção Produtiva Total). O objetivo central dos dois programas é a falha e defeito zero.  As ações do terceiro e quarto pilares da TPM são muito importantes pois eles têm influência direta na OEE.  Na Melhoria Específica, por exemplo, são realizadas ações com o objetivo de  eliminar as seis grandes perdas que têm influência direta na OEE. Estas seis grandes perdas são:

  • Quebra;
  • Setup;
  • Tempo ocioso;
  • Baixa velocidade;
  • Defeitos no processo e retrabalhos;
  • Start-up.

Uso de softwares para controle de OEE

O OEE é um dos principais indicadores para medir a eficiência na indústria.  Fazer o seu controle adequadamente traz enormes benefícios a qualquer empresa. Com o grande número de  equipamentos, fazer o controle de todo o histórico em planilhas dificulta muito o trabalho dos gestores, além de comprometer a confiabilidade dos dados. Por isso, softwares de gestão são a melhor solução para que os dados sejam utilizados para o correto cálculo do OEE. 

Utilizar um software que tenha um módulo mobile, por exemplo, permite que todas as informações sejam lançadas em tempo real, todas as paradas, ordens de trabalho e dados da performance do equipamento para que as ações sejam tomadas mais rapidamente.

Com a indústria 4.0, aquelas organizações que não se adequarem à tecnologia verão os seus concorrentes passando à frente, conseguindo aumentar os seus índices de OEE e sendo assim mais competitivas no mercado. Softwares CMMS permitem que dados críticos sejam reunidos em um só lugar e assim fazer uma gestão à vista mais eficiente. 

Você sabia que o Engeman® possui várias ferramentas e relatórios que facilitam a sua gestão da manutenção e ajudam a sua empresa a aumentar o OEE? Solicite uma demonstração com nossos especialistas e veja todas as possibilidades que a nossa solução tem para a sua empresa! 

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos