Manutenção Preventiva de Geradores de Energia: como controlar e evitar imprevistos?

Veja neste artigo a importância da Manutenção Preventiva em Geradores de Energia para evitar imprevistos na sua empresa. Acompanhe!

Veja neste artigo a importância da manutenção preventiva em geradores de energia para evitar imprevistos na sua empresa. Acompanhe!

Existem eventos que não estão sob nosso alcance evitar, como o último apagão geral que 5 regiões do Brasil tiveram no dia 15 de agosto de 2023. Eventos como esse podem ser um problema sério para a indústria em geral!

Sabemos ainda que existem ramos de atividades que, com a falta de energia, podem causar sérios transtornos, por exemplo em hospitais, shoppings, redes de supermercados, condomínios, grandes indústrias etc. Por esse motivo, muitas empresas, como ‘stand by’, utilizam geradores de energia para esses momentos de apagão.  

Se a sua empresa possui geradores de energia, é essencial que a manutenção deles esteja em dia. Entre os tipos de manutenção mais utilizados, é fato que a preventiva é a mais adequada para evitar ser surpreendido por um apagão e o seu gerador não funcionar!

Pensando nisso, trouxemos esse artigo para falar sobre a importância da manutenção preventiva em geradores de energia. Entenda mais a continuação!

Compartilhe!

O que é um Gerador de Energia?

Um Gerador de Energia é um equipamento que converte uma forma de energia (mecânica, térmica, solar, eólica ou química) em energia elétrica. Os geradores são muito utilizados na geração de eletricidade para abastecer residências, indústria, hospitais ou qualquer outro local.

Existem vários tipos de geradores e cada negócio se adapta ao que melhor se encaixa à sua realidade. Com esta opção, é possível lidar com apagões inesperados, locais remotos que não têm acesso à rede elétrica e até mesmo reduzir o consumo de energia elétrica através da produção própria em horários de pico.

A fonte de energia para mover os geradores podem ser diversas como:

  • Combustão: gasolina, diesel ou gás natural;
  • Eólicos: energia cinética do vento em eletricidade por meio de pás ou hélices que giram em um gerador;
  • Solares: painéis fotovoltaicos para converter energia solar em eletricidade;
  • Termelétricos: ocorrência química ou uma fissão nuclear.

Existem outras fontes e todas elas têm um único objetivo: transformar outras formas de energia em eletricidade. 

Por que utilizar um gerador de energia?

Falando em ‘Preventiva’, você sabia que optar por utilizar geradores, de certa forma é uma ação preventiva que sua empresa está fazendo?

Isso mesmo! Uma queda de energia pode trazer uma série de prejuízos:

  • Defeito no maquinário, devido ao desligamento repentino;
  • Paradas não programadas e consequentemente prejuízos na produção;
  • Perda de produtos perecíveis por falta de refrigeração;
  • Danos à integridade física das pessoas que estão no ambiente;

Imagine se um hospital neonatal, o qual possui respiradores essenciais para a sobrevivência de bebês prematuros, precisar interromper um tratamento intensivo por falta de energia elétrica? Que lástima! Normalmente, em ambientes hospitalares, por exemplo, existem geradores potentes para evitar justamente problemas assim.

Para um frigorífico, por sua vez, se seus produtos que precisam ser conservados em baixas temperaturas não estiverem no ambiente e temperatura adequados, certamente resultará em prejuízos.

Uma empresa que se preocupa com a saúde financeira de seu negócio, provavelmente avaliará os custos entre investir em geradores potentes versus os custos com paradas e perdas produtivas.

Sem falar que investir em um gerador de energia, pode contribuir com a redução de custos com a companhia elétrica, uma vez que em horários de pico existe a opção de usar a energia dos geradores ao invés da energia elétrica convencional.

Portanto, se sua empresa se enquadra em um perfil parecido com o citado acima, geradores de energia serão facilitadores para o sucesso do seu negócio.

Dica de leitura: Manutenção Elétrica Industrial: confira passo a passo de como realizar

Tipos de manutenção ideal para geradores de energia

Para prolongar a vida útil dos seus ativos é essencial realizar manutenções e não seria diferente no caso dos gerados, principalmente agora que já temos ciência de sua importância.  

Manter um ciclo de manutenção de seus geradores não é uma tarefa simples, pois pode variar entre tipos de manutenção como: corretiva, preventiva, preditiva, detectiva, dentre outras.

Além do mais, quando estamos falando de um gerador, estamos falando também da manutenção em seus subcomponentes como:

  • Motor;
  • Bateria;
  • Painel de controle;
  • Sistema de combustível;
  • Alternador;
  • Regulador de tensão.

É importante monitorar cada subcomponente, acompanhar os cronogramas dos planos de manutenção, controlar peças de substituição, dispor de profissionais especializados para a execução, seja interno ou terceirizado. Outro ponto de destaque é manter históricos confiáveis destas manutenções a fim de obter indicadores do Tempo Médio entre Falhas (MTBF) , por exemplo.

No ciclo de manutenção dos geradores é fundamental uma manutenção detectiva por exemplo, pois a um sinal de deterioração é possível programar uma corretiva e assim evitar prejuízos de diversas naturezas.

Como programar a manutenção de geradores no Engeman®?

Por não ser uma tarefa fácil, sabemos que muitas empresas não conseguem manter suas manutenções em dia, sem diferenciar qual momento é necessário uma preventiva ou preditiva. Em sua grande maioria, as manutenções são realizadas de forma corretiva, principalmente não planejada que, aliás, já dissemos muitas vezes por aqui, o quanto é custosa para a saúde de seu negócio.  

Uma solução EAM/CMMS é capaz de te ajudar nesse controle de manutenção. Ao escolher uma solução que controla manutenção, certifique-se que o software oferecerá:

  • Históricos dos ativos;
  • Históricos de manutenções dos equipamentos;
  • Controle de peças;
  • Diversos tipos de programação;
  • Controle de solicitações e ordens de serviços;
  • Indicadores de manutenção;
  • Relatórios gerenciais;
  • Cronogramas de manutenção;
  • Apontamentos de serviços e recursos humanos;
  • Integração com outros softwares;
  • Flexibilidade.

Mas voltando ao tema central que é a manutenção em geradores, queremos que você gestor visualize em sua rotina como a uma solução EAM/CMMS como o Engeman® pode ser útil nessa tarefa.

 

Como seguir um cronograma de manutenção preventivas no Engeman®?

Um dos principais problemas enfrentados pelos gestores no controle de manutenção é seguir o cronograma programado. Muitas vezes esses dados estão em planilhas eletrônicas que são deixadas de lado quando o volume de serviço aumenta e as anotações importantes começam a ficar ‘furadas’, ou seja, não são preenchidas periodicamente ou com os detalhes necessários para obter indicadores. 

Além disso, esse último, quase não aparece, justamente pela falha no preenchimento das informações. E com isso, o cronograma não é seguido, o que traz sérias consequências para o equipamento.

Em um cronograma de manutenção preventiva de geradores, pode ser resolvido problemas como:

  • Falha nos geradores, devido à desgastes de peças ou componentes;
  • Troca de filtros do combustível de ar;
  • Verificação na bateria;
  • Limpeza de modo geral;
  • Acompanhamento dos níveis de fluido e tantas outras.

O software Engeman® permite o acompanhamento diário das atividades que serão realizadas. Seja através de dashboard com informações gerenciais do backlog da semana, a disponibilidade diária de cada gerador, ou ainda calendário de 52 semanas, para uma gestão a médio e longo prazo.

Sem falar na geração automática de ordens de serviços que podem ser configuradas pelo time de PCM, que assim, pode otimizar seu tempo para outras demandas que surgem no dia a dia.

É certo que haverá custos com essas manutenções programadas, todavia, manter a periodicidade das manutenções, pode trazer economias de modo geral, pois evitará a substituição completa de um gerador ou grupo de geradores.

Monitoramento dos dados com o Engeman®

Além das manutenções periódicas, com o Engeman® é possível monitorar através de coletas de dados, o momento ideal de realizar uma manutenção, independentemente se foi feito uma intervenção preventiva, corretiva etc.

É possível fazer um checklist para inspeção e assim coletar dados como:

  • Coleta de leitura de horímetro do gerador;
  • Coleta dos testes de chaves de transferências a fim de analisar a integridade elétrica e mecânica de componentes;
  • Coleta de temperatura etc.

A questão é que, independente de a inspeção ser para uma coleta acumulativa, como o tempo que um gerador está em funcionamento, ou ainda a temperatura ideal que ele deve estar, os dados coletados podem ser registrados no Engeman®.

Através dos dados coletados é possível ainda definir o tipo de regressão a ser utilizado para analisar através de gráfico qual a tendência do seu gerador apresentar algum problema específico.  A análise de regressão ajuda a modelar as variáveis dependentes e independentes e a solução Engeman® trabalha com as regressões:

  • Linear;
  • Logarítmica;
  • Potência;
  • Exponencial;
  • Polinomial;
  • Automática.

Além disso, nossa solução permite ao gestor analisar cada registro de serviços realizados e assim ‘atacar’ a raiz do problema e não somente realizar manutenções corretivas.

 Conclusão

Depois de entendido a importância de manter em dia a manutenção dos geradores de energia, você viu como um software especialista é essencial para o controle assertivo das manutenções. 

Como você já viu por aqui antes, o software Engeman® é um sistema altamente flexível, ou seja, ele pode ser moldado de forma a atender as demandas específicas do seu setor. Isso pode ser feito através de telas personalizadas ou relatórios que são desenvolvidos para cobrir toda a sua demanda. 

Bom, agora que sua empresa não está mais no escuro, eleve sua gestão da manutenção para outro patamar. Tenha controles mais assertivos, indicadores reais e, claro, equipamentos disponíveis para seu negócio.

Conte conosco nessa jornada! Solicite um tour com nossos especialistas

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

     

    Siga-nos