Programação de Manutenção no Engeman®: 1ª- Periódica – Manutenção Baseada no Tempo (TBM)

Começamos hoje uma série de artigos sobre como realizar a Programação da Manutenção de forma eficiente com a ajuda do software Engeman®. Acompanhe para aprender tudo!

programacao-de-manutencao-no-engeman-tbm-periodica
Compartilhe!

É inegável que um bom gestor é aquele que programa todas as atividades da sua equipe de forma sistemática. Afinal, grandes empresas tendem a possuir uma grande quantidade de ativos e, assim, é essencial ter um planejamento adequado para conseguir abranger todos estes materiais.

Sabendo que a manutenção é fator crucial para o bom funcionamento de uma empresa e sua lucratividade, a gestão precisa assegurar o desempenho de todos os seus equipamentos para garantir a qualidade dos produtos e cumprimento de prazos junto aos seus clientes. Gerir todo um setor de manutenção só em planilhas é muito arriscado para qualquer negócio. Você perde em confiabilidade de dados, relatórios e em tempo de análise de dados.

Começamos hoje uma série de artigos onde mostraremos como realizar a programação da manutenção de forma eficiente com a ajuda do software Engeman®. Não perca nenhum artigo para aprender a ter uma gestão de sucesso! Acompanhe.

O software Engeman®

O Engeman® é um software de manutenção destinado a gestores e operadores de manutenção que desejam uma solução completa para gerir, com eficiência, processos como controle de documentação, planejamento de serviços, análises de causas e efeitos das ocorrências, controle de viagens, entre outras funcionalidades.

É um software flexível que se adapta às realidades da sua empresa, com opções de WEB, Mobile, Cloud, Client/Server, e vários outros recursos para a sua gestão programar as atividades do setor de forma estratégica.

É possível realizar vários tipos de programações de acordo com a sua demanda diária ou tipos de ativos. Veja a seguir como realizar a Programação Periódica no Engeman®.

O que é Manutenção Baseada no Tempo ou Periódica?

A Manutenção Baseada no Tempo (Time Based Maintenance – TBM), também chamada no Engeman® de Manutenção Periódica, refere-se às tarefas de manutenção de rotina realizadas em um ativo em intervalos de tempo fixos, independentemente de sua condição.

Como um tipo de manutenção preventiva, o objetivo da manutenção baseada no tempo é evitar falhas antes que elas aconteçam e melhorar o desempenho do ativo. Entretanto, como ela pode ser realizada quer seja necessária ou não, ela nem sempre estabelece um equilíbrio entre risco e recompensa.

Por exemplo, trocar o óleo de seu carro a cada 5.000 quilômetros, ao contrário dos 10.000 km recomendados pelo fabricante, pode levar a menos problemas, mas tem um custo. Embora um risco menor de falha possa ser uma recompensa em si mesmo, dinheiro e tempo são desperdiçados realizando a troca de óleo com mais frequência do que o recomendado.

Mesmo assim, a periódica pode ser benéfica quando usada como parte de uma estratégia maior de gerenciamento de manutenção, pois exige treinamento mínimo já que as tarefas baseadas no tempo são relativamente simples e normalmente não requerem treinamento extensivo para aprender.

Benefícios da Manutenção Baseada no Tempo ou Periódica

A Programação Periódica tem alguns benefícios como:

  • Pode apresentar um custo mais baixo a longo prazo já que em comparação com a manutenção corretiva emergencial, a manutenção baseada no tempo é relativamente barata;
  • É fácil de implementar já que não requer sensores ou equipamentos adicionais para decidir quando os ativos precisam de manutenção;
  • É previsível pois, por seguir um intervalo de tempo definido, os cronogramas de manutenção são consistentes e calculados;
  • É eficaz para ativos em funcionamento contínuo onde um desgaste maior é mais provável, permitindo que o trabalho de manutenção seja programado em intervalos regulares

A Programação Periódica no Engeman®

No Engeman®, ela pode ser gerenciada e por suas características, a geração das ordens de serviço derivadas pode ser, inclusive, gerada por agendamento, propiciando cronogramas e previsões de custo muito úteis para a gestão da manutenção.

Vejamos como um plano de manutenção pode ser programado de forma periódica dentro do Engeman®:

Primeiro precisaremos que existam previamente um Ativo e um Plano de Manutenção cadastrados. Não entraremos aqui nesses detalhes de cadastramento.

Um bom local para definir uma manutenção periódica é na tela de Planos de Manutenção.

Nesta tela clique no botão equipamentos  equipamento engeman - Programação de Manutenção no Engeman®:  1ª- Periódica - Manutenção Baseada no Tempo (TBM)  e escolha a opção periódicas

menu periodicas engeman - Programação de Manutenção no Engeman®:  1ª- Periódica - Manutenção Baseada no Tempo (TBM)

Menu Periódicas no Engeman®

 

Então definimos em quais equipamentos ou localizações o plano de manutenção em questão será programado de forma periódica e a periodicidade específica de cada um.

tela periodicas engeman 1024x223 - Programação de Manutenção no Engeman®:  1ª- Periódica - Manutenção Baseada no Tempo (TBM)

Tela de Periódicas do Engeman®

Este processo de programação é simples, eficiente e não requer estrutura de controle para sua realização, uma vez que esta é realizada integralmente pelo computador. Basta que o usuário forneça o período, apenas uma única vez no startup do plano, indicando a data da última ou próxima manutenção, então o cálculo das demais datas de execução do plano será realizado automaticamente.

O Engeman® gerenciará o processo de emissão de ordens de serviços, quando ocorrer programação de mais de um plano de manutenção para o mesmo ponto de aplicação, mesmo setor executante e mesma data de realização. Este fato acontece quando os parâmetros de programação são múltiplos, exemplo: semanal (7 em 7 dias), mensal (28 em 28 dias), sendo que 28 = 7×4. Neste caso, o usuário poderá emitir apenas a ordem de serviço referente à maior periodicidade, pois esta poderá englobar as atividades do plano semanal, racionalizando assim a emissão de documentos.

Os períodos podem ser estabelecidos de acordo com as instruções do fabricante. Porém sempre haverá a necessidade de se adequar o período com a disponibilidade de recursos humanos. Um processo que facilita a programação periódica é a determinação de períodos múltiplos de 07 dias, possibilitando:

  • Programação de serviços em dias da semana predeterminados;
  • Programação de serviços fora dos finais de semana;
  • Programação de serviços, com períodos diferentes, na mesma data, para o mesmo ponto de aplicação.

Como definir a Manutenção Baseada no Tempo ou Periódica?

A programação periódica deve ser versátil, permitindo ao gestor modificá-la. A tendência destas mudanças, na maioria dos casos, será para aumentar o período, o que é uma consequência natural dos benefícios de uma manutenção bem realizada de forma sistemática.

Os dias da semana programados para os diversos períodos podem ser coincidentes ou não. A maioria das aplicações deste tipo de programação fazem com que sejam coincidentes. Ex.: manutenções semanais, mensais e semestrais – No dia da manutenção semestral, também deverá ser realizada a mensal e a semanal. O Engeman® emitirá uma única ordem de serviço, descrevendo os procedimentos a serem executados.

Uma vez determinado os parâmetros, as ordens de serviço poderão ser calculadas e emitidas. O fechamento delas, reprograma automaticamente a próxima data de execução, não havendo necessidade de se realizar novos startups.

O Engeman® permite a emissão consecutiva de mais de uma O.S. referente ao mesmo plano e mesma programação, dentro de um período estabelecido pelo usuário. Exemplo: se a periodicidade da programação for 7 dias e o período solicitado for de um mês, então será emitido pelo menos 4 O.S. para o ponto de aplicação.

geracao periodicas engeman 1024x513 - Programação de Manutenção no Engeman®:  1ª- Periódica - Manutenção Baseada no Tempo (TBM)

Tela Geração de Periódicas no Engeman®

Duas coisas são particularmente importantes na programação periódica do Engeman®:

  • Priorizar: este campo tem o valor padrão para priorizar = sim. Quando a priorização está marcada com “sim”, significa que planos com o número de periodicidade menor serão excluídos em detrimento de planos com periodicidade maior, ou seja, um plano de manutenção de 7 dias será excluído, caso um plano de manutenção de 14 dias tenha a programação para a mesma data. Isto ocorre porque, geralmente, os planos de maior número de periodicidade contêm, em seu checklist, toda a operação que deveria ser realizada nos planos de menor periodicidade, reduzindo-se assim o número de O.S. emitidas. Para que um plano seja emitido, independente da priorização, marque este campo com o valor “não” priorizar.
  • Manter Ciclo: Mesmo que uma ordem de serviço seja realizada fora da data programada, o Engeman® poderá manter as datas de programação originais para não prejudicar outras programações existentes. Para isso, a opção” Manter Ciclo” deverá estar marcada com S (Sim), por exemplo:
    • Programação semanal período = 7 dias
    • Data prevista para execução da manutenção: 13/07/2019
    • Data de realização efetiva (data de fechamento da O.S.): 16/07/2019
    • Data da última manutenção para fins de programação = 13/07/2019
    • Data da próxima manutenção calculada pelo Engeman® = 20/07/2019

Se a opção “Manter Ciclo” estiver marcada com N (Não), o Engeman® irá calcular a data da próxima manutenção a partir da data de fechamento da O.S., ou seja, dia 16/07/2019, e a próxima manutenção será dia 23/07/2019.

calendario periodicas engeman 1024x517 - Programação de Manutenção no Engeman®:  1ª- Periódica - Manutenção Baseada no Tempo (TBM)

Tela Calendário de Periódicas do Engeman®

Acredito que com essas informações já será possível que você gere inúmeras manutenções periódicas.

Conclusão

O software Engeman®, que é um software especialista em gestão da manutenção, é uma ferramenta essencial para que a sua equipe possa programar toda a sua manutenção com a confiabilidade e agilidade que a alta concorrência do mercado na atualidade exige. Vimos neste artigo como a Programação de Manutenção Periódica – Manutenção Baseada no Tempo (TBM) é importante e como realizá-la dentro do Engeman®.

No próximo artigo continuaremos falando sobre Manutenção Baseada no Tempo, porém, tratando da forma de programação porData Específica” no Engeman®.

Até lá!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos