Programação de Manutenção no Engeman®: 2ª- Data Específica – Manutenção Baseada no Tempo (TBM)

Seguindo com a nossa série sobre a Programação da Manutenção com a ajuda do software Engeman®, abordaremos hoje o planejamento por Data Específica. Acompanhe!

programacao-de-manutencao-no-engeman-tbm-data-especifica
Compartilhe!

No último artigo falamos sobre a Manutenção Baseada no Tempo (TBM) e sua importância e demos enfoque na forma de programação periódica, que gera as ordens de serviço baseado em dias corridos.  

Esta forma é muito eficiente quando precisamos que as manutenções preventivas sejam geradas sequencialmente sem que haja nenhuma outra condição que não apenas o tempo corrido.  

Porém, para algumas outras situações em que somente o tempo corrido não é suficiente e precisamos também avaliar outras características do tempo, como uma semana específica do ano ou do mês, um dia específico em um mês ou até mesmo um dia da semana específico em cada semana, as programações puramente periódicas não conseguirão atender a todos os detalhes.

Pensando nisso, o Engeman® possui uma forma de programação, ainda baseada em tempo, que leva em consideração essas variáveis em sua programação, chamada de Data Específica. Acompanhe como esse tipo de programação pode ser feita no Engeman®.

Planejamento por Data Específica

Este processo de programação opera de forma semelhante ao da periódica, porém com datas específicas, tais como:

  • Manutenção realizada todo dia 01 de cada mês;
  • Manutenção realizada todo dia 25 de dezembro de cada ano;
  • Manutenção realizada apenas de segunda a sexta-feira de cada semana.

Nesse formato o Engeman® permite a emissão consecutiva de mais de uma O.S. referentes ao mesmo plano e mesma programação, dentro de um período estabelecido pelo usuário. Exemplo: se a programação for para todo dia primeiro de cada mês e o período solicitado for de um ano, então serão emitidas pelo menos 12 O.S. para o ativo.

Uma vez determinados os parâmetros, as ordens de serviço poderão ser calculadas e emitidas. O fechamento destas reprograma automaticamente a próxima data de execução, não havendo necessidade de se realizar novos startups.

Mesmo que uma ordem de serviço seja realizada fora da data programada, o Engeman manterá as datas de programação originais para não prejudicar outras programações existentes.

 

A Programação por Data Específica no Engeman®

Para programar um plano com esse tipo de operação, precisamos nos atentar a alguns pontos dentro do Engeman®. 

planejamento de manuencao tbm data especifica engeman 1024x344 - Programação de Manutenção no Engeman®:  2ª- Data Específica - Manutenção Baseada no Tempo (TBM)

Planejamento Data Específica

Ao acessar, dentro do plano de manutenção, a opção por Data Específica, são exibidas as informações:

  • Status da programação: ativo ou não – se for ativo o sistema calculará as O.S. para a programação.
  • Aplicação: equipamento ao qual será aplicado o plano de manutenção.
  • Localização (TAG): local onde será aplicado o plano de manutenção, independente da aplicação. Se houver mais de uma aplicação na mesma localização, será gerada uma ou mais O.S. para cada uma delas.
  • Data específica diferenciada em dia – mês – ano – dia da semana: Para especificar uma data repetitiva, como dia e mês para qualquer ano, deixe o campo de ano com valor zero – idem para o dia da semana.
  • Semana do Ano: Informe o número da semana do ano para a manutenção e o dia da semana (DOM a SAB). A primeira semana do ano, por definição, é a semana que contém o maior número de dias de janeiro. Em outras palavras, a primeira semana do ano é a que contém o dia 4 de janeiro. O ano pode possuir 52 ou 53 semanas, dependendo da distribuição dos dias. Sendo assim, evite cadastrar manutenções que apareçam somente na semana 53 pois esta ocorrência é rara e a manutenção não será executada anualmente. Para aplicar uma manutenção somente a um determinado ano, informe o ano referente.
  • Semana do Mês: informe o número da semana dentro de um mês (1 a 6) e o dia da semana (DOM a SAB) da manutenção. Exemplo: determinando a semana do mês = 1 e o dia da semana = QUA, a manutenção será realizada em toda a primeira quarta-feira de um mês. (mesmo que o dia primeiro do mês caia numa sexta-feira, a primeira quarta-feira será na semana seguinte, ou seja, na semana dois do mês). Se quiser aplicar esta manutenção para somente um determinado ano, informe o ano desejado.

DICA IMPORTANTE: Para garantir que a O.S. seja gerada sempre em qualquer dia da última semana do mês, informe o valor “6” no campo “Semana do Mês”. Se o mês tiver somente 4 ou 5 semanas, a O.S. será gerada na última semana de toda forma.

  • Data da última manutenção: data a partir da qual será realizado o startup do plano.
  • DDS (Dia da Semana): Este campo é apenas informativo. Indica o dia da semana em que ocorreu a última manutenção.

Conclusão

Com essas informações podemos criar programações de manutenção muito mais assertivas, que não terão somente o dia corrido como parâmetro.

Criar uma programação de um plano por Data Específica não invalida uma outra programação periódica feita para o mesmo plano de manutenção e no mesmo ativo, mas, pode gerar problemas de duplicação de serviços se não estivermos atentos.

O Engeman® consegue lidar com isso automaticamente em um recurso chamado de Planos Concorrentes. Sobre este assunto falaremos com mais detalhes no próximo artigo, ainda sobre um tipo de manutenção que pode ser entendido muitas vezes como baseado em tempo, mas, que já introduz um novo tipo de programação: as Manutenções Baseadas em Condição (CBM) – essa programação é a Programação Acumulativa. Até lá!

Leia também o primeiro artigo da série: Programação de Manutenção no Engeman®: 1ª- Periódica – Manutenção Baseada no Tempo (TBM)

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos