PCM: Como implantar na sua empresa?

263987 pcm como implantar na sua empresa 810x540 - PCM: Como implantar na sua empresa?

Para a empresa funcionar, é preciso se preocupar com diversos aspectos. É necessário cuidar da produção, das vendas e do atendimento das exigências específicas dos clientes. Embora nem sempre seja considerada como um processo crucial, a manutenção de equipamentos também é determinante. Nesse sentido, o Plano de Controle e Manutenção (ou PCM) merece destaque.

Grande responsável por cuidar da parte operacional de um empreendimento, o planejamento deve ser idealizado e implementado da forma correta. Com isso, é possível obter todos os resultados almejados.

Para entender melhor, veja como implantar o PCM na sua empresa e descubra qual é o papel da tecnologia nessa etapa.

O que é o Plano de Controle e Manutenção?

O Plano de Controle e Manutenção reúne diversas táticas e ações que visam a garantir a organização dos processos de manutenção. Como as empresas já sabem, a atuação preventiva ou preditiva é muito mais adequada e barata que a corretiva. Então, o PCM surge para organizar essas questões e definir a melhor maneira para que as medidas corretas sejam aplicadas.

Com o uso adequado dessa possibilidade, surgem diversos benefícios. Há, por exemplo, um aumento da produtividade. Como as máquinas funcionam de forma melhor, as chances de paradas são menores e o desempenho é favorecido. Também há um incremento na segurança, pois interrupções abruptas podem causar acidentes — e elas se tornam menos frequentes.

Para completar, ocorre uma redução nos custos. A manutenção feita de forma prévia custa menos, além de ajudar a aumentar a produtividade e a durabilidade dos equipamentos. A execução do PCM, portanto, oferece uma série de benefícios.

Como implementar o Plano de Controle e Manutenção?

A implantação desse planejamento passa por algumas etapas referentes à organização e ao preparo. Desse modo, é possível garantir que a fase de manutenção seja executada de maneira otimizada no negócio.

Na sequência, veja alguns meios para obter uma implementação de sucesso e como cada etapa tem que ser realizada.

Faça um acompanhamento de indicadores

A forma como a manutenção é executada varia ao longo do tempo. Sendo assim, é preciso identificar o desempenho para reconhecer como anda a evolução, por exemplo.

Para que a implementação do PCM seja bem-sucedida, portanto, é indispensável definir as métricas corretamente. A ideia é comparar os tempos, os custos e até as avaliações de processos anteriores. Assim, fica mais fácil tomar decisões e alocar recursos, como os profissionais da manutenção.

Tenha um controle de backlog

Da mesma forma que é importante registrar e acompanhar os indicadores, manter um backlog é essencial. Esse controle de trabalho acumulado permite que a gestão entenda quais são as manutenções que custam mais, por exemplo.

Também é um jeito de verificar o que não está concluído e como superar os principais obstáculos. Ainda permite excluir serviços que não são relevantes e reprogramar tarefas que deviam ter sido finalizadas, mas que não foram executadas.

Priorize as manutenções

Em um ambiente repleto de necessidades, é natural que as manutenções programadas devam ser colocadas em prática em momentos ou de formas diferentes. Para que o PCM seja implantado do jeito certo, a priorização é essencial.

As críticas, por exemplo, têm que ser sempre executadas e têm relevância na qualidade produtiva. Já as normais devem ser realizadas de forma cíclica e contam com efeito moderado. Já as desejáveis são cíclicas, mas não têm grandes impactos na disponibilidade ou na qualidade produtiva.

Tenha um cronograma bem negociado

Outro ponto para a implementação consiste em cuidar do cronograma. É essencial garantir que o procedimento seja negociado com a área de produção e demais segmentos afins. Muitas vezes, a manutenção sabe o que e como fazer, mas o equipamento não está liberado ou as peças necessárias não foram compradas. Com reuniões de alinhamento, é possível resolver essa questão.

Na hora de distribuir as funções da equipe, tome cuidado para não ocupar todo o tempo disponível. Isso abre espaço para imprevistos e emergências e gera melhor atendimento das necessidades.

Reconheça e vença os desafios

Durante a implementação desse programa, há algumas questões que atrapalham a sua execução. É essencial, portanto, identificar os pontos e definir rotas para vencê-los.

A desorganização interna, por exemplo, leva aos ruídos de comunicação. O melhor é garantir que haja total comunicação para evitar dificuldades. Outro problema é a falta de apoio gerencial. A gestão tem que entender que a produção é importante, mas a manutenção subsidia a conquista de resultados melhores.

Também é essencial conhecer o processo produtivo de forma completa. Isso ajuda a definir os equipamentos críticos e as ações de manutenção, além de evitar problemas com o dimensionamento de orçamento.

Como a Engeman® pode ajudar?

O Engeman® é um software de controle que auxilia a realizar muito mais que o planejamento de manutenções e o PCM. Ele oferece ferramentas para o controle de execução e ajuda a criar históricos, alertas de atraso e gerações de solicitações, entre outros elementos.

Trata-se de uma ferramenta completa para o apoio gerencial, o que faz com que planejadores e profissionais de execução sempre tenham os dados importantes. Na sequência, veja quais são os maiores diferenciais da solução.

Elevada flexibilidade

Cada implementação de PCM é diferente, já que as empresas têm necessidades distintas. O Engeman® reconhece isso e permite adicionar processos conforme a exigência — mesmo que eles não sejam comuns ao PCM. Com total confidencialidade, é possível ter a solução feita sob medida.

Grande confiabilidade

Não adianta elaborar um ótimo PCM e não ter segurança para executá-lo. Com o Engeman®, há um suporte com atendimento rápido e eficiente, o que garante o melhor uso. As informações também ficam protegidas, então é possível ter tranquilidade na adoção.

Experiência elevada

Desde a sua criação, o software já atendeu a empreendimentos de todos os portes e de várias áreas. Isso oferece expertise suficiente para garantir o funcionamento de acordo com as maiores necessidades.

Quais as principais empresas que a Engeman® já auxiliou?

Como a experiência é um dos diferenciais do Engeman®, é interessante conhecer alguns dos seus cases de destaque.

A Hershey’s Brasil é um bom exemplo. O negócio tinha dificuldades no cadastro de equipamentos, dados e materiais, além da falta de manutenções preventivas e de gerenciamento de custos. Com o Engeman®, todas as máquinas foram cadastradas e a manutenção passou a ser planejada de forma completa. Em menos de um mês, o sistema já estava rodando. Em média, a economia mensal foi de R$ 5 mil a R$ 10 mil.

Outro exemplo foi a atuação com a Transcodil, responsável pela entrega da Codil Alimentos. Como a logística é essencial, o Engeman® surgiu com a solução de gestão de frota. Então, a empresa pode cadastrar todos os veículos e realizar o planejamento da manutenção preventiva. Com a geração de relatórios, o empreendimento passou a experimentar a facilidade de controlar as trocas de peças e o uso dos equipamentos. Da atuação corretiva, o processo de manutenção ganhou visibilidade e planejamento.

A implantação do PCM deve ser feita de maneira estruturada e personalizada. Com a ajuda da tecnologia, como o Engeman®, a etapa se torna efetiva e capaz de gerar ótimos resultados.

Para verificar o desempenho, faça um teste gratuito do Engeman® e conheça as principais funcionalidades!

Deixar comentário.

cinco × cinco =

Share This