Saiba como a Inflex reduziu em 51,8% o tempo de máquina parada com o Engeman®

Conheça os detalhes de como a Inflex contou com um software especialista para reduzir seu tempo de máquina parada, integrar todos os seus dados e assim alcançar mais competitividade no mercado. Acompanhe!

case-de-sucesso-inflex-e-engeman

Paradas podem ser um sério problema nos negócios. Isso porque a grande competitividade da atualidade exige que a produção esteja a todo vapor. Afinal, se a concorrência tem o produto, por que vou esperar que a empresa resolva os problemas que poderiam ter sido evitados com uma boa gestão? 

Bom, para que isso não aconteça, os gestores estão cada vez mais atualizados à tecnologia pois ela é grande aliada na administração da empresa. Contar com softwares especialistas ajudam as organizações a não serem surpreendidas por problemas inesperados.

Para ilustrar melhor tudo isso, conversamos com o Yussef Harfouche, engenheiro de aplicação, e Delvani Gonçalves de Oliveira, gerente de manutenção da Inflex para saber os resultados obtidos por eles após utilizarem o Engeman® na sua estratégia. Acompanhe! 

Compartilhe!

Conheça a Inflex

A Inflex, Indústria de Embalagens Flexíveis, é uma das dez maiores indústrias do Brasil no segmento de embalagens laminadas. As várias certificações de qualidade que a Inflex possui são resultado da sua dedicação constante em produzir com qualidade as melhores embalagens.

Localizada em Dourados – MS e com 32 anos de existência, a Inflex produz embalagens variadas como:

  • Embalagens com Zíper;
  • Plásticos Filmes;
  • Embalagens para Ração;
  • Embalagens Ziplock;
  • Sacos Laminados;
  • Embalagens Certificadas;
  • Sacos Herméticos;
  • Sacos Plásticos;
  • Embalagens Transparentes.

Estes são apenas alguns entre vários outros tipos de embalagens produzidas pela Inflex, sempre procurando atender os seus clientes com qualidade.

Dificuldades enfrentadas pela Inflex antes da utilização do Engeman®

A utilização da tecnologia na gestão de manutenção pode ser uma ferramenta muito eficaz para melhorar processos operacionais e reduzir custos. 

Segundo Yussef, a Inflex tinha dificuldades como a falta recursos de sistema para uma melhor gestão do lead time da equipe nos diversos tipos de manutenção dos ativos”.

Trabalhar com ferramentas que não são especialistas pode fazer com que a sua gestão não tenha aquele olhar diferenciado, ou não possua ferramentas cruciais para a sua tomada de decisões. 

Outra dificuldade citada, desta vez por Delvani, foi que “antes do Engeman®, a manutenção de ativos se dava através de uma ferramenta de ERP, que não era centrada em manutenção”. 

Resultados alcançados pela Inflex com a utilização do Engeman®

Delvani nos contou que depois de consultar outros softwares no mercado, e também com outra empresa conhecida da Inflex, eles optaram pelo Engeman®.

No que diz respeito à execução dos serviços de manutenção, o Engeman® ajudou a Inflex a administrar os dados para uma gestão eficaz. Segundo Yussef, a ferramenta é completa e muito dinâmica. Através do Engeman®, nossa equipe de manutenção consegue administrar dados essenciais para uma gestão completa de todas as modalidades de manutenção implementadas na Inflex”. 

Após um estudo detalhado do Engeman®, viabilizamos a manutenção preventiva com base na utilização das máquinas. Com o sistema de monitoramento de produção integrado ao Engeman®, a coleta acumulativa se tornou automática, assim fizemos um estudo de equivalência manutentiva periódica para acumulativa. Com essa previsão reduzimos a incidência de manutenções preventivas desnecessárias, além de um melhor controle do planejamento para a realização das mesmas”, relatou Yussef

inflex engeman gestao da manutencao resultados - Saiba como a Inflex reduziu em 51,8% o tempo de máquina parada com o Engeman®

Gráfico Manutenção Corretiva por Máquina (h/mês) – INFLEX

Yussef continuou: segundo os apontamentos de motivo de parada no ERP da empresa, tivemos uma queda de 51,8% no tempo de máquina parada por motivos de manutenção corretiva em relação ao ano de 2020. Redução proveniente de uma manutenção focada e assertiva”.

O software Engeman®  já ajudou a milhares de clientes que, além de utilizarem, indicam a nossa solução para que outras empresas possam colher bons resultados. Deste modo, através da indicação de um amigo, a Inflex conheceu o Engeman® e obteve excelentes resultados na diminuição de paradas para manutenção corretiva.  

Benefícios do Engeman® destacados pela Inflex

Pode-se dizer que uma ferramenta completa é aquela que abre um leque de possibilidades para o seu usuário, que é moderna, com recursos focados em agilidade, qualidade e segurança, que aumentam a produtividade e melhoram o planejamento dos serviços de manutenção.

Para a Inflex, o Engeman® permitiu a “integração com outros softwares transformando a manutenção tradicional em 4.0, ferramentas essenciais para a gestão eficaz da manutenção e assistência técnica excelente, segundo Yussef 

A integração com outros softwares permite à empresa explorar inúmeras ferramentas aliadas à tecnologia para que a gestão seja eficaz. O Engeman®, que é um software CMMS especialista em manutenção, possui ferramenta própria para criar a integração com qualquer outro software, independente de arquitetura ou fabricante. 

Delvani disse que, “a integração com sistema de supervisão foi o que mais nos chamou a atenção no início e foi o fator primordial da escolha do Engeman®. Hoje conseguimos integrá-lo e os registros são quase que na totalidade de forma automática. Estamos implantando para atualizar também via mobile. Muitas funções são nativas do Engeman®, mas conseguimos personalizar para fazer de uma forma ainda mais amigável para todos os usuários do sistema”. 

O Engeman® e a manutenção preditiva da Inflex

Com relação à manutenção preditiva/por condição nos equipamentos, o Engeman® também ajudou a Inflex a mudar seus resultados.

Recentemente a empresa integrou a manutenção preventiva utilizando planos com base na coleta acumulativa autônoma. Com isso liberamos tempo da equipe para realização de manutenções preditivas. O primeiro plano de análise termográfica foi lançado para a análise de painéis elétricos, atuando em paralelo com as manutenções preventivas”, disse Yussef.

Conclusão

Como você pôde ver, o uso de um software especialista permite uma otimização dos resultados. O retorno do investimento é alto, fazendo com que sua empresa seja ainda mais competitiva no mercado.

Como em toda empresa que necessita de suas máquinas em perfeito estado para garantir uma produção de qualidade superior, a Inflex necessita de uma manutenção eficaz para garantir aos seus clientes as melhores embalagens do segmento em que atua. Com o Engeman®, uma excelente ferramenta, e colaboradores bem capacitados, continuaremos evoluindo a manutenção da nossa empresa. Hoje utilizamos também na gestão de pessoas para otimizar a nossa produtividade”, finalizou Yussef.  

Assim como a Inflex, seja você também um dos mais de dois mil clientes que já estão tendo excelentes resultados com a nossa solução. Solicite uma demonstração e tenha resultados fantásticos na sua gestão da manutenção!

Para conhecer mais histórias de sucesso como esta, visite nossos Case de Sucesso aqui 

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos