Redução das manutenções corretivas: confira como a Vancouros conseguiu reduzir em 60% as manutenções corretivas

Leia o case completo!

reducao-manutencao-corretiva-vancouros-engeman

A manutenção corretiva pode se tornar uma grande dor de cabeça para empresas que não se preparam adequadamente. Ela pode ser um grande desafio para os planejadores de manutenção que não conhecem os processos e não possuem as ferramentas adequadas para o correto controle das intervenções.  

Sabendo disso, a busca por ferramentas de gestão pode demandar tempo, pois hoje em dia opções não faltam. Mas o que você talvez não saiba, é que muitas ferramentas disponíveis hoje no mercado não são especialistas em manutenção, não são desenhadas de acordo com as reais necessidades da manutenção.

Sendo assim, vamos apresentar para você a experiência do nosso cliente Vancouros com a nossa solução especialista em gestão da manutenção. Conversamos com o Alberto Visconcini,  gerente de tecnologia da informação da Vancouros, que nos contou um pouco sobre a experiência deles com o Engeman® e como a empresa tem tido excelentes resultados. Acompanhe!

Compartilhe!

Sobre a Vancouros

Com mais de 25 anos de história, a Vancouros faz a comercialização de couro bovino Wet Blue, Raspas e Couro preparado após curtimenta. A empresa conta com um complexo industrial de alta tecnologia, com modernos equipamentos, além de uma equipe extremamente qualificada para entregar o melhor produto aos seus clientes.

Atendendo a todos os requisitos do exigente mercado internacional, a Vancouros é uma marca reconhecida por sua credibilidade e profissionalismo em todas as etapas do processamento do couro. 

Como a Vancouros conheceu o Engeman®

A busca por uma ferramenta com as melhores soluções para o Planejamento e Controle da Manutenção foi o que levou a Vancouros a entrar em contato com a Engeman. Depois de uma busca na internet, a empresa analisou a solução e todas as ferramentas e benefícios que ela oferece e decidiram pelo software Engeman®

Conhecemos o Engeman® através de uma pesquisa na internet sobre as melhores soluções de PCM do mercado”, disse Alberto.  

Dificuldades enfrentadas

Como qualquer empresa que não possui um sistema de gestão, a Vancouros também precisava de uma ferramenta para realizar controles mais assertivos dos seus processos. Conversando com o Alberto, ele nos disse que enfrentavam este problema, veja só:

“Antes de implantar uma ferramenta especialistas, tínhamos falta de controle dos equipamentos para manutenção e confiança na solução que usávamos na época”.

Este problema é recorrente em muitas empresas que, apesar de terem algumas soluções, estas não são confiáveis e muitas vezes não se adaptam e não entregam os indicadores precisos para uma tomada de decisão precisa. 

Além destas dificuldades, no processo de aquisição do Engeman®, eles nos relataram também problemas com a quantidade elevada de manutenções corretivas. Sabemos que a manutenção corretiva é uma das manutenções mais utilizadas hoje em dia nas indústrias, mas o seu uso pode trazer prejuízos elevados e um impacto na produção e entregas. 

Integração com ERP

A integração de informações dentro da empresa é muito importante para que todos os sistemas dos diferentes setores da empresa trabalhem integrados e automatizados. Para isso, na busca por ferramentas, tenha em conta se a solução considerada é capaz de se integrar com outros sistemas. 

Considerando isso, e sabendo da importância desta integração, perguntamos ao Alberto como foi a integração do Engeman® com o ERP que eles utilizam lá, e como estas informações compartilhadas melhoraram a capacidade de gestão do Grupo Vancouros. O Alberto nos disse: 

“A integração foi fluida e nos ajudou na gestão de custos de manutenção, pois controlamos nossos materiais de almoxarifado em nosso ERP.”

Se você quer saber mais sobre Integração entre Sistemas, baixe nosso guia exclusivo para entender como é a integração no Engeman®. Download aqui.

Resultados

Depois de solicitar a demonstração e participar de uma apresentação com os especialistas do Engeman®, a solução foi implantada e a Vancouros começou a realizar toda a sua gestão de forma automatizada, contando com uma grande variedade de relatórios gerenciais que são cruciais para a sua tomada de decisões.

Perguntamos também ao Alberto como estão sendo os resultados lá na Vancouros depois da utilização da nossa solução. Ele nos disse que obteve os seguintes resultados:

“Agilidade no processo de manutenção, priorização das execuções, diminuição dos custos, controle mais efetivo dos materiais e indicadores mais poderosos para a diretoria”.

Além disso ele comentou também sobre a execução dos serviços de manutenção, veja:

“O Engeman® ajudou na organização dos processos, criando métricas para o controle e gerando indicadores poderosos para as tomadas de decisão.”

Sobre a melhoria dos processos de manutenção, Alberto continuou dizendo:

“O software nos ajudou na organização e distribuição das tarefas para as equipes de manutenção”.

 

Manutenções corretivas

A manutenção corretiva é um tipo de manutenção que é realizada após uma falha ou problema ter ocorrido em um equipamento ou sistema. Ela é geralmente mais cara do que a manutenção preventiva e pode ser muito útil quando o equipamento sofre alguma falha ou pane. 

Porém, um gestor inteligente sabe que não é seguro confiar apenas nas corretivas, porque para que ela ocorra, o equipamento estará indisponível para uso. Assim, podemos considerar que a produção está parada. 

O software Engeman® é usado para a gestão das intervenções. Ele possui alertas que são programados para que a manutenção preventiva aconteça antes de que uma falha mais grave aconteça e a manutenção corretiva precise ser realizada. 

Sabendo que este era um dos problemas da Vancouros, o excesso de corretivas, perguntamos ao Alberto se eles conseguiram diminuir ou otimizar o tempo e o custo aplicado às corretivas. Ele nos disse: “sim, diminuímos consideravelmente as manutenções corretivas, aplicando inclusive métricas oferecidas pela solução. Podemos afirmar que a redução chegou a 60%.”

Conclusão

Como você viu neste depoimento, o software Engeman® é um software CMMS, especialista em gestão da manutenção. É uma ferramenta que permite à sua empresa aumentar a produtividade e reduzir os custos que estão associados à manutenção. 

Assim, o PCM pode desenhar toda a sua estratégia baseada em dados reais e históricos confiáveis, conseguidos através dos mais de 280 relatórios disponíveis. Se não bastar, não se preocupe! O Engeman® é uma ferramenta flexível que permite que qualquer relatório gerencial seja personalizado para sanar todas as suas necessidades. 

Sua gestão merece esta confiabilidade que só o Engeman® pode oferecer! Fale com nossos especialistas e saiba mais!

Mais histórias de sucesso como esta? Acesse aqui.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos