Controle estratégico de estoque: saiba como a Yazaki conseguiu otimizar seu controle de estoque e reduzir custos

Conheça o case de sucesso da Yazaki!

Saiba como a Yazaki está tendo excelentes resultados no controle de estoque com a ajuda do Engeman®. Leia o case completo!

O controle e planejamento é essencial para evitar perdas e desperdícios em qualquer negócio. Quanto mais um negócio cresce e mais ativos ela adquire, mais complexos ficam seus controles. É neste momento que os gestores se veem diante de uma dúvida. Como controlar tudo de forma fácil e eficaz? Como controlar um estoque e evitar desperdícios?

Uma das melhores maneiras de garantir um controle de estoque eficiente é utilizando um software de gestão. Com ele, é possível ter uma visão completa do estoque em tempo real, controlar as entradas e saídas de produtos, gerenciar fornecedores e até mesmo automatizar processos.

Para não ficar somente nas nossas palavras, conversamos com o Alessandro Santos, líder de manutenção da Yazaki Corporation. Ele nos contou um pouco sobre os problemas enfrentados na Yazaki e como o Engeman® foi essencial para o controle estratégico dos seus estoques. Acompanhe mais esta história de sucesso do nosso cliente Engeman®!

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Tempo de Leitura: 5 minutos

Conheça a Yazaki

Yazaki Corporation é um fabricante de componentes automotivos com atuação desde 1941. Além de chicotes elétricos automotivos, a Yazaki  fabrica medidores, componentes eletrônicos e uma série de outros produtos para uso automotivo.

A Yazaki possui presença global, possuindo uma sólida relação de confiança com fabricantes de automóveis em todo o mundo. É uma empresa comprometida ecologicamente em todos os aspectos do negócio, produzindo uma extensa linha de produtos ecológicos e economizadores de energia. 

Por que decidiram experimentar o Engeman®?

Quem conhece o Engeman® sabe que é uma ferramenta completa, capaz de entender o dia a dia da manutenção, e flexível, ajustando-se às reais necessidades da empresa. No início da nossa conversa com o Alessandro, perguntamos a ele como conheceram o Engeman® e o motivo pelo qual decidiram experimentar a nossa solução. Ele nos respondeu o seguinte:

Nosso antigo gerente já conhecia o Engeman®, então ele sugeriu na época para a Yazaki. Além do Engeman® foi verificado outros sistemas, mas acabamos por optar pelo uso do Engeman® mesmo.” 

Dificuldades enfrentadas pela Yazaki antes de conhecer o Engeman®

Empresas que não possuem um sistema informatizado para controle da manutenção podem ver-se diante de alguns problemas que vão impactar diretamente na tomada de decisões. Manter registros e dados de toda a vida útil dos equipamentos assim como de peças utilizadas ajuda o gestor a definir os melhores momentos para as intervenções. 

Quando a Yazaki procurou por um sistema de gerenciamento de manutenção, eles enfrentavam alguns problemas que podem causar sérios danos à gestão. O Alessandro nos contou alguns desses problemas, veja:

Todo o controle, principalmente de preventiva, era feito manualmente, através de planilhas de excel. O checklist de manutenção era realizado através de uma folha impressa e então era necessário fazer todo o controle dos arquivos. Outro problema também era no controle de estoque. Na verdade, era o nosso principal problema. As requisições eram feitas manualmente”. 

O problema citado pela Yazaki é o que muitas empresas ainda passam na atualidade. Manter todos os controles apenas em planilhas não é suficiente e não é capaz de fornecer um bom controle do setor, por mais completa e bem elaborada que elas sejam. 

Uso do ambiente Cloud Engeman®

Depois de identificados os problemas e encontrada a solução, a Yazaki implantou o Engeman® nas suas unidades. O Engeman® possui versões para uso em Desktop, Web, Cloud e Mobile. A Yazaki utiliza a versão Cloud, Web e Mobile

Em nossa conversa com o Alessandro perguntamos mais especificamente sobre a versão Cloud. Ele nos disse o seguinte:

“Eu acredito que a principal vantagem da utilização da Cloud Engeman® é a atualização da versão. Nós programamos com a Engeman e evitamos que nós mesmos tenhamos que realizar as atualizações. E claro, podemos acessar de qualquer lugar.”

Com a versão Cloud do Engeman® não é necessário configurar um servidor complexo. Sua empresa simplesmente adquire e nós providenciamos toda a infraestrutura necessária. Isso garante segurança, confiabilidade, redução de despesas com infraestrutura e acessibilidade de qualquer lugar. 

Resultados alcançados pela Yazaki depois da implantação do Engeman®

Depois do Engeman® instalado, a Yazaki já pôde começar a ver resultados e ter um excelente retorno do investimento. A Yazaki tinha como principal problema o controle de estoque. Sabemos que se o controle não for feito corretamente, a empresa poderá ter muitos prejuízos e ainda sofrer com peças obsoletas em seu estoque.

Perguntamos ao Alessandro sobre os resultados, e ele nos apontou alguns bem interessantes que, tenho certeza, sua empresa também precisa urgente! Veja só o que ele nos disse:

As requisições para o estoque eram feitas manualmente e então com o Engeman® nós conseguimos fazer uma customização para uma abertura de requisição automática. Esse foi um dos benefícios que houve após a implantação do software.”

“Conseguimos diminuir peças e lotes de peças obsoletas nos estoques das filiais evitando descartes por vencimento de lotes, pois tivemos condições de mensurar melhor.” Com isso a Yazaki conseguiu uma redução de tempo de inatividade com máquinas paradas e, consequentemente, um aumento da disponibilidade produtiva. 

Devido a estas movimentações nós conseguimos reduzir custos e evitou máquinas e equipamentos parados devido a esta facilidade da compra e venda de materiais entre as filiais”, disse Alessandro.  

Benefícios destacados pela Yazaki sobre o Engeman®

O Alessandro nos destacou 3 benefícios que o Engeman® levou para a Yazaki e que também têm a ver com os resultados alcançados por eles:

  • A utilização do Mobile para apontamento da mão de obra e das ordens de serviço. Isso facilitou muito para nós;”
  • A abertura de requisição automática. Toda vez que um material atinge o estoque mínimo nós conseguimos ter uma visualização de todas as filiais. No meu caso que fico aqui na central, é possível monitorar todas as filiais de maneira simples a partir do software”; 
  • E a customização que temos de estoque excedente. Quando um item atinge um saldo mínimo, antes de solicitar uma requisição de material ele faz uma varredura nas demais filiais  para verificar se esse mesmo item  possui uma condição de excedente, que seria um saldo maior que o máximo. Então isso possibilita a compra e venda entre as próprias empresas da Yazaki para que não seja preciso buscar o material em um fornecedor externo e evitando ainda materiais obsoletos.” 

A Yazaki conseguiu otimizar todo o seu controle de estoque entre as filiais, obtendo assim uma redução de custos. O Alessandro nos disse que nos 2 anos de uso do software, a movimentação entre as filiais atingiu quase 6 milhões de reais, que foi possível graças a um controle eficaz com a ajuda do Engeman®. 

 

Integração com ERP

O Engeman® é um software CMMS que possui ferramenta própria para criar a integração com qualquer outro software, independente de arquitetura ou fabricante. A Yazaki possui integração com um ERP, que facilita ainda mais o gerenciamento dos setores da empresa.

Possuímos a integração com o estoque de materiais e está indo bem. Dúvidas ou problemas que tivemos no início da implantação nós entramos em contato com o suporte e tudo foi resolvido,” disse Alessandro

Conclusão

Muitas empresas não estão gerenciando de forma efetiva seus maquinários e seus estoques, o que acarreta prejuízos e limitações ao seu negócio por falta de informatização. Como vimos, a Yazaki já tem tido excelentes resultados. 

Otimizar o controle do estoque é um fator que age diretamente na manutenção, pois o gestor sabe que sempre que precisar de uma peça de reposição, nada estará em falta. A produção não precisará parar por falta de materiais.

De fato, o que a Yazaki mais gosta no software é esta facilidade no controle de estoque. Gostamos muito da questão do estoque excedente, conseguimos reduzir bastante o valor de compra e venda pois fazemos muitos processos entre as filiais. Então reduzimos bastante os custos”, disse Alessandro.

Para os próximos passos da Yazaki, o Alessandro nos disse que eles pretendem realizar um controle de vida útil de ferramentais. 

E aí, como você faz o seu controle de estoque? Uma das melhores maneiras de garantir um controle de estoque eficiente é utilizando um software de gestão que entenda a realidade da  sua manutenção. Para isso, conheça o Engeman®. Conheça todas as possibilidades que a nossa solução pode levar para a sua empresa!

Seu problema não é esse? Do que você precisa? 

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