Agilidade nos processos de manutenção: conheça o case de sucesso da Suprema

O case de sucesso da Suprema mostra como você pode mudar a sua manutenção com a ajuda de um software especialista e assim ganhar mais agilidade nos seus processos. Conheça essa história de sucesso!

case-suprema-ambipar
Compartilhe!
Tempo de Leitura: 4 minutos

Como sabemos, para manter a alta competitividade no mercado, as empresas precisam procurar meios que ajudem a otimizar os seus processos. Agilidade e assertividade nas ações podem fazer uma grande diferença na produtividade.

Afinal, a otimização dos processos garante à empresa mais confiabilidade diante dos seus clientes e destaque no mercado tão concorrido.

Buscando isso, a Suprema Serviços Industriais, do grupo Ambipar Environmental Suprema Industrial Solutions S.A., encontrou no software Engeman® as ferramentas para conseguir potencializar os seus resultados. 

Para entender mais, conversamos com a controladora de manutenção da Suprema, Natália Nielle Silva, e trouxemos para você neste artigo como o uso da nossa solução ajudou a empresa com os problemas de controle de horímetro e assim agilizou todos os seus processos. Confira!

Sobre a Suprema

Fundada em 1.995, a Suprema Serviços Industriais tem expertise nos ramos de logística interna, movimentação de insumos e produtos acabados, e limpeza mecanizada, com forte presença na Região Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A empresa atua com excelência para entender e otimizar os processos operacionais internos de cada cliente, disponibilizando maquinário moderno e diversificado  para variados segmentos como cimenteiro, siderúrgico, metalúrgico, alimentício,  calcinação, fertilizantes e   mineração.

O escritório central, em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, apresenta estrutura administrativa completa, funcionários altamente qualificados e técnicos  especializados em manuseio e reparos de maquinário para dar suporte a todas  as unidades de negócio. Toda a equipe passa por constante aperfeiçoamento para atender às demandas dos clientes, garantindo sempre agilidade, segurança e  máximo desempenho.

Principais desafios

Natália nos contou que a Suprema enfrentava problemas com o controle de horímetro. Isso é algo que pode acontecer quando os controles são feitos de forma manual, pois se algum dado é lançado erroneamente, e não for conferido, pode trazer vários problemas para a gestão da manutenção. O controle adequado é uma etapa muito importante para que a manutenção seja realizada no tempo correto e ainda ajuda no aumento da vida útil dos equipamentos. 

Outro desafio citado por ela foi na questão das manutenções preventivas que, muitas vezes, levava a muitos atrasos justamente pela falta de um controle mais assertivo. Os processos eram mais demorados. 

Mas como a Suprema mudou essa história? Continue que já te respondemos…

Resultados obtidos

Com o objetivo de otimizar os processos e ter controles mais assertivos e ágeis, a Suprema procurou um software que pudesse potencializar a sua gestão da manutenção. Foi assim que decidiram utilizar o software Engeman®. 

“Antes tínhamos um problema recorrente com respeito ao lançamento de horímetro e hoje com o Engeman® já conseguimos sanar. Quando um lançamento é irregular, o próprio software sinaliza”, diz Natália

Estes alertas são possíveis graças às funcionalidades que o Engeman® possui. O gestor lança no software todas as características necessárias para os controles de manutenção e, à medida que ele é alimentado com informações, ele avisa o momento de realizar as intervenções. Precisa direcionar também estas intervenções? É possível através dos controles de qualificações dos funcionários, controle de férias, e etc. Assim, o sistema emite uma ordem de serviço para o profissional capacitado e disponível naquele momento para a manutenção. 

“Conseguimos ganhar também com relação à preventivas, pois tínhamos um número alto de atrasos e hoje, diminuiu. Melhoramos no lançamento e controle de manutenção preventiva”, relata Natália. Por causa disso, a empresa ganhou em disponibilidade dos equipamentos, agilidade nos processos e confiabilidade. 

Suporte do time Engeman

Acredito que você concorda comigo que o suporte faz muita diferença para o sucesso do uso de qualquer ferramenta. Isso porque é normal você precisar de algum recurso que não sabe como encontrar, ou precisa de uma funcionalidade que naquele momento a sua versão não possui. Sendo assim, o apoio técnico é um ponto de destaque também para a escolha de uma boa ferramenta de gestão.

Sabendo desta importância, quisemos saber da Natália como é a relação deles com o time Engeman, se nós conseguimos atender às necessidades da Suprema.

“O pessoal do suporte técnico da Engeman sempre demonstra muita disponibilidade e agilidade na abertura de chamados e todos sempre se preocupam em responder, solucionar e acompanhar até a resolução”, conta Natália

Além do suporte, uma ferramenta sempre atualizada influencia diretamente no desempenho do software e na cobertura de necessidades da empresa. O Engeman® possui vários módulos e versões para se adequar ao dia a dia da sua gestão. 

“Possuímos a Versão Lite, e mesmo não tendo acesso a todas as funcionalidades, quando demandamos algo conseguimos com as personalizações. Com essas personalizações temos meios para sanar algo que a gente não tenha na versão que utilizamos. Fomos sempre atendidos em todas as solicitações até hoje”, relata Natália.

Próximos passos

Evoluir faz parte dos planos de qualquer gestor de sucesso. Com esse pensamento em mente, perguntamos a Natália quais os próximos objetivos em sua gestão de manutenção e como ela vê que o Engeman® pode ajudar a Suprema

“Pretendemos fazer o controle de compartimento dos equipamentos e o Engeman® já tem esta funcionalidade através dos módulos visuais. Nós conseguimos fazer o controle de pneus, de compartimento, motor, transmissão, então é algo que já estamos mapeando para os próximos passos”, diz Natália.

O time Engeman está sempre trabalhando para que a ferramenta seja atualizada e possa cobrir todas as problemáticas da manutenção e auxiliar a gestão para que os processos sejam ágeis e confiáveis.

Conclusão

Agilizar os processos significa realizar todas as demandas de forma assertiva e em um espaço de tempo reduzido. Isso traz mais lucratividade à empresa e a coloca em posição de destaque no mercado. 

Depois de acompanhar a história de sucesso da Suprema, podemos entender a importância de se realizar uma gestão com o auxílio de uma ferramenta especialista. O software agiliza os processos e traz mais confiabilidade ao negócio.

“Ganhamos em agilidade com os controles de gestão da manutenção, o sistema é bem completo e nos permite ter um detalhamento maior com relação às manutenções, com certeza indico o Engeman®”, Natália Nielle Silva, controladora de manutenção da Suprema

Quer fazer como a Suprema e agilizar os processos do seu negócio também? Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como! Será um prazer atender você.

Clique aqui e confira mais cases de sucesso como esse!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos