Como as plataformas em cloud auxiliam nos processos de manutenção?
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Como as plataformas em cloud auxiliam nos processos de manutenção?

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Uma parada não programada gera estresse para os colaboradores de uma área e, dependendo de suas proporções e da demora na retomada das atividades do departamento, pode colocar em xeque a capacidade da equipe de manutenção. Nesse sentido, a adoção de uma plataforma cloud visa evitar esse tipo de dor de cabeça e reduzir falhas que geram improdutividade nos setores da empresa.

Neste post você conhecerá 7 funcionalidades e auxílios que uma plataforma cloud pode agregar à gestão, controle e processos de manutenção, maximizando o desempenho de sua equipe e dos sistemas utilizados em sua organização. Confira!

1. Consulte, colete e envie informações de onde estiver

O uso de cloud computing revolucionou a forma como os setores das empresas organizam as informações de suas áreas e interagem com os demais departamentos.

Antigamente, a documentação da área de manutenção dependia do uso de ordens de serviços em papel, preenchimento de planilhas ou de formulários digitais, envio de e-mails ou de qualquer outro processo para registrar, coletar e enviar informações das ocorrências. Agora, por meio de um aplicativo e usando um tablet, smartphone ou notebook, os técnicos conseguem documentar os chamados de onde quer que estejam.

Outra facilidade agregada pela computação em nuvem foi a comunicação e interação com as pessoas atendidas. Ao término de cada atendimento é possível enviar um resumo daquilo que foi feito e reforçar a percepção dos solicitantes sobre tudo que o técnico precisou executar para solucionar seus problemas.

Mobilidade e diminuição da burocracia, certamente, são dois ganhos proporcionados pelo uso de uma plataforma cloud na área de manutenção.

2. Tenha acesso ao histórico com apenas um clique

Já imaginou como seria bom se, ao chegar para realizar uma manutenção corretiva, você tivesse acesso a todo o histórico de interações, troca de componentes ou ações preventivas realizadas naquele equipamento em específico? Se conseguisse descobrir se aquele problema já aconteceu outras vezes e como foi solucionado por outro técnico?

Isso se torna possível ao utilizar uma plataforma cloud na manutenção. A nuvem permite rodar um software que indicará todo o histórico do sistema ou maquinário. Apontará quais peças foram trocadas, se houve atuação em sistemas e softwares utilizados pelo equipamento e quais ações foram realizadas nos últimos atendimentos.

Com apenas um clique sua equipe técnica descobrirá tudo o que precisa para solucionar aquela ocorrência da maneira mais rápida, seja ela programada ou não.

3. Automatize processos usando uma plataforma cloud na manutenção

O terceiro benefício da computação em nuvem era impensável nos tempos em que os controles eram realizados em planilhas, papel ou sistemas não integrados. Trata-se da automatização de processos.

Por meio da plataforma cloud é possível indicar para o técnico se as peças para realizar uma manutenção estão disponíveis. O sistema também pode ser usado para facilitar a interação e comunicação com os solicitantes a partir da utilização dos campos do sistema, como a descrição daquilo que foi executado, componentes, tempo gasto do momento em que a solicitação foi gerada até o minuto em que ela terminou, entre outras informações.

Esses simples exemplos mostram como o sistema pode otimizar atividades que antes gastariam tempo do especialista, diminuir o tempo de atendimento de ocorrências e, ainda, promover a interação entre áreas da empresa. Tudo isso de maneira automatizada pelo software de manutenção!

4. Siga um plano de manutenção

Existem diversos tipos de planos de manutenção: preventiva, corretiva planejada, corretiva não planejada, baseada em eventos, detectiva, periódica, com data específica, de calibragem de equipamentos, entre outros.

Cada um deles pode seguir processos e procedimentos específicos e necessitar que diferentes dados sejam coletados para a documentação do atendimento. Além disso, cada ocorrência pode ser categorizada dentro de planos diferentes.

O treinamento dos profissionais de manutenção serve para capacitá-los a executar esses diferentes tipos de atendimento. Contudo, dependendo da complexidade dos planos de manutenção, os técnicos vão precisar de auxílio para recordar todos os detalhes necessários para concluir com êxito um chamado. É nesse momento em que a plataforma cloud apoia a manutenção!

Ela pode ser customizada para oferecer um passo a passo de tudo que o técnico precisa observar ao executar cada plano. Ou seja, ela funcionará como um reforço aos treinamentos e capacitações realizados por sua equipe.

5. Agilize a tomada de decisão e a execução das manutenções

Tomar decisões rápidas sobre o que deve ser feito, como fazer, quem envolver e quanto gastar para solucionar um problema ou corrigir uma falha é essencial para não agravar situações que impactem o negócio da empresa. A plataforma cloud facilita isso ao reunir todas as informações necessárias em um painel.

Com o uso dessa tecnologia, o técnico e seu gestor terão todo o apoio para tomar a decisão mais adequada em cada situação. Também receberão um auxílio para executar a manutenção de forma ágil ao seguir os planos previamente configurados no software.

Vale lembrar que eles poderão fazer isso de onde quer que estejam, afinal, a mobilidade não é uma barreira para as plataformas cloud.

6. Reduza custos

Reduzir custos com manutenção significa reforçar as operações preditivas e preventivas para diminuir as atividades corretivas. Também possibilita ter mais controle sobre o orçamento, capacidade de atendimento da equipe, utilização de recursos e peças de reposição, bem como programar para evitar paradas em momentos de maior demanda por produtos ou serviços da empresa.

Em uma simulação de cenário chegamos a detectar 32% de diminuição das despesas ao se investir em um software de manutenção baseado em nuvem.

7. Comprove o valor da área de manutenção

A simples comprovação do retorno sobre o investimento em uma ferramenta de gestão da equipe de manutenção já seria um argumento suficiente para muitas empresas investirem em um software baseado em nuvem.

Contudo, a plataforma cloud cria uma outra possibilidade: você pode utilizar métricas, como a redução do custo médio por ordem de serviço, para demonstrar o quanto sua área ganha de eficiência e escalabilidade ao utilizar uma solução que integra com outros sistemas, dá mobilidade aos usuários e garante a qualidade ao estabelecer processos padrões.

Investir em uma plataforma cloud na manutenção é assegurar que sua área estará apta a agir com rapidez e segurança em momentos de estresse; é garantir que apenas os recursos necessários serão usados no atendimento aos solicitantes e é dar visibilidade à importância estratégica da equipe para as operações diárias da empresa.

Você já havia pensado em utilizar uma plataforma cloud na manutenção? Se aprofunde mais nesse tema e entenda de uma vez por todas o que é cloud computing e como essa estratégia pode ajudar sua área. Veja o webinar que preparamos: “A Revolução da Nuvem” e confira como usar essa tecnologia!

 

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