Cloud Computing: como gerenciar a manutenção em nuvem

Cloud Computing é uma estrutura digital onde são agrupados servidores que dividem o trabalho, recurso, tarefas etc. Saiba como gerenciar a sua manutenção em nuvem e reduzir seus custos neste artigo!

gerenciamento-da-manutencao-com-cloud-computing

No artigo de hoje falaremos de um assunto muito em alta, porém que ainda causa bastante dúvida ou até desconfiança por parte de alguns e esperamos ao final deste texto, trazer mais compreensão e segurança sobre o tema.  

É certo que você já ouviu falar sobre Cloud, que traduzido para o português, nada mais é que nuvem.  

A todo momento ouvimos as pessoas dizendo: “Salvei minhas fotos na nuvem”, ou ainda o pessoal viciado em tecnologia dizer: “Suba o arquivo para a nuvem” e outros não tão familiarizados respondendo: “Não confio na nuvem”.  Enfim, são muitas histórias…   

Para entender tudo sobre este assunto e saber como você pode gerenciar a sua manutenção em nuvem, continue a leitura.

Compartilhe!

O que é  Cloud Computing?

Cloud Computing é uma estrutura digital onde são agrupados servidores que dividem o trabalho, recurso, tarefas etc.   Em vez de possuir e manter infraestrutura e servidores físicos, as empresas podem acessar esses serviços sob demanda de um provedor de nuvem. Isso possibilita escalabilidade, mais flexibilidade e redução de custos em comparação com a infraestrutura de TI local tradicional.

A Cloud está em constante mudança. A todo momento ela recebe um dado novo, mais um servidor, uma atualização, mais uma aplicação e por aí vai. 

Agora que já explicamos de uma forma bem simplificada seu conceito, vamos avançar em nosso conhecimento.  

Eis um novo questionamento:  Por que optar pelo armazenamento em nuvem e deixar de vez o armazenamento local?  Bom, vamos entender então… 

Por que realizar o armazenamento em nuvem?

De fato, é uma pergunta válida! Mas para respondê-la, apresentaremos dois bons argumentos que acreditamos ser bem convincentes:  

  1. Disponibilidade: ao utilizar os serviços em nuvem, você garante maior disponibilidade do ambiente. Ao subir uma aplicação para a plataforma Cloud da Azure Microsoft, por exemplo, automaticamente é replicado os dados para mais dois servidores, isso significa que, mesmo que um servidor caia, a aplicação continuará executando seu serviço normalmente, pois haverá mais dois servidores encarregados de garantir a disponibilidade.   
  1. Custo: Para manter um servidor em pleno funcionamento é necessário infraestrutura, segurança dos dados, equipe expert no assunto, dentre tantas outras validações e que, convenhamos, não é nada barato. Portanto, contar com uma plataforma que garanta todos os requisitos citados acima, certamente será mais vantajoso para organizações que não dispõe de tais recursos.  

Se sua empresa necessita de mais agilidade para acessar aplicações e serviços ou ainda está no impasse se investe em uma infraestrutura como:  novo datacenter, licenças, serviços, mão de obras etc., certamente vale a pena analisar a contratação de uma plataforma em nuvem.  

Neste momento, contar com soluções que oferecem serviços de hospedagem em nuvem, será um facilitador para sua empresa.  

Qual a importância da Cloud na área de manutenção? 

Para a gestão de manutenção, contar com uma ferramenta que aumente a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos, garantindo mais eficiência, qualidade e redução de custos, proporcionando agilidade ao registrar as demandas da manutenção, permitindo mensurar seus custos e ainda apresentar indicadores confiáveis, certamente trará alívio e mais assertividade para toda equipe, pois sanará muitos problemas crônicos que todos conhecem bem.  

Conciliar a tranquilidade de realizar as tarefas da manutenção sem a necessidade de se preocupar com questões burocráticas de infraestrutura e segurança dos dados, preocupar se dispõe de todos os recursos atuais do sistema para trabalhar com mais agilidade, ou se os dados estão sendo armazenados em backups, é um oásis para a equipe de manutenção que, aliás, no mundo ideal, não teria a obrigação de assumir tais responsabilidades, mas convenhamos, é o que muitas vezes acontece. 

O responsável do PCM acaba assumindo muitas vezes esse papel de gerenciar algumas funções que claramente são do time de TI, por limitação de recursos humanos e técnicos da área.  

Sendo assim, por que não contratar um ambiente que ofereça todos esses benefícios e ainda por cima, liberar o gestor da manutenção de tais obrigações para assim, deixá-lo executar suas atividades de gestão da manutenção com maestria? 

Mesmo que em sua organização possua time de TI, ainda é um bom negócio migrar para a Cloud, principalmente se sua infraestrutura, licenças, serviços estiverem precisando de atualizações, renovações de serviços etc.   

Como é o serviço Cloud no software Engeman®? 

Quando o assunto é manutenção, nós nos empenhamos para entregar a melhor experiência ao usuário, aliado à indústria. 4.0 e revolução da nuvem.  

O Engeman®, que é uma ferramenta exclusiva para a manutenção, leva muito a sério o tema ‘Privacidade e proteção de dados’. Nosso compromisso é conceder às organizações a propriedade e controle sobre a extração, uso e distribuição de suas informações.  

Sendo assim, trabalhamos em parceria com a Microsoft Azure a fim de gerenciarmos com responsabilidade os dados que armazenamos e processamos.  

Nossa Cloud adota medidas de segurança com combinação de métodos, protegendo assim seus dados. O uso de firewalls garante a proteção do perímetro de sua rede e ainda abrangem redes privadas virtuais, permitindo o mascaramento de dados criptografados e informações identificáveis. Possui ainda a inteligência de ameaças que detecta qualquer possível ameaça e a classifica por ordem de importância.  

Para acessar o ambiente Cloud Engeman®, utilize navegadores que suportam o protocolo WebSocket. Vale ressaltar que este protocolo é suportado pela maioria dos navegadores modernos como Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge, Safari e Opera. Recomendados sempre utilizar a última versão disponível desses navegadores.  

 

Quais são as vantagens e benefícios em utilizar a Cloud Engeman®? 

Anteriormente citamos nossa parceria com a Microsoft Azure que é líder em estabelecer requisitos de privacidade e de segurança transparentes.  

Outra vantagem em utilizar nossa CLOUD Engeman® é que oferecemos SLA (Acordo de Nível de Serviço) de 99,95% de disponibilidade ao ano, isso significa que sua equipe não perderá seu precioso tempo esperando por horas até que o time de TI instale, reinstale a solução CMMS, faça atualizações etc., para só então ter acesso à ferramenta.  

Na prática, ter um SLA de 99,95% significa que em um ano a indisponibilidade máxima permitida seria de apenas 15 horas. Sim, 15 horas para o ano todo! Considerando que um dia tem 24 horas e o ano tem 365 dias mais 1 para anos bissextos, é quase irrisório.  

Tudo isso para garantir que utilizem a plataforma cloud na manutenção com maior agilidade e segurança em momentos de estresse e é claro dar a devida importância estratégica da equipe PCM para as operações diárias da empresa.  

Outra vantagem é que oferecemos um serviço customizável, ou seja, sua empresa pagará pelos serviços que realmente precisa.  

Conclusão  

A partir dos dados apresentados, esperamos ter esclarecido muitas das dúvidas sobre a Cloud Computing. 

Nosso time Cloud Engeman® conta com profissionais com competências Hard Skill em:  

  • Tecnologia da informação; 
  • Análise de Dados; 
  • Estrutura e Segurança em Rede; 
  • Manipulação de banco de dados (SQL); 
  • Linguagem de programação; 
  • Gerenciamento de servidores; 
  • Controle e gerenciamento de backups e outros  

Além do mais, todo o time Engeman se empenha para desenvolver várias competências de soft skill embasada nos valores de nossa organização que são:   

  • Integridade e Ética; 
  • Satisfação do cliente; 
  • Aprender para ensinar; 
  • Inovação e criatividade; 
  • Flexibilidade;
  • Fazer a diferença. 

Conte conosco para gerir sua aplicação Engeman® com responsabilidade e segurança. Para saber mais, agende uma demonstração como nosso time! 

Quer ampliar os conhecimentos em Cloud? Então veja também?

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos