Como a informatização da manutenção pode auxiliar as empresas durante a crise?

Você tem notado que o uso de planilhas não é suficiente para um bom controle de assistência e programação no seu setor? A realidade é que muitas organizações não estão gerenciando de forma efetiva seus maquinários, o que acarreta prejuízos e limitações ao seu negócio por falta de informatização da manutenção.

Um processo de assistência de equipamentos e máquinas eficiente é fundamental para que sua empresa seja lucrativa e tenha elevada produtividade. No entanto, apenas com a transformação digital é que se torna possível realizar uma adequada gestão de manutenção.

Conversamos com nosso analista de negócios, Ramon Moura, para trazer mais informações sobre como a informatização da manutenção auxilia as empresas, principalmente em épocas de crise, quais são os motivos para buscar essa transformação e como A Engeman® pode ajudar na implementação desse sistema. Acompanhe!

Motivos para buscar a informatização da manutenção

Processos adequados e eficientes só são alcançados quando é possível trabalhar com informações gerenciais confiáveis, organizadas e de fácil acesso. Independentemente do ramo de atividade ou do porte da empresa, é fundamental que a organização esteja atenta à automatização dos serviços.

O uso da tecnologia é o ponto-chave para que a empresa eleve seu desempenho e alcance resultados melhores. Seguindo essa mesma linha, a informatização da manutenção pode ser um sistema bastante eficiente para as organizações que buscam aumentar a performance de seus processos.

Segundo nosso analista de negócios, Ramon Moura, são várias as razões para se informatizar os processos de manutenção, entre elas:

  • histórico completo e confiável das intervenções nos equipamentos;
  • agilidade na tomada de decisões;
  • programação de rotinas de manutenções;
  • rapidez na extração de informações gerenciais;
  • geração de alertas para controles gerais.

Além disso, em situações de crise como a qual estamos vivendo, a informatização da manutenção auxilia na redução de custos, visto que as ações corretivas são onerosas. Portanto, um sistema que identifica os gargalos nas atividades de assistência permite a antecipação de problemas.

Da mesma forma, utilizar um sistema que aumenta a performance das atividades de manutenção possibilita a maior disponibilidade dos equipamentos, o que acarreta o crescimento do faturamento da empresa, já que maquinários quebrados não produzem.

Diferenciais e como implantar a informatização da manutenção

Como discutimos, a tecnologia é uma excelente aliada para a adoção de soluções de informatização da manutenção. No entanto, esse sistema não se baseia apenas na utilização de um computador e planilhas para controlar os processos, visto que ferramentas simples podem não ser suficientes para um determinado setor.

Para implantar um sistema de informatização da manutenção é necessário ter à disposição uma ferramenta própria para isso, já que cada área tem suas particularidades e critérios específicos. Essa atividade é uma função estratégica para qualquer empreendimento, sendo um dos principais pilares envolvidos com toda a cadeia de produção.

Ramon Moura explica que existe uma demanda imediata em função da pandemia do novo coronavírus, necessitando de medidas dentro das plantas para controlar as infecções nos ambientes e realizar rotinas de higienização. Para monitorar essa desinfecção, a implantação da informatização da manutenção permite que os gestores e planejadores tenham toda a programação necessária para essas atividades.

CMMS EAM do sistema Engeman® para a informatização da manutenção

Os Sistemas de Gerenciamento Computadorizado de Manutenção (CMMS) são desenvolvidos para auxiliar no processo de planejamento, programação, gestão e controle de funções administrativas que visam ao aumento da eficiência de atividades, principalmente relacionadas à manutenção.

Por sua vez, os Sistemas de Gerenciamento de Ativos Corporativos (EAM) são criados com a especificidade de gerenciar o ciclo de vida dos ativos, ou seja, desde o projeto e aquisição, até a insuficiência para retirada de serviço e descarte. Nesse sentido, esse sistema inclui todo o processo de manutenção, ainda mais abrangente que o CMMS.

A informatização da manutenção a partir de soluções CMMS EAM do Engeman® auxilia empresas dos mais diversos segmentos, principalmente em momentos de crise como a do COVID-19, com a oportunidade perfeita para implementar melhores práticas de gestão em nível de classe mundial.

O dia a dia da manutenção, principalmente em momentos como esse, requer muitos casos de paralisação das operações e dos processos de produção. Em situações como essa, é oportuno para o sistema de assistências ter um certo fôlego para analisar históricos de atividades e indicadores e revisar as tarefas atuais, sempre como foco em implementar melhorias, otimizar rotinas e reduzir custos.

Visando auxiliar clientes e parceiros, a Engeman® disponibiliza alguns processos e dicas que podem ser utilizados nesse momento oportuno à manutenção. Confira alguns a seguir!

Melhoria e implementação de soluções CMMS EAM

Em situações de crise é comum que os gestores tenham mais tempo para planejar novos projetos e melhorias nas rotinas e processos de manutenção. Esse momento também é oportuno para que as empresas implementem soluções CMMS EAM, que melhoram as práticas gerais da organização.

Ramon Moura aponta que o Engeman® tem diversas ferramentas operacionais e gerenciais para acompanhar e otimizar os custos de manutenção e, em pouco tempo de investimento, o software se paga, já que ele permite a redução de gastos e o aumento da disponibilidade dos equipamentos.

Além disso, entre as ferramentas disponíveis, podemos citar algumas como:

  • geração de alarmes baseados em variáveis e condições;
  • programação automática de manutenção;
  • dashboards;
  • gráficos gerenciais.

Manutenção por oportunidade

Quando o empreendimento e os equipamentos estão a todo o vapor, é comum que exista certa dificuldade em negociar a parada de ativos para a realização de manutenções, mesmo já existindo um processo devidamente programado de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM).

Com o cenário de parada das operações, as equipes de manutenção têm a oportunidade de realizar planejamentos preventivos, medições, análises de falhas e diagnósticos de forma precisa, além de implementarem projetos de melhorias para o funcionamento dos ativos.

Essas melhorias geralmente aperfeiçoam os indicadores de classe mundial, como o MTBR, MTTR, disponibilidade, durabilidade, entre outros.

Programação de manutenções para desinfecção

O Engeman® permite que todos os ativos e ambientes sejam inventariados e cadastrados, o que possibilita a criação de planejamentos e rotinas de desinfecção, muito importante em função da demanda imediata da crise do COVID-19.

O software disponibiliza todos os meios necessários para a criação dos planejamentos, programando a frequência com que essas ações ocorrem, os checklists com a relação de materiais e insumos, as ferramentas básicas e os recursos humanos envolvidos.

Manutenções preventivas e calibrações

Com a demanda crescente por equipamentos médicos e hospitalares como tomógrafos, respiradores, monitores multiparâmetros, leitos, entre outros, também surge a questão de tê-los sempre disponíveis e em perfeito funcionamento.

A solução CMMS EAM do Engeman® permite, além do cadastramento desses ativos, planejar todas as atividades e programações necessárias para que esses equipamentos estejam sempre disponíveis, devidamente desinfectados e em perfeito estado para uso.

Para esse caso específico, é possível a implementação e programação automática de planos preventivos, preditivos, calibrações, inspeções e validações. Assim, todos os cronogramas e checklists são gerados para otimizar os recursos que serão utilizados nos processos.

Sobretudo, a implementação de um sistema eficiente de informatização da manutenção é fundamental para que empresas otimizem sua linha de produção. O uso de uma ferramenta específica e alinhada com o ambiente de trabalho é essencial para ter os melhores resultados. As soluções CMMS EAM do Engeman® apresentam as mais amplas funcionalidades para qualquer setor que necessite de atividades de assistência.

Você ainda tem algum questionamento sobre como a informatização da manutenção é essencial para sua empresa? Então, entre em contato conosco para conhecer nossos serviços especializados e tire todas as suas dúvidas!

$0fmypfy17n4 - Como a informatização da manutenção pode auxiliar as empresas durante a crise?  $jyiiuziavzq - Como a informatização da manutenção pode auxiliar as empresas durante a crise?    $nza322fswpg - Como a informatização da manutenção pode auxiliar as empresas durante a crise?

Share This