Software Engeman®: fique por dentro das funcionalidades

Engeman® Software, uma ferramenta para o controle do setor de manutenção capaz de atender às necessidades da empresa de forma eficiente
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Tempo de Leitura: 4 minutos

Contar com um software eficiente de manutenção é fundamental para organizar os processos, reduzir custos, ter maior controle sobre estoques e fornecedores, além de permitir uma gestão baseada em dados. Esses e outros benefícios podem ser encontrados no Engeman® Software, uma ferramenta para o controle do setor de manutenção capaz de atender às necessidades da empresa de forma eficiente.

Trata-se de um sistema altamente flexível, que possibilita em sua versão Plena realizar alteração e criação de relatórios, gráficos, cubos, dashboards, modelos visuais, entre outras facilidades que ajudarão o setor de manutenção da empresa a ter um alto rendimento. Ficou curioso e quer saber mais sobre o Engeman® Software? Então, continue a leitura.

Requisitos de implantação

A implementação da solução Engeman® acontece conforme a necessidade diagnosticada ou desejada pelo cliente. Com o fechamento da negociação, é realizada a gestão do projeto de implantação por uma equipe dedicada a essa tarefa. Para isso, existe um alinhamento junto ao cliente e acompanhamento das etapas, tendo a Engeman® metodologia própria que engloba as melhores práticas de gestão de projetos.

Também são definidos profissionais altamente capacitados para conduzir a implantação e garantir seu êxito, os quais realizam as etapas de:

  • projeto de levantamento;
  • treinamentos;
  • consultoria de serviços;
  • homologações; e
  • processos focados na implementação da solução.

Integração com outros sistemas

A ferramenta pode ser integrada sob demanda a soluções como ERP, MRP, CLP’s, MES, IoT, Telemetria e Dispositivos Móveis. Podem ser personalizadas com métodos como webservices, banco de dados (gatilhos, funções ou consultas), arquivo de dados, entre outras, sendo realizadas as seguintes etapas nesse tipo de projeto:

  • levantamento de projeto;
  • desenvolvimento;
  • documentação e homologação.

Interface e facilidade de uso

O Engeman® é uma solução simples e intuitiva para algumas rotinas. Suas interfaces foram desenvolvidas com foco em otimizar a experiências do usuário (UX) a partir das melhores práticas do mercado. Existem vários pontos de destaque, como a flexibilidade para personalização de novas telas, campos, regras, relatórios, indicadores de desempenho e dashboards.

Além disso, a ferramenta possibilita o gerenciamento visual dos ativos por meio de Drag and Drop e programação automática da manutenção por meio de agendamentos e emissão de relatórios como cronogramas, relação de peças, ordens de serviços, indicadores, entre outros.

Diferenciais do software

Quando se trata de software de manutenção, existem várias funcionalidades e indicadores comuns entre as principais ferramentas do mercado. No entanto, o Engeman® se destaca nos pontos abaixo. Acompanhe!

Mobilidade

A plataforma é mobile e apura informações via coletor de dados. Com isso, torna possível uma maior funcionalidade da ferramenta, resultando em uma integração e otimização de rotinas, além de possibilitar que os dados sejam alimentados pelas equipes de manutenção de onde quer que estejam.

Emissão de relatórios

Automatização de programações e emissão de relatórios gerenciais, possibilitando aos gestores um maior foco nas análises gerenciais para a tomada decisões certeiras, otimizando o tempo para assuntos mais estratégicos.

Gerenciamento de recursos

Há uma ferramenta que possibilita aos gestores realizar o nivelamento das ordens de serviço (OSs) com planejamentos de custos, mão de obra e suprimentos. Além disso, é possível fazer a parametrização do algoritmo de análise e sugestão de ações.

Nesse caso, a própria ferramenta faz, de forma automática, a análise de disponibilidade de recursos e recomenda ações para que todas as atividades e planejamentos sejam cumpridos.

Retorno do investimento

Graças aos recursos visuais, é possível fazer o monitoramento dos indicadores de desempenho (KPIs) por meio dos dashboards, facilitando a visualização das atividades, planejamento e tomada de melhores decisões. Entre os dados que podem ser analisados, estão os principais indicadores de Classe Mundial, como:

  • Mean Time Between Failures (MTBF), ou período médio entre falhas;
  • Mean Time to Repair (MTTR), ou Tempo Médio para Reparo;
  • taxa de falhas;
  • confiabilidade;
  • disponibilidade;
  • downtime (tempo de inatividade);
  • tempo de parada;
  • custos, entre outros;

Com todas essas possibilidades de uso para a gestão estratégica das atividades, o custo do Engeman® Software é um investimento com retorno a curto ou médio prazo. Além disso, há uma planilha para calcular o retorno de investimento.

Aquisição por módulos

Um dos grandes diferencias do Engeman® é que ele pode ser adquirido por módulos conforme as necessidades da equipe de manutenção e da empresa. O Planejamento e Controle de Manutenção é o nosso módulo básico e tem duas versões: Lite e Plena.

Nessas soluções, podem ser adicionados outros módulos com funcionalidades específicas de acordo com a demanda. Conheça nossos módulos!

  • Módulo Básico: Versões Lite e Plena;
  •  Móbile: Controle de OS via coletor de dados;
  •  SSW: Solicitação de Serviços via Web;
  • Consulta: Consulta de Relatórios e Dashboards para usuários limitados.

Nas etapas de negociação, é feita uma qualificação, bem como demonstrações on-line e presenciais dos módulos. Ao final, é feito o alinhamento entre os analistas de negócios da Engeman® e o cliente, definindo de que ele realmente precisa.

Funcionamento do suporte

O suporte oferecido pela Engeman® preza pela qualidade, eficiência e zelo pela satisfação de clientes e parceiros comerciais.

Todo o atendimento ao cliente é feito por meio de telefone ou pela internet, com profissionais altamente capacitados na solução, inteirados dos conceitos e melhores práticas de gestão da manutenção. Para otimizar o suporte, separamos os atendimentos por níveis:

  • nível 1: dúvidas mais simples;
  • nível 2: dúvidas e questões mais complexas.

Nesses dois casos, o atendimento é feito via telefone e e-mail, proporcionando logo no primeiro contato uma tratativa do nível de complexidade, prioridade, tempo de previsão de solução e respostas, quando não solucionado de imediato.

Em casos especiais, existe a possibilidade de atendimentos dimensionados por meio de contratos de SLA (acordo de nível de serviço), sendo alinhados contratualmente prazos e condições dentro de exigências específicas.

Os atendimentos são documentados por meio de ordens de serviço na própria solução Engeman®, utilizada também pelas operações de suporte, já contemplando rotinas e indicadores que primam pela qualidade, transparência e agilidade, seja no retorno imediato no momento do contato ou com prazos alinhados entre o suporte e o cliente.

Assim, o Engeman® Software é uma ferramenta eficiente para o gerenciamento do setor de manutenção da sua empresa, estando entre suas vantagens uma gestão mais estratégica dos processos, o que possibilita a imediata redução de custos, melhor gerenciamento do estoque, correto aproveitamento da mão de obra, entre outras vantagens.

Se você gostou deste artigo sobre Engeman® Software, entre em contato para saber mais sobre a ferramenta!

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