PCM: Como pode ser decisivo para a função estratégica da sua empresa?

165856 pcm como pode ser decisivo para a funcao estrategica da sua empresa 810x541 - PCM: Como pode ser decisivo para a função estratégica da sua empresa?

Ao ser responsável pelo setor de manutenção de uma empresa, o profissional precisa estar apto para realizar todo o controle dessa ação. Para isso, ele deve utilizar das mais diversas ferramentas, que o auxiliarão para que sua função seja cumprida de maneira otimizada e competente. Para isso, ele deve estruturar dentro de sua companhia um PCM.

Neste post explicaremos melhor esse termo, mostraremos a sua importância dentro de um empreendimento e como ele ajuda a mudar o desempenho para melhor. Portanto, leia com bastante atenção até o final!

O que é o PCM?

O PCM, Planejamento e Controle de Manutenção, pode ser entendido como uma subárea do setor destinada à manutenção. Já foi verificada a eficácia desse tipo de atividade dentro de uma companhia para o aumento de lucros e redução de erros. Assim, criou-se uma área para analisá-la e aprimorá-la.

Assim, o PCM é concebido como a repartição responsável por um conjunto de técnicas e processos que visam à preparação, programação e verificação de resultados em caso de manutenção. Assim, todas as informações relacionadas aos procedimentos feitos são analisadas pelo PCM, que fornecerá dados para que se possa tomar medidas corretivas quando necessário.

A ideia de controle surge quando falamos em examinar o que era esperado com o que foi, de fato, obtido. Assim, é possível apurar se os objetivos da empresa foram alcançados e o que fazer para potencializar as ações feitas.

Com um perfil tático e estratégico, o PCM deve ser aderido por toda organização que deseja uma gestão eficiente para o seu negócio.

Quais são as funções do PMC?

Ao definirmos que o PCM realiza a preparação, a programação e a verificação, é preciso entender melhor cada uma dessas etapas e saber como elas alteram as funções estratégicas de uma empresa.

Preparação

Toda operação, relacionada ou não à manutenção, precisa da preparação para ser bem-sucedida.

Planejar torna os próximos estágios mais seguros e a conquista do objetivo mais certeira.

Então, nesse ponto serão decididas as diretrizes principais em relação à manutenção. Seus objetivos finais, os custos que serão acarretados, os benefícios visados, os métodos e recursos que devem ser utilizados.

Dessa forma, todos os procedimentos já serão antecipados, possíveis erros já serão contornados e, no caso de algum imprevisto, será mais fácil efetuar uma intervenção.

Programação

Aqui o modelo planejado se torna realidade. É imprescindível fazer uma programação técnica de maneira competente para evitar falhas. Assim, a manutenção é programada para acontecer etapa por etapa, seguindo a ordem correta com as informações obtidas de forma eficiente.

Obviamente, o programa não tem apenas um tipo correto de passos a serem seguidos. Isso dependerá do seu modelo de negócios e quais processos e equipamentos serão acompanhados. Mas, em geral, inicia-se com a manutenção preventiva, pois ela sempre garante menos erros e é mais barata.

Controle

Como já falamos, o controle tem muito a ver com o exame dos resultados obtidos em todos os processos. É preciso entender que esse controle não é feito somente após a conclusão da manutenção, mas sim que ele está presente em todos os momentos para que seja feita uma correção, se necessária.

É ele que dirá, por meio dos registros feitos de maneira ordenada, se os objetivos determinados pela empresa estão sendo alcançados ou, até mesmo, se eles devem ser alterados.

Por meio do controle, é possível analisar cada ação, além dos resultados e gastos. Também, se a próxima etapa poderá ser realizada com sucesso, se haverá necessidade de alteração no processo, além da sua eficácia, sua real necessidade e seus efeitos.

O controle traz o acompanhamento necessário a qualquer tipo de atividade feita, para que ela saia como o planejado.

Assim, o PCM interfere em toda a estratégia da empresa. Ele mostra as vantagens e desvantagens de cada passo dado e fornece um histórico de manutenções. Isso permite ter uma visão mais certeira das decisões a serem tomadas futuramente.

Quais as principais vantagens de se utilizar o PCM?

Análise de desvios

Na fase de planejamento são estimados os gastos, a mão de obra e o tempo necessário para a execução de toda a programação. Quando realmente se coloca em prática, é possível que haja divergência entre os números calculados e os números obtidos.

O PCM possibilita, então, a análise aprofundada desses desvios, de maneira quantitativa, além de suas principais causas. Assim, é possível rever o que não saiu como o esperado e realizar uma correção.

Aumento de produtividade

Ao realizar um bom planejamento e controle de manutenção, você se certifica de que os equipamentos da empresa pela qual você é responsável estarão sempre em pleno funcionamento. Dessa forma, há uma diminuição da ocorrência de erros e, consequentemente, de pausas inesperadas para consertá-los.

Redução de desperdício

Por intermédio do PCM, há redução do gasto com mão de obra, medidas corretivas com alto valor, otimização do uso do tempo de trabalho e conhecimento geral do funcionamento dos utensílios.

Assim, você não investirá mais dinheiro e trabalho que o necessário, diminuindo e organizando os custos com a manutenção.

Eliminação de dúvidas sobre procedimentos em situações problemáticas

É claro que, mesmo com o melhor dos planejamentos, falhas ainda poderão ocorrer. Porém, o PCM fornece os dados necessários para que uma intervenção seja feita de maneira rápida e precisa. Assim, todo o maquinário volta a funcionar para que as operações não se interrompam e causem prejuízo para a companhia.

Isso significa que seu empreendimento não conta apenas com uma grande base para realizar manutenção preventiva e evitar falhas; as medidas corretivas, quando inevitáveis, serão feitas com conhecimento e preparo, para que ocorram com gasto módico e com interferência mínima no processo produtivo.

Realizar manutenção é essencial para que todos os equipamentos e processos estejam sempre funcionando, garantindo a produção de sua companhia.

Devido a sua importância, o planejamento e controle devem ser realizados por profissionais capacitados e com tecnologia de pontas. Existem softwares disponíveis para te auxiliar durante todo o processo do PCM. É um investimento que vale a pena, com retorno seguro para o seu negócio.

Agora que você entende a importância do PCM nas estratégias da sua empresa, que tal entender melhor como estruturá-lo? Então baixe agora mesmo nosso e-book “Guia para estruturar o PCM da sua organização” para dominar de vez o assunto!

 

3.745 comentários

Deixar comentário.

onze − 2 =

Share This