Saiba como a Portobello conseguiu mais confiabilidade na sua manutenção com o Engeman®

Confialidade é um indicador de extrema importância para a manutenção . O case de sucesso da Portobello demonstra como o Engeman® pode ajudar a sua empresa a ter mais confiabilidade, disponibilidade e organização nos seus processos. Confira!

portobello-confiabilidade-com-engeman

A confiabilidade é um divisor de águas para o destaque de uma empresa. Em pleno século XXI, não é mais possível confiar em planilhas, com informações importantes e que podem colocar em risco a confiabilidade dos seus processos. Afinal, para que os investimentos sejam bem aplicados, os investidores precisam ter a certeza de que terão o retorno esperado e isso se prova com dados concretos, com indicadores e relatórios precisos. 

A melhor maneira para uma empresa ter a confiabilidade nos seus processos, é contar com um software especialista que abrange toda a necessidade da empresa e que ainda possa se adaptar à realidade individual de cada uma. Não seria fantástico se você pudesse adaptar um software às necessidades exclusivas da sua empresa? 

Bom, neste artigo vamos te contar que sim, isso é possível! E para isso, conversamos com o Dimitrius Coelho Nunes, planejador de manutenção da Portobello S.A. Ele nos contou como a Portobello conseguiu mais confiabilidade na sua manutenção e como o Engeman® se adaptou às necessidades pontuais da empresa. Acompanhe e conheça a história de sucesso da Portobello S.A.

Compartilhe!

Conheça a Portobello

Antes de falarmos como a Portobello conquistou a confiabilidade de seus equipamentos, vmaos conhecer um pouco de sua história. A Portobello é a maior empresa de revestimento do Brasil, sediada em Tijucas, Santa Catarina. Além do mercado nacional, a Portobello realiza atendimento nos cinco continentes e possui um processo de produção sustentável sempre respeitando a biodiversidade e o uso de recursos naturais. As oficinas Portobello, localizadas em Tijucas e São Paulo, produzem móveis, bancadas de cozinha, banheiro e piso em geral a partir do revestimento cerâmico que ela mesma produz. 

Fundada em 1979, a Portobello se pauta em iniciativas inovadoras, o que a fez atingir o patamar de uma das maiores empresas do Brasil e da América Latina. A empresa se destaca também por valorizar e investir em pessoas, trabalhando assim com equipes visionárias e que evoluem em conjunto. Além de Tijucas, a Portobello possui filiais em Alagoas, São Paulo e em 2022 continua se expandindo com a construção da unidade nos EUA. 

Dificuldades na gestão da manutenção antes do Engeman®

Conversamos com o Dimitrius Coelho Nunes, que é o planejador de manutenção e responsável pelo software na Portobello. Antes da implantação do Engeman®, a Portobello não fazia um controle tão detalhado de indicadores de manutenção, como MTBF e MTTR, backlog, histórico de equipamentos, etc. Algumas informações eram apontadas manualmente. Como sabemos, práticas como estas, podem comprometer a confiabilidade das informações, além de dificultar muito a coleta de dados e a elaboração de relatórios gerenciais confiáveis, certo? 

Outro ponto que Dimitrius nos relatou foi com respeito ao histórico de equipamentos, pois hoje é possível saber quantas corretivas foram feitas em determinado equipamento na última semana, por exemplo, ou ainda saber quantas pendências ainda possuem. São informações que, antes da implantação do Engeman®, não eram disponibilizadas com tanta praticidade. 

A empresa utiliza o software Engeman® desde 2005, quando a gestão da manutenção era realizada por uma empresa terceirizada. Esta empresa terceirizada foi a responsável por apresentar o software para a Portobello. Com a saída da empresa terceirizada em 2010, a Portobello continuou realizando a gestão da manutenção com o Engeman®.  

Resultados após a implantação do Engeman®

Após a implantação do Engeman®, a Portobello pôde ver uma maior organização das informações do setor da manutenção. Com os relatórios emitidos pelo software, as tomadas de decisão são mais assertivas. Dimitrius nos relatou, por exemplo, que através de um relatório de pendências, eles conseguem se organizar de forma mais eficiente e os investimentos são mais precisos.

A Portobello está se aprofundando ainda mais em relação ao uso do Engeman® Mobile, inclusive com personalizações específicas para facilitar o apontamento de informações dos manutentores. Segundo Dimitrius, “com o módulo mobile as informações podem ser apontadas em tempo real, não sendo necessário o operador parar o seu trabalho, para sentar-se em frente ao computador e tomar nota de tudo. É tudo feito de forma instantânea, sem correr o risco de se perder informações”

Com o módulo mobile, Dimitrius só confirmou o que todos os nossos clientes relatam: “O Engeman® Mobile facilita todo o processo e com a personalização específica irá facilitar ainda mais o apontamento reunindo informações em tempo real e um banco de dados de informações de equipamentos, de corretivas e de pendências mais assertivo” e com mais confiabilidade. 

Com o uso do Engeman®, a Portobello começou a realizar atividades como: 

  • apontamentos de mão-de-obra; 
  • cadastramento de equipamentos; 
  • emissão de Ordens de Serviço (O.S.) numeradas;
  • backlog; 
  • relatórios gerenciais.

Estas e outras funções tão importantes para uma gestão da manutenção mais eficaz. Saiba mais sobre as funcionalidades do Engeman®.

Portobello e Engeman® resulta em confiabilidade

Dimitrius nos relatou que “o principal objetivo da manutenção em uma empresa é a disponibilidade de equipamento. Quanto mais disponíveis estão os equipamentos, melhor para a empresa. A empresa vai produzir mais e consequentemente terá mais lucros. A manutenção está na empresa para isso, para viabilizar esta disponibilidade e quanto mais ferramentas tivermos para nos auxiliar neste sentido, melhor.  O Engeman® é uma ferramenta que auxilia a manter a manutenção cada vez melhor.” 

Encerrando a nossa conversa, Dimitrius nos disse que a expectativa da Portobello é continuar contando com esta parceria de sucesso para que a empresa possa continuar mantendo a confiabilidade e disponibilidade dos seus equipamentos com o auxílio do software de gestão da manutenção. 

Como o Engeman® pode ajudar a conquistar confiabilidade?

Como vimos ao longo desta leitura, o case de sucesso da Portobello demonstra como o Engeman® pode ajudar a sua empresa a ter mais confiabilidade, disponibilidade e organização nos seus processos. 

O software Engeman® é direcionado a gestores e operadores de manutenção que têm a necessidade de uma solução completa para gerir, com eficiência, processos como controle de documentação, planejamento de serviços, entre outras funcionalidades. Tudo isso com flexibilidade e com o apoio de profissionais especializados para auxiliar você e a sua empresa em todas as fases de utilização, da implantação ao suporte técnico.

Agende uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas e veja como Engeman® pode potencializar os seus resultados. 

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos