Controle de Preventivas: descubra como a Companhia Saneamento de Jundiaí conseguiu um controle de 90% das suas preventivas

Conheça o sucesso da Cia Saneamento de Jundiaí!

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A gestão da manutenção é uma parte fundamental para garantir a eficiência dos processos em uma empresa. Portanto, o controle assertivo destes processos é a chave para o sucesso das empresas mais competitivas do mercado.

Para isso, o uso da tecnologia tem sido um forte aliado para a tomada de decisões dos gestores. Na manutenção, as intervenções preventivas têm se mostrado eficientes para maximizar os resultados. Portanto, o seu controle é essencial para tal sucesso.

Conversamos com o Rafael Alexsander Cardoso, Engenheiro de Manutenção da Companhia Saneamento Jundiaí (CSJ), e ele nos contou a experiência deles no controle dos processos com o Engeman® e como estão conseguindo resultados fantásticos com a ajuda da nossa solução. 

Acompanhe mais este resultado incrível que os nossos clientes estão conseguindo com o uso da nossa solução!  

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Tempo de Leitura: 6 minutos

Sobre a Cia Saneamento de Jundiaí

A Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) foi fundada no ano de 1996 e trabalha com o tratamento do esgoto da cidade de Jundiaí, em São Paulo. Garante um saneamento de qualidade e com respeito ao meio ambiente. 

Empresa comprometida com a sustentabilidade, transforma o lodo que é resultante no processo em fertilizante que beneficia a agricultura. A CSJ possui um Sistema de Gestão Ambiental que é certificado na norma ISO 14001, além de outras certificações que atestam as suas operações.

A CSJ sempre procura aprimorar a sua operação para tratar o esgoto doméstico e industrial da cidade. Desenvolve ainda projetos sociais de educação e profissionalização da população. 

Desafios que a Cia Saneamento de Jundiaí enfrentava antes do Engeman®

A excelência dos resultados de uma gestão vem através da tomada de decisões assertiva. Para isso, uma visão geral do setor de manutenção e automatização das ações agiliza todo o processo. 

A CSJ possuía um aplicativo de gestão de projetos, porém ele não era especialista em manutenção. Sendo assim, eles enfrentavam alguns problemas no controle das ações e, principalmente, das preventivas. Confira o que o Rafael nos disse: 

Antes de conhecer o Engeman®, nós trabalhávamos com um aplicativo de gestão de projetos. Então era feito uma comunicação através do requisitante, o aplicativo abria um chamado e nós executávamos as manutenções através dessa comunicação. Era feito também através de ligação telefônica ou chamados via rádio. Não tínhamos um controle de mão de obra e nem um padrão das preventivas. Cada manutentor fazia as preventivas da maneira que ele pensava que deveria ser feito. Algumas ações, como a periodicidade, eram controladas através de planilhas de excel.” 

Por que a Cia Saneamento de Jundiaí decidiu experimentar o Engeman®?

Quando o controle das manutenções é realizado através de planilhas, o seu negócio pode ter sérios problemas. Isso porque, em muitos casos, com a grande quantidade de informação, é quase impossível fazer um controle dos indicadores da manutenção. Isso dificulta muito uma gestão confiável.

Sabendo disso, a CSJ resolveu procurar uma solução que os ajudasse nos seus controles. O Rafael nos disse:

“Nós já sabíamos que era preciso ter um controle de custos de mão de obra, de materiais, entre outros controles. E por isso buscamos no mercado outros softwares e o Engeman® apresentou o que nós precisávamos.” 

Resultados alcançados pela Cia Saneamento Jundiaí com o Engeman®

Após a implantação do software, a CSJ começou a gerenciar o setor de manutenção com a ajuda da nossa solução. Perguntamos ao Rafael sobre os resultados que eles alcançaram após a implantação do Engeman® e ele afirmou:

Conseguimos a parametrização das ordens preventivas, histórico das manutenções realizadas, envio automático das ordens de serviço aos setores executantes e otimização do tempo de atendimento dos chamados. Tudo isso é possível pois agora gerenciamos melhor os recursos. Já podemos perceber uma redução de 25% no tempo de atendimentos e um controle maior.” 

Sobre as preventivas, ele continuou dizendo: “obtivemos uma redução de 20% das quebras dos equipamentos e hoje temos o controle de 90 % das preventivas.”   

Um resultado fantástico que foi conseguido com a ajuda de um software especialista em manutenção!

Principais indicadores de manutenção utilizados obtidos através do Engeman®

Após a opção pelo Engeman®, a empresa teve condições de realizar o controle dos indicadores de manutenção. Perguntamos ao Rafael justamente sobre os indicadores que eles utilizam diariamente e que agora são obtidos pelo Engeman®. Segundo Rafael:

Utilizamos o plano preventivo, fazemos o complemento das execuções das ordens preventivas, solicitações de serviços, o tempo de atendimento das solicitações de serviço, produtividade de equipe e individual, e custo de mão de obra, por setor.”

A expansão dos negócios pede que uma ferramenta especialista seja implementada pois ela entende as necessidades específicas de cada setor. Os lucros só podem ser obtidos quando cada setor dentro de uma organização trabalha com decisões inteligentes e uma gestão eficiente. Por isso o Engeman® é ideal para a sua manutenção, ele é uma solução especialista em gestão da manutenção. 

Sobre o ambiente Cloud Engeman®

Versatilidade é outro fator que a sua empresa precisa analisar antes de contratar uma ferramenta. O Engeman® possui, além da versão desktop, a versão Cloud. Com a versão em nuvem a sua empresa terá sempre um software atualizado, com seus dados mais seguros e acessíveis. 

A CSJ possui a versão Cloud do Engeman® e nos contou como é a sua experiência. Veja o que o Rafael nos disse:

Hoje não ficamos amarrados a um servidor, então é possível através do módulo Cloud acessar e abrir uma ordem de serviço de qualquer lugar. Nós, que fazemos parte da gestão, conseguimos tanto realizar ações aqui na estação como, de repente, num home office, ou à distância.  Nós conseguimos fazer a gestão do software sem precisar acessar a VPN, por exemplo. Eu já trabalhei com os dois sistemas, com o Engeman® desktop e agora na nuvem. A facilidade de trabalhar com ele na nuvem é muito maior, até porque a atualização não depende da gente. Tínhamos diversas dificuldades às vezes na implantação de uma atualização e hoje é feito através do suporte, então a gestão do Engeman® na Cloud fica muito mais fácil.” 

Sobre o Engeman® Mobile

O Engeman® possui uma versão Mobile, que também é utilizada pela empresa. Com as equipes em campo, é muito mais prático e seguro que os dados da manutenção sejam lançados em tempo real, sem correr o risco que anotações importantes sejam perdidas. 

Perguntamos ao Rafael quais as funcionalidades do Mobile são mais utilizadas por eles e como elas ajudam a otimizar a sua gestão da manutenção. Ele nos disse:  

No mobile utilizamos a ordem de serviço, a câmera para registro das atividades e a função offline, que para o pessoal que está levantando os dados em campo é muito importante pois às vezes o sinal de internet oscila um pouco. Aí quando chegam na base e têm acesso à internet, fazem a sincronização para alimentar o sistema com os dados colhidos em campo. Utilizamos bastante também a parte de coleta acumulativa no mobile, economizamos muito papel. Hoje com o mobile diminuímos 50% dos papéis. Não eliminamos completamente tudo ainda, pois tem alguns setores que ainda precisam, mas mesmo assim colocamos tudo no sistema para unificar as informações. Estamos em processo para fazer 100% diretamente no sistema.”

Benefícios do Engeman® destacados pela Cia Saneamento Jundiaí

O Rafael nos relatou três benefícios que eles destacam sobre o Engeman®:

  • Disparo automático das ordens corretivas através de um supervisório. Com isso nós conseguimos padronizar os atendimentos tanto na preventiva como na corretiva”;
  • A versatilidade para controlar diversos tipos de manutenção, seja a nível industrial, predial e frota. Utilizamos mais a industrial e predial, mas a versatilidade dele é um ponto de destaque para nós”; 
  • O gerenciamento de diversas filiais através do software, então hoje, como estamos expandindo, nós conseguimos controlar todas através de um único software. Nós conseguimos ter um controle maior dos equipamentos críticos. Com o Engeman® conseguimos ter uma visão do macro e fazer o comparativo de todas as filiais que temos.” 

O que vocês mais gostam no Engeman®?

Sobre o uso do Engeman®, perguntamos ao Rafael o que eles mais gostam na nossa solução e a usabilidade dela. Ele nos disse:

O que mais gostamos no Engeman® é a quantidade de recursos que ele possui e a facilidade de implantar. Alguns softwares concorrentes pedem códigos específicos para implantar alguns indicadores ou dependendo da atividade. Então às vezes para passar para a equipe temos que fazer um treinamento muito específico. O Engeman® já tem esta facilidade por ele ter os campos autoexplicativos, por exemplo, na abertura de O.S., solicitação de serviço, no módulo SSW que utilizamos bastante aqui, não há muita dificuldade. Tivemos um treinamento simples e depois fizemos um passo a passo simples para o pessoal e não tivemos dificuldade nenhuma na implantação. Hoje o pessoal usa de maneira bem tranquila, já até mudaram a interface com as atualizações.

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Próximos objetivos da Cia Saneamento Jundiaí e como o Engeman® pode ajudar

Para otimizar ainda mais os processos de manutenção da sua empresa, é fundamental utilizar um software de gestão da manutenção. Essas ferramentas podem ajudar a automatizar e simplificar as suas tarefas. Perguntamos ao Rafael quais os próximos passos da CSJ com o uso do Engeman® e eles nos disse:

Vamos expandir mais a utilização da ferramenta pois tem muitos recursos que estamos em fase de implantação, como a parte dos dashboards, para a equipe conseguir ver ao vivo o que está acontecendo na estação, o controle de estoque, que também estamos implantando, o desenvolvimento dos demais relatórios como MTTR e MTBF, que é importante para a confiabilidade dos nossos equipamentos, e o provisionamento da mão de obra, que hoje estamos trabalhando para conseguir dimensionar a nossa equipe e direcionar melhor os nossos trabalhos.” 

Um software de gestão da manutenção pode fornecer insights valiosos por meio de relatórios e análises. Faça como a CSJ e certifique-se de escolher um software que atenda às necessidades específicas da sua empresa e ofereça suporte técnico adequado para garantir uma implementação eficaz e um uso contínuo do sistema.

Mas conte-nos, como está indo a sua gestão da manutenção? Não fique para trás, conheça todas as possibilidades que a nossa ferramenta pode levar à sua empresa. Conheça outros cases de sucesso e comprove os resultados dos nossos clientes!

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