Descubra como a PPE Fios otimizou a gestão da sua manutenção

A PPE fios consegiu otimizar a sua manutenção e acabar com a utilização de várias planilhas com a ajuda do Engeman®

Descubra como a PPE Fios otimizou a gestão da sua manutenção
Compartilhe!
Tempo de Leitura: 4 minutos

Todo gestor sempre busca técnicas para que os seus processos alcancem bons resultados. Estar atento às novas tecnologias e buscar ferramentas que potencializem os seus conhecimentos é uma estratégia de gestores inteligentes e que estão ligados à grande concorrência que a atualidade exige.

Sendo assim, otimizar os processos é fundamental para conseguir potencializar os resultados. Otimizar é um processo que busca a excelência, empregando novas técnicas para selecionar as melhores alternativas e assim alcançar os objetivos desejados. Na indústria, o principal objetivo é ser mais competitivo para se destacar ante a tanta concorrência. Para isso, a tecnologia é um forte aliado das organizações. 

Para corroborar essa informação para você, nosso caro leitor, conversamos com o gerente de manutenção e ativos de um de nossos clientes. Alexandre Gonçalves nos contou como o uso de um software especialista ajudou a PPE Fios a otimizar a sua gestão e assim conseguir mais confiabilidade aos seus processos. Acompanhe mais este Case de Sucesso! 

Conheça a PPE Fios

Localizada em Cerquilho, no estado de São Paulo, a PPE Fios é uma empresa produtora de todos os tipos de fios para enrolamentos. A gama de fios oferecida pela PPE é muito ampla o que torna os seus produtos aplicáveis a quaisquer tipos de equipamentos eletroeletrônicos, sempre visando atender às necessidades em fios Esmaltados ou Isolados

É uma empresa que tem a qualidade dos seus produtos reconhecida internacionalmente. Com investimentos constantes nas melhores práticas para a condução do seu negócio, a PPE é certificada não só pela qualidade (ISO 9001), também possui certificações Ambientais (ISO 14001) e de Segurança e Saúde Ocupacional (ISO 45001). A maioria de seus produtos é homologada pelo Underwriters Laboratories Inc dos EUA (UL), que atestam sua qualidade em relação ao projeto original e a especificação aplicável.

Como a PPE conheceu o Engeman®?

Conversamos com o Alexandre e a nossa primeira pergunta foi como eles conheceram o Engeman®. Conheci o Engeman® através de pesquisas sobre o assunto. Ele é um software bem conhecido entre as comunidades da área. Além disso, eu recebia e ainda recebo por e-mail muito material sobre manutenção e sobre o Engeman®, nos disse ele.

O Engeman® é um software especialista em gestão da manutenção reconhecido nacionalmente entre os profissionais da área. É um software que, além de todas as funcionalidades essenciais para uma gestão de sucesso, consegue se adaptar às reais necessidades de cada empresa. 

Quais as dificuldades da PPE Fios antes da implantação do Engeman®? 

Assim como várias empresas, a PPE também fazia a gestão da manutenção e dos seus dados a partir de planilhas de Excel. Com planilhas bem estruturadas, a empresa tinha todo o desenho da sua manutenção registrada, era com um “software em planilhas”, como nos disse o Alexandre. Mas sabemos que esta prática dificulta muito a obtenção de históricos para a análise de estratégias gerenciais. 

Todo o nosso planejamento e controle de manutenção era feito através do Excel, nós trabalhamos com um ERP e tínhamos dificuldade em rodar o sistema de manutenção através dele. Então usávamos o ERP apenas para a abertura de chamados para manutenção corretiva. Os planos de manutenção eram feitos por fora, através de planilhas de Excel. Era muito trabalhoso, bem mais difícil que hoje”, relatou Alexandre. 

Como é a experiência de usar o Engeman®? 

Como comentado anteriormente, a PPE tinha todos os seus controles em planilhas de Excel. Não tinham as facilidades e benefícios que um software de gestão da manutenção pode proporcionar  a um negócio. Alexandre nos disse que “a transição das planilhas para o Engeman® foi muita tranquila e hoje já colhemos os frutos com bons resultados na gestão e conseguimos automatizar todos os processos de manutenção.”

Resultados alcançados com o Engeman®

Após a implementação do software Engeman® a PPE conseguiu mais confiabilidade dos dados. “Hoje temos uma facilidade muito grande para gerar informações a partir do preenchimento das O.S.. Quando as Ordens de Serviço são preenchidas corretamente, o Engeman® já nos fornece todas as informações que precisamos. Então ele facilitou o dia a dia do planejamento e controle de manutenção. Deu muito muita confiabilidade e transparência, ou seja, ele deu mais credibilidade para a manutenção dentro da organização”, relata Alexandre 

Perguntamos também se a PPE conseguiu ter ganhos com os indicadores de manutenção e o Alexandre nos disse que “sim, um dos quesitos mais visíveis foi a facilidade para gerar os indicadores. Antes era mais difícil gerar os indicadores através das planilhas. Hoje com poucos cliques nós já geramos os tipos de indicadores e o tipo de relatório que queremos”. 

O Módulo SSW (Solicitação de Serviços WEB)

Cada tipo de empresa enfrenta desafios diferentes que precisam ser superados da melhor maneira possível. Investir no setor de manutenção é uma premissa básica de qualquer organização de sucesso. Não importa o tamanho ou ramo de atuação, as versões e módulos Engeman®️ vão te  ajudar.

O módulo SSW (Solicitação de Serviços WEB) é usado para que os solicitantes possam gerar pedidos de manutenção e acompanhar a evolução desse pedido na execução da ordem de serviço de modo ágil.

Perguntamos ao Alexandre sobre os módulos Engeman® ️ e ele nos disse que o módulo SSW “é uma das ferramentas mais importantes, pois é através dele que fazemos a abertura de chamados de manutenção. Utilizamos o Engeman®️ para fazer as manutenções planejadas, toda a programação, calendário, cadastramento de máquinas etc., mas a produção tem muita necessidade de intervenção na manutenção ou troca de ferramentaria ou ainda atividades intrínsecas ao processo e que dependem da manutenção para fazer. Assim, são abertos os chamados de manutenção via SSW. Desta forma o próprio pessoal da produção vai em uma estação, abre o chamado e volta para a máquina dele. O plantonista recebe o chamado e vai fazer o atendimento. Então este módulo é bem importante para a nossa realidade aqui da empresa. Está no planejamento adquirir o módulo Mobile para dar ainda mais agilidade a este processo”. 

Futuro da PPE Fios com o Engeman®

Como já mencionado, “o mobile vai ser implementado ainda este ano para trazer mais facilidade para a parte de apontamentos. O mecânico e eletricista de plantão poderão receber o chamado de onde estiverem. Assim não terão que ir até a estação de trabalho para abrir o Engeman® ️. Ele recebe o chamado no Mobile e já vai fazer o atendimento, faz o preenchimento da solicitação de serviço ali mesmo no campo e não tem que voltar para a sala, teremos um bom ganho”. O módulo Engeman® Mobile traz agilidade para o controle da rotina da manutenção. 

Conclusão

Com a alta competitividade, empresas que precisam otimizar seus processos precisam do auxílio de um software especialista para uma gestão mais eficaz da sua manutenção. Assim como acompanhamos, o case de sucesso da PPE Fios nos mostra como um software pode trazer mais agilidade à sua empresa. 

Para conhecer mais detalhes sobre todas as funcionalidades que o Engeman® ️ pode oferecer para a sua gestão, converse com nossos especialistas e veja na prática como otimizar os seus processos. Para ficar sempre bem-informado, assim como o Alexandre, acesse nosso blog e mídias sociais! Estamos no FacebookInstagram e Telegram!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos