Sistema ERP: entenda o que é e como escolher o mais adequado

Veja como funciona o ERP – Enterprise Resource Planning e saiba por que este sistema é importante no setor empresarial.

sistema-erp-e-como-escolher
Compartilhe!

Na dinâmica empresarial, a busca por soluções que facilitem a tomada de decisão é uma prática comum e muito eficiente para conseguir os resultados esperados. De acordo com o ramo de atividade, cada gestor precisa utilizar soluções que otimizem o trabalho e leve confiabilidade ao seu negócio.

É essencial que empresas que possuem grande número de ativos tenham todas as informações integradas para que o acesso seja rápido e preciso. O sistema responsável por esta integração de informações nas organizações se chama ERP. É um sistema muito importante no ramo empresarial e para te ajudar a entender mais sobre o ERP, preparamos este artigo para que você fique por dentro do assunto. Continue acompanhando e boa leitura!  

O que é um sistema ERP?

A sigla vem do seu nome em inglês Enterprise Resource Planning que significa Sistema de Gestão Integrado. Este sistema possibilita que o gestor possa acompanhar todos os dados dos setores da sua empresa reunidos em um único lugar. Isso traz praticidade para a tomada de decisões.

Em tempos de tecnologia, o ERP reduz o uso de papéis e simplifica o trabalho dos gestores empresariais. Pode ser usado em diversas áreas da empresa como: comercial, financeiro, gestão de pessoas e em todos os setores da empresa, de acordo com as características do sistema contratado.  

Benefícios do ERP

Um sistema ERP eficiente permite a automação de todos os dados de forma simples. Com as informações reunidas em um mesmo lugar, as decisões dos gestores são mais assertivas e levam mais confiabilidade para a tomada de decisão. A empresa precisa funcionar interligada para que não haja perdas de informações durante os processos e isso leve a algum prejuízo para o negócio como a perda ou atraso de uma entrega, por exemplo.

O uso de um sistema ERP traz para a gestão da empresa benefícios como:

  • Informações integradas em um único lugar;
  • Segurança de dados;
  • Automatização das informações;
  • Gerenciamento confiável;
  • Acesso facilitado das informações;
  • Gráficos e relatórios gerenciais detalhados;
  • Integração com outros sistemas de gerenciamento, entre outros.

Como escolher um ERP eficiente?

A escolha do sistema ideal vem em encontro com as necessidades da empresa. Para isso, deixamos algumas dicas para escolher um sistema ERP eficiente:

  1. Defina as necessidades da empresa;
  2. Busque um sistema com boa usabilidade;
  3. Analise as funcionalidades do ERP;
  4. Dê preferência a um sistema especialista do seu ramo de atividade;
  5. Sistema que ofereça mobilidade;
  6. Avalie o suporte técnico que é oferecido;
  7. Observe se é de fácil implantação, entre outros.

Estas são apenas algumas dicas que a sua empresa pode considerar. Faça um levantamento com os seus gestores, trace as metas da sua empresa e faça um paralelo com o que vocês precisam para o correto gerenciamento dos setores. Existem outros tipos de softwares que poderão fazer parte da sua pesquisa, como o CMMS por exemplo. Portanto, a sua análise deve ser criteriosa e com profissionais com expertise para que a empresa chegue à solução mais adequada para o negócio. 

Qual a diferença entre ERP e CMMS?

Com os constantes avanços das tecnologias dos últimos anos, muitas soluções chegaram ao mercado para facilitar os processos industriais. Com isso, vários tipos de softwares foram surgindo de acordo com a crescente demanda do mercado. Dentre estes tipos, o software CMMS é muito conhecido para um gerenciamento eficaz. 

O CMMS (Computerized Maintenance Management System) que traduzido significa Sistema de Gerenciamento de Manutenção Computadorizado é um software de gestão da manutenção que centraliza toda a base de dados do setor em um só lugar. Por serem voltados ao setor da manutenção, os CMMS são software especialistas que entendem  melhor o que se passa dentro do setor da manutenção. Este setor precisa ser acompanhado de maneira mais estratégica para que não ocorram prejuízos na entrega dos produtos.

O ERP engloba outras áreas como RH, fiscal, compras, financeiro, faturamento, etc. Há sistemas que abrangem o departamento de manutenção, mas muitas vezes não conseguem cobrir necessidades específicas do setor. Neste caso é onde o CMMS é essencial, pois através dele os gestores podem conseguir dados e relatórios mais assertivos para a tomada de decisões mais confiáveis no setor de manutenção. Empresas que possuem os dois sistemas, o ERP e o CMMS utilizam de integrações para que possam ter os dados centralizados. 

 

Integração do ERP com outros softwares

A integração do sistema ERP com outros softwares de gestão faz com que toda a empresa possa gerenciar com mais propriedade cada setor. Empresas que possuem muitos ativos e possuem um setor de manutenção, por exemplo, investem em softwares de gestão de manutenção para que os seus processos sejam controlados por soluções especialistas. Isso traz mais benefícios pois um sistema que entende as rotinas específicas da manutenção trará módulos e soluções direcionadas para que o gestor tenha as ferramentas adequadas para a tomada de decisão eficiente. 

O Engeman® é um software CMMS especialista em manutenção. Ele possui ferramenta própria para criar a integração com qualquer outro software, independente de arquitetura ou fabricante. Com a sua ampla experiência de integração com vários sistemas conhecidos no mercado e em aplicações proprietárias, ele faz jus ao título da ferramenta de gestão da manutenção mais flexível do mercado, por ser de fácil adaptação e personalizável às necessidades específicas da empresa. 

Para saber mais detalhes sobre como integrar o seu sistema ERP ao Engeman®, marque um bate papo com nossos especialistas. Veja na prática todas as possibilidades que o Engeman® pode levar para a sua empresa. 

Saiba como o nosso cliente Solida Brasil Madeiras obteve sucesso na integração do seu ERP ao Engeman®. Conheça o Case de Sucesso

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos