Gestão da Manutenção com CMMS

Existem vários benefícios ao implantar um CMMS. Confira quais são eles!

Gestão da Manutenção com CMMS

A gestão da manutenção com CMMS está cada vez em maior evidência. Em um cenário mercadológico extremamente exigente e competitivo, já não cabe a cultura da manutenção corretiva não planejada. As empresas precisam adotar uma postura de produção eficiente, com qualidade e baixo custo.

Durante décadas, enquanto as empresas tratavam o setor de manutenção como fonte de gastos, o departamento só era lembrado em situações de emergência.

Após padecerem com altos prejuízos decorrentes da deterioração dos seus ativos e constante insatisfação dos seus clientes, devido, entre outros fatores, a atrasos nas entregas e queda na qualidade dos produtos, os empresários foram obrigados a investir em engenharia de manutenção.

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O que é um CMMS?

CMMS é um software que centraliza toda a base de dados sobre a manutenção de uma empresa. A sigla CMMS vem do inglês Computerized Maintenance Management System, que significa Sistema de Gerenciamento de Manutenção Computadorizado. Através deste sistema é possível organizar todos os dados da empresa e ainda emitir relatórios confiáveis. É muito prático e eficiente pois ele otimiza os processos feitos em diversas planilhas em um único sistema. 

Todos os processos que são registrados em planilhas podem ser armazenados no software e os relatórios de manutenção são rápidos e precisos. Em tempos em que a agilidade é lucrativa para as organizações, ter os dados de forma assertiva em um único relatório gera benefícios a empresas que desejam estar sempre competitivas no mercado. 

Benefícios de implantar um CMMS

A gestão da manutenção é um fator que interfere diretamente no sucesso de todos os processos dentro de uma empresa. Afinal, ninguém quer ser pego de surpresa por problemas que poderiam ter sido evitados com uma boa gestão. Com o grande número de ativos que as empresas possuem, como manter tudo organizado, todos os dados à mão e fáceis de encontrar? Esse é um dos pontos que um software CMMS pode ajudá-lo na gestão da sua empresa. Confira abaixo, mais alguns benefícios que um CMMS pode trazer para o seu negócio:

  • Aumento da produtividade: com todos dados reunidos em só lugar se nota uma otimização do tempo pois não é preciso procurar as informações em diversas planilhas e pastas quando se tem tudo em um único lugar. Assim, sobra mais tempo para produzir mais. Com informações sempre precisas é possível gerar rapidamente as ordens de serviços necessárias sem maiores dificuldades.
  • Precisão na tomada de decisões: com todas as informações armazenadas, há uma maior confiabilidade na tomada de decisões pois tem-se indicadores corretos e uma visão assertiva da real situação da empresa. 
  • Controle dos custos: ter todos os dados reunidos em um só lugar também facilita no entendimento dos motivos do mau funcionamento dos equipamentos. É possível analisar os históricos das manutenções e assim fazer um planejamento de forma mais assertiva. Podemos dizer que as compras emergenciais são evitadas, pois é possível saber com mais precisão o momento de realizar as trocas. Gera-se mais confiabilidade e um melhor controle de todos os gastos.
  • Aumento da vida útil dos ativos: manter as manutenções sempre em dia diminui os danos dos equipamentos já que as paradas são feitas no momento certo. Esperar equipamento parar para realizar manutenções pode comprometer a sua vida útil.
  • Análises precisas dos Indicadores de Desempenho: os KPI’s (Indicadores chave de desempenho) são importantes métricas que são cruciais para o sucesso de uma  empresa. Uma das melhores maneiras de controlá-los é através de um software CMMS. Os indicadores podem ser analisados com agilidade e assim as tomadas de decisões são mais precisas.

Manutenção Produtiva Total

Os novos tempos induziram à maior capacitação dos colaboradores e adoção de técnicas como preventivas e preditivas, da mesma forma muitas das vezes aliadas a programas como manutenção produtiva total, enquanto manutenção centrada na confiabilidade. A parada não programada de uma máquina se tornou inadmissível dentro dos conceitos modernos de manutenção. Tal necessidade exige um perfil mais intelectual e menos manual dos envolvidos. Daí, provavelmente,  a inevitável tendência da informatização dos processos.

Além de proporcionar uma natural dinamização das rotinas tanto dos operadores quanto dos gestores de manutenção, provavelmente, automatizando programações e facilitando a acessibilidade aos dados em geral, porque, devido a um CMMS tem um papel importantíssimo para a gestão moderna, que é colaborar para uma maior previsibilidade das atividades, além disso, o que muito contribui para questões como gestão racional de suprimentos.

Visto sua indispensabilidade na gestão estratégica da manutenção, consequentemente as empresas desenvolvedoras de CMMS – softwares especialistas em gestão de manutenção – cresceram em números elevados na última década.

Softwares de Manutenção de Qualidade

Utilizar um software de manutenção CMMS é muito importante pois além de substituir as inúmeras planilhas e papéis que muitas vezes são usados, ele vai ajudar a ter uma diminuição dos erros uma vez que gera relatórios precisos. Com isso, a tomada de decisão é feita com muito mais segurança.

Muitos são modernos, também flexíveis e de fácil implantação e adequação às necessidades de qualquer ramo de atividade. Empresas de qualquer porte podem adquiri-los. Existem, assim,  pacotes básicos e avançados com ótimo custo benefício.

Ter um CMMS é um ponto crucial para empresas modernas e que desejam se manter competitivas e ágeis. Muitas empresas ainda têm algum preconceito por pensarem que a implantação de um software especializado é um custo que não trará benefícios.

Veja abaixo algumas das funções mais comuns a um CMMS – sistema de gerenciamento de manutenção:

  • Cadastramento das aplicações em geral (equipamentos, estruturas prediais, componentes).
  • Cadastramento e gestão de suprimentos e recursos humanos de manutenção.
  • Criação de planos de manutenção.
  • Programação de serviços (periódicos, acumulativos – horas ou Km, preditivas, agendadas e por eventos e falhas).
  • Abertura de solicitações de serviços com acompanhamento desde a aprovação até a conclusão.
  • Geração de Ordens de serviços tanto por processos automatizados quanto manuais.
  • Geração de relatórios gerenciais, gráficos e KPI’s – indicadores de desempenho de acompanhamento de serviços, custos, materiais, perda produtiva com paradas, disponibilidade, acompanhamento de funcionários, cronogramas, confiabilidade, análise de falhas – causa e efeito e Backlog.

Você já conhece o Engeman®?

O software Engeman® é uma ferramenta de gerenciamento extremamente flexível. Entendendo que cada empresa é única e tem diferentes realidades, o Engeman® se adapta às reais necessidades do seu negócio. Qualquer que seja seu ramo ou porte!

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O Engeman® viabiliza vários processos como: 

  • controle dos indicadores de qualidade (KPI’s)
  • cadastro de qualquer dado referente à manutenção;
  • planejamento e acompanhamento de serviços a serem executados pela manutenção;
  • nivelamento de recursos materiais, humanos e financeiros;
  • emissões automáticas de notificações e documentos;
  • criação de histórico dos eventos;
  • elaboração de cronogramas e gráficos;
  • emissão de ordens de serviços;
  • cálculos de custos e análises de ocorrências e muito mais!

O Engeman® possui vários módulos para se adaptar à sua realidade. Quer saber como a nossa solução pode ser implantada no contexto específico da sua empresa? Basta solicitar uma demonstração gratuita do software!

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