Ocorrências e falhas na manutenção

Ao encerrar um serviço de manutenção, preventivo, preditivo e principalmente corretivo que nível de informações você costuma informar, apenas serviços executados, horas de trabalho da mão de obra e peças? Saiba que ao encerrar serviços duas informações são de grande importância para a análise do cenário específico de alguma máquina ou componente: as ocorrências e as falhas.

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As falhas representam improdutividade e atrasos na produção. Para evitar esse problema, é necessário realizar periodicamente as manutenções devidas em todos os equipamentos. Nesse artigo, você irá conhecer como é tratado a ocorrência e falha dentro do Engeman®.

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Tempo de Leitura: 4 minutos

O que são ocorrências e falhas para o Engeman®?

Para o Engeman®, ocorrências são defeitos ou falhas ocorridos nas aplicações de manutenção.

Segundo a NBR 5462, defeito é qualquer desvio de uma característica de um item em relação aos seus requisitos e falha é o término da capacidade de um item desempenhar a função requerida.

No Engeman®, a definição de falha ou defeito depende diretamente da ordem de serviço (O.S.) executada, já que nela são informados o tempo e grau de indisponibilidade produtiva do ativo, qual grau de indisponibilidade, se parcial ou total bem como e qual produto era gerado no momento.

Mas, independentemente de falha ou defeito, sempre que encontradas qualquer das situações, suas causas podem ser associadas e isso permite que tenhamos um histórico desses problemas, abrindo assim uma série de possibilidades.


E, na prática?

No âmbito da execução de manutenções podemos começar a trabalhar com uma forma de programação chamada de Eventual/Serviço.

Quando um defeito ou falha ocorre com frequência e precisamos mitigar ou mesmo tratar seus efeitos, a forma de programação eventual/serviços é uma boa opção. Com ela podemos mapear essas ocorrências e definir um critério de execução de uma segunda manutenção, preventiva ou corretiva planejada. A fonte de dados para análise é o próprio registro de serviços das ordens de serviço. Não há necessidade de efetuar qualquer outro tipo de coleta de dados.

Um exemplo: Se em uma semana (sete dias) realizarmos três ordens de serviço onde é encontrada a ocorrência de aquecimento no equipamento, queremos que o Engeman® gere automaticamente a ordem de serviço corretiva.

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Figura 1 – Programa Eventual de Serviços Engeman

Esse tipo de ação permite que evitemos custos elevados de lucro cessante já que consegue adiantar a correção ou realizar a prevenção a partir dos sintomas apresentados pelo equipamento nas inspeções realizadas.=

Análise de serviços e por ocorrências e falhas

Outra prática que pode ser feita a partir das ocorrências e das causas registradas em cada serviço executado é a análise de serviços.

Esta funcionalidade é responsável pela análise dos registros de serviços informados na tela de Ordem de Serviço. Praticamente, esta funcionalidade é um recurso direcionado à análise de falhas, baseada em informações das Causas, Defeitos, Serviços e Materiais informados nas O.S.

Ela pode informar rapidamente:

  • Principais Aplicações (O.S.) – Serão informadas quantas e quais são as aplicações (equipamentos) que estão no cadastro principal das O.S’s.
  • Principais Aplicações (Check List) – Serão informadas quantas e quais são as aplicações cadastradas no Registro de serviço das O.S’s.
  • Principais Ocorrências – Serão informadas quantas e quais são as ocorrências cadastradas no Registro de serviço.
  • Principais Causas – Serão informadas quantas e quais são as causas cadastradas no Registro de serviço.
  • Principais Serviços – Serão informados quantos e quais são os serviços cadastrados no Registro de serviço.
  • Principais Materiais – Serão informados quantos e quais são os materiais cadastrados no Registro de serviço.

Ela é uma forma de obter as informações para o Diagrama de Ishikawa, que é uma ferramenta para encontrar as causas ou causa raiz de um problema. Também conhecido com “Espinha de peixe” ou 6M’s pois elenca Máquina, Materiais, Mão de Obra, Meio Ambiente, Método e Medidas como categorias para chegar à causa raiz e a ferramenta de análise de serviços do Engeman® permite encontrar todas elas num histórico longo de manutenções.

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Figura 2 – Análise de Serviços/Falhas

Principais indicadores MTBF E MTTR

Com o registro de ocorrências e causas nas ordens de serviço realizadas é possível analisar dois dos principais indicadores de manutenção de forma muito mais específica, o MTBF e o MTTR.

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Figura 3 – MTBF e MTTR por Mês

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Figura 4 – Relatório de Análise de Ocorrências

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nessa análise de ocorrências, os indicadores globais, da imagem 3, de MTBF e MTTR por mês são estratificados por equipamento, ocorrência e causa, o que deixa a análise mais específica, e torna mais fácil chegar à raiz dos problemas e permite direcionar soluções mais inteligentes e, talvez, até menos custosas.

Sabemos que às vezes é complicado chegar ao nível de detalhes desejado no encerramento dos serviços de manutenção, mas, com conscientização, treinamento e prática, essas informações podem ser obtidas com certa facilidade e a manutenção pode aproveitar os recursos disponíveis no Engeman® para uma manutenção preventiva mais eficaz e corretivas mais inteligentes.

Para conhecer melhor todos os relatórios que o Engeman® pode gerar para sua manutenção, você pode assistir a uma demonstração gratuita com um de nossos especialista AGORA.

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