As falhas representam improdutividade e atrasos na produção. Para evitar esse problema, é necessário realizar periodicamente as manutenções devidas em todos os equipamentos. Nesse artigo, você irá conhecer como é tratado a ocorrência e falha dentro do Engeman®.
O que são ocorrências e falhas para o Engeman®?
Para o Engeman®, ocorrências são defeitos ou falhas ocorridos nas aplicações de manutenção.
Segundo a NBR 5462, defeito é qualquer desvio de uma característica de um item em relação aos seus requisitos e falha é o término da capacidade de um item desempenhar a função requerida.
No Engeman®, a definição de falha ou defeito depende diretamente da ordem de serviço (O.S.) executada, já que nela são informados o tempo e grau de indisponibilidade produtiva do ativo, qual grau de indisponibilidade, se parcial ou total bem como e qual produto era gerado no momento.
Mas, independentemente de falha ou defeito, sempre que encontradas qualquer das situações, suas causas podem ser associadas e isso permite que tenhamos um histórico desses problemas, abrindo assim uma série de possibilidades.
E, na prática?
No âmbito da execução de manutenções podemos começar a trabalhar com uma forma de programação chamada de Eventual/Serviço.
Quando um defeito ou falha ocorre com frequência e precisamos mitigar ou mesmo tratar seus efeitos, a forma de programação eventual/serviços é uma boa opção. Com ela podemos mapear essas ocorrências e definir um critério de execução de uma segunda manutenção, preventiva ou corretiva planejada. A fonte de dados para análise é o próprio registro de serviços das ordens de serviço. Não há necessidade de efetuar qualquer outro tipo de coleta de dados.
Um exemplo: Se em uma semana (sete dias) realizarmos três ordens de serviço onde é encontrada a ocorrência de aquecimento no equipamento, queremos que o Engeman® gere automaticamente a ordem de serviço corretiva.
Esse tipo de ação permite que evitemos custos elevados de lucro cessante já que consegue adiantar a correção ou realizar a prevenção a partir dos sintomas apresentados pelo equipamento nas inspeções realizadas.=
Análise de serviços e por ocorrências e falhas
Outra prática que pode ser feita a partir das ocorrências e das causas registradas em cada serviço executado é a análise de serviços.
Esta funcionalidade é responsável pela análise dos registros de serviços informados na tela de Ordem de Serviço. Praticamente, esta funcionalidade é um recurso direcionado à análise de falhas, baseada em informações das Causas, Defeitos, Serviços e Materiais informados nas O.S.
Ela pode informar rapidamente:
- Principais Aplicações (O.S.) – Serão informadas quantas e quais são as aplicações (equipamentos) que estão no cadastro principal das O.S’s.
- Principais Aplicações (Check List) – Serão informadas quantas e quais são as aplicações cadastradas no Registro de serviço das O.S’s.
- Principais Ocorrências – Serão informadas quantas e quais são as ocorrências cadastradas no Registro de serviço.
- Principais Causas – Serão informadas quantas e quais são as causas cadastradas no Registro de serviço.
- Principais Serviços – Serão informados quantos e quais são os serviços cadastrados no Registro de serviço.
- Principais Materiais – Serão informados quantos e quais são os materiais cadastrados no Registro de serviço.
Ela é uma forma de obter as informações para o Diagrama de Ishikawa, que é uma ferramenta para encontrar as causas ou causa raiz de um problema. Também conhecido com “Espinha de peixe” ou 6M’s pois elenca Máquina, Materiais, Mão de Obra, Meio Ambiente, Método e Medidas como categorias para chegar à causa raiz e a ferramenta de análise de serviços do Engeman® permite encontrar todas elas num histórico longo de manutenções.
Principais indicadores MTBF E MTTR
Com o registro de ocorrências e causas nas ordens de serviço realizadas é possível analisar dois dos principais indicadores de manutenção de forma muito mais específica, o MTBF e o MTTR.
Nessa análise de ocorrências, os indicadores globais, da imagem 3, de MTBF e MTTR por mês são estratificados por equipamento, ocorrência e causa, o que deixa a análise mais específica, e torna mais fácil chegar à raiz dos problemas e permite direcionar soluções mais inteligentes e, talvez, até menos custosas.
Sabemos que às vezes é complicado chegar ao nível de detalhes desejado no encerramento dos serviços de manutenção, mas, com conscientização, treinamento e prática, essas informações podem ser obtidas com certa facilidade e a manutenção pode aproveitar os recursos disponíveis no Engeman® para uma manutenção preventiva mais eficaz e corretivas mais inteligentes.
Para conhecer melhor todos os relatórios que o Engeman® pode gerar para sua manutenção, você pode assistir a uma demonstração gratuita com um de nossos especialista AGORA.