Manutenção nos estádios: veja como a Arena das Dunas otimizou os seus processos com o Engeman®

Neste case de sucesso, vamos mostrar para você como o nosso cliente Arena das Dunas, estádio da copa de 2014, marca um golaço na sua gestão da manutenção com o uso do Engeman®. Acompanhe!

case-de-sucesso-arena-das-dunas-e-engeman
Compartilhe!

Em ano de copa do mundo os olhos de todos se voltam não apenas para o futebol, mas para as gigantescas e modernas estruturas que são os estádios de futebol. A cada edição do mundial de futebol, novos estádios são construídos e a tecnologia está cada vez mais presente.

Mas você já parou para pensar, como é feita a manutenção desses grandes estádios? Equipamentos e sistema de refrigeração são só alguns exemplos de que a manutenção também está presente no mundo do futebol. Pensando em copa do mundo, fomos atrás de um dos nossos clientes que sediou jogos da copa de 2014, para entender como é a gestão da manutenção por lá. 

Se você, assim como nós, é fã de futebol, já sabe que estamos falando da Arena das Dunas.  Para entender tudo e te contar o sucesso deles, falamos com o Luiz Henrique Gomes Popoff, responsável de operações e facilities lá na Arena.  Continue para conhecer mais esta história de sucesso e marcar você também um golaço na sua gestão da manutenção!  

Conheça a Arena das Dunas

A Arena das Dunas, localizada em Natal-RN,  foi construída para ser palco dos jogos da Copa do Mundo de 2014 e recebeu quatro partidas do mundial. Além de receber jogos de futebol, é também um espaço para outras atividades como eventos de grande porte, entretenimento, exposições, estrutura completa para coworking e muito mais. 

A Arena possui uma estrutura que oferece conforto e segurança, com lounges de hospitalidade, 39 camarotes com banheiro exclusivo, vestiários, centro de mídia e TV, áreas para restaurantes, academia, espaços comerciais e estacionamento interno e externo. Tudo isso em uma estrutura em que o cuidado com a sustentabilidade esteve presente desde o início das obras. 

É a primeira do Brasil a ter o certificado internacional ISO 55001, que é o certificado de gestão e manutenção de ativos. Prova que possui excelência na gestão de ativos e na preservação dos equipamentos. Esta é a Arena das Dunas, o palco das grandes emoções!

arena das dunas case engeman 1 - Manutenção nos estádios: veja como a Arena das Dunas otimizou os seus processos com o Engeman®Problemas enfrentados antes do Engeman®

Quando uma empresa não utiliza um software para controle da manutenção, os dados precisam ser registrados muitas vezes em planilhas. Apesar de ser uma ferramenta com muitos recursos e configurações, você concorda comigo que elas são limitadas. Não é possível fazer um controle assertivo de muitos ativos e buscar históricos de forma simples.

O Luiz nos disse que, antes de implantar o Engeman®, a Arena das Dunas “não tinha o histórico das manutenções e tudo era controlado através do drive”.  Isso impedia um controle mais assertivo dos dados de intervenções passadas.

Outro ponto que ele nos disse, é que “todas as O.S.s eram abertas através do google drive, então tivemos a necessidade de implementar uma ferramenta para facilitar este processo.” 

 

Resultados alcançados com o Engeman®

Depois de enfrentar problemas com a ausência de históricos e as dificuldades com as O.S., a Arena das Dunas implantou o Engeman® e os resultados foram excelentes. O Luiz nos contou o seguinte:

“Ficou mais fácil abrir uma ordem de serviço. Já sabemos rapidamente quem vai executar o serviço e o software já envia para o setor executante. Facilitou demais o dia a dia da manutenção. Hoje temos um histórico de tudo que acontece na Arena.” 

Ah e não para por aí. Com o uso de um software especialista como o Engeman®, o seu planejamento para o próximo ano pode ser feito e as suas previsões de orçamento decididas antes mesmo de finalizar este ano. Não é fantástico?! Quer saber o que ele nos disse Luiz? Olha só…

“Temos todas as preventivas cadastradas e o controle é fácil.  Se eu quiser tirar um relatório para o próximo ano de tudo que vai ser executado e em qual data, eu já tenho aqui no software. Tudo que foi feito para trás também, tenho o registro de todas as manutenções que foram realizadas, as requisições de materiais que foram utilizados para a execução daquela  manutenção. Com tudo isso eu consigo montar vários indicadores a partir desse histórico.”  

Integração com outros sistemas

Depois de ler os resultados acima você deve estar pensando: “um software realmente bom é aquele que se adapta às necessidades pontuais da empresa e que ainda consegue se integrar com outras ferramentas do mercado para otimizar ainda mais os processos de manutenção”. Bom, concordo com você! E te digo que o Engeman® tem tudo isso também. Para não ficar somente nas minhas palavras, olha que o Luis nos contou:

“A Arena das Dunas vem passando por uma implementação do Power BI. Sendo assim, vários setores estão sendo atendidos por essa ferramenta e a parte de manutenção foi uma delas. Então entramos em contato com a Engeman, solicitando a API que faz a comunicação com o Power BI. Ao longo do ano a gente vem implementando isso com a ajuda do time Engeman e hoje temos a comunicação como Power BI. Com isso conseguimos liberar graficamente todos os indicadores para a empresa. Tudo de forma fácil e visual. Foi um avanço excelente que tivemos esse ano aqui. Hoje já conseguimos enxergar todo o banco de dados do Engeman® através do Power BI.” 

A flexibilidade que o software possui em se adaptar e se integrar com outras ferramentas é um diferencial do Engeman®, pensado em atender a todas as demandas de qualquer setor de manutenção.  

O uso do módulo Mobile

Até aqui você tem visto como o Engeman® pode auxiliar a sua manutenção e ajudar os seus gestores a tomar decisões assertivas. Mas, e quanto à mobilidade? Por ser um estádio e contar com, inclusive, parceiros terceirizados na manutenção, uma solução móvel é ideal para os controles de manutenção da Arena das Dunas.

“Hoje é fundamental termos essa alternativa do mobile porque toda a equipe de manutenção possui o aplicativo. Algumas terceirizadas também fazem uso dessa ferramenta, como a empresa responsável pela climatização. O Engeman® Mobile é utilizado para envio de O.S., requisições etc. Hoje o Engeman® é integrado com o nosso sistema, toda a requisição de material do almoxarifado é feita através do software.  Quando o colaborador fecha uma O.S. ele é obrigado a inserir as evidências, ou seja, as fotos que o serviço foi executado. Então o mobile hoje é de extrema importância para o funcionamento da manutenção da Arena. Otimizou nosso processo de gestão”, relatou Luiz.

Vantagens do uso do Engeman®

Perguntamos também ao Luiz, 3 vantagens que ele poderia  nos sinalizar sobre o uso do Engeman®. Ele nos pontuou:

  • possibilidade de integração do software;
  • o módulo mobile, que otimiza e agiliza todo o controle das preventivas com geração de O.S. automáticas;
  • controle de indicadores a partir dos históricos de manutenção. 

“Cada aplicação tem uma periodicidade então isso já é cadastrado no Engeman® desde o cadastro do ativo. Deste modo a geração de O.S. é automática e isso possibilita um dinamismo para nós. Temos o plano anual de manutenção preventiva inserido no software”, disse Luiz.

Parceria Arena das Dunas e Engeman®

Neste artigo mostramos a você como o uso de um software especialista pode mudar seus resultados, com uma gestão mais ágil e confiável. A Arena das Dunas experimentou algumas ferramentas e o Engeman® se mostrou ser a mais adequada às necessidades pontuais deles. 

Em 2016 sentimos a necessidade aqui na Arena das Dunas de ter um software de acompanhamento da gestão da manutenção. Até hoje a experiência tem sido muito boa, conseguimos o acompanhamento total das manutenções tanto preventivas como corretivas e isso tem sido bastante válido para nós no acompanhamento do ativo como um todo. Sempre que precisamos de ajuda entramos em contato com o time Engeman e a equipe sempre nos oferece um suporte para encontrar um caminho para conseguirmos executar as mudanças,” Luiz Henrique Gomes Popoff, responsável de operações e facilities – Arena das Dunas 

E aí, viu como até mesmo os estádios podem conseguir mais agilidade e confiabilidade na gestão de manutenção com a ajuda de um software especialista? Que tal levar todos esses benefícios para a sua empresa? Fale com os nossos especialistas e veja na prática como o Engeman® pode te ajudar.

E se ainda não está convencido, conheça outros cases de sucesso dos nossos clientes campeões da gestão de manutenção.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos