Camargo Embalagens e Engeman®: uma parceria de sucesso

O controle e a gestão da manutenção pode ser feito de forma automatizada e trazer enormes benefícios ao seu negócio. Entenda neste Case de Sucesso como a parceria com o software Engeman® é essencial para o sucesso dos negócios da Camargo Embalagens. Acompanhe!

case-de-sucesso-camargo-embalagens-engeman
Compartilhe!

O grande segredo das empresas bem-sucedidas no mercado atualmente é tomar suas decisões de forma estratégica e baseada em dados reais. Confiabilidade nos processos, pontualidade no cumprimento de seus contratos e otimização de gastos são pontos fundamentais para levar uma empresa a um patamar de destaque. E isso só é possível se houver uma gestão eficiente. 

De todos os setores de uma empresa, vamos destacar o de manutenção. Visto muitas vezes como uma área de despesas, ele pode ser a peça-chave para o sucesso dos seus processos e a lucratividade do seu negócio. Ativos mal controlados podem trazer prejuízos enormes à empresa, além de interferir em processos de certificações de qualidade. Quando todos os dados estão bem controlados, os gestores da manutenção conseguem trabalhar de forma mais estruturada e confiável. 

Este controle e gestão da manutenção pode ser feito de forma automatizada e trazer enormes benefícios ao seu negócio. Para exemplificar para você, conversamos com o Michel Oliveira da Silva, que é o coordenador da manutenção na Camargo Cia. de Embalagens. Ele nos contou como é a gestão da manutenção com o Engeman® e como a parceria com a nossa solução é essencial para o sucesso dos seus negócios. Acompanhe mais este Case de Sucesso!

Conheça a Camargo Embalagens

 A Camargo Cia. de Embalagens é uma empresa brasileira especializada na fabricação de embalagens flexíveis. Com modernos equipamentos e impressoras em rotogravura e impressão digital, a empresa garante a produtividade e flexibilidade para qualquer demanda. Desenvolve e produz soluções completas que atendem às necessidades de todos os seus clientes com qualidade e segurança.  

A Camargo Embalagens trabalha com tradição e inovação para oferecer sempre o que há de mais moderno e inovador no mercado. Atua de acordo com os padrões de qualidade ISO 9001:2015, o que a qualifica e certifica para atender as maiores empresas dos setores alimentícios e farmacêutico, por exemplo. Para completar, a empresa baseia suas ações na sustentabilidade, destinando as suas aparas a empresas de reciclagem que as aproveita para fabricação de vários utensílios. 

Como a Camargo Embalagens conheceu o Engeman®?

Em nossa conversa com o Michel Oliveira, ele nos contou que conheceu o Engeman® há muitos anos, na primeira empresa onde ele trabalhou há 22 anos. Ele tem acompanhado toda a evolução do software que sempre se atualiza para atender à demanda dos nossos clientes. Em todas as empresas que ele passa apresenta o Engeman® pois sabe da necessidade de um software especialista para o sucesso de uma gestão. 

Chegando na Camargo Embalagens ele percebeu que a empresa trabalhava com softwares industriais que possuíam um módulo de manutenção, mas que não abrangia de forma tão específica a manutenção. Sendo assim, ele nos contou que apresentou à empresa a facilidade de realizar a gestão da manutenção com o Engeman® e a Camargo Embalagens logo adquiriu o software para gerir os seus processos. “Apresentei o Engeman® para a empresa pois não tinha um sistema de gestão da manutenção específico”, nos contou Michel. 

Por que decidiu experimentar o nosso software?

Michel nos disse que hoje ele possui o mesmo gestor de quando ele conheceu o Engeman®, há muitos anos. Seu gestor, assim como ele, entende bem que na área da manutenção você precisa de melhorias para evoluir. Sendo assim decidiram adotar o Engeman® pois sabia que precisavam de um software especialista para otimizar e potencializar os seus resultados. 

“Sabemos que na área de manutenção você precisa evoluir com melhorias e sem dados você não consegue mensurá-los. Fica muito vago, é impossível melhorar algo que você não mede. E o Engeman® me dá condições de medir o consumo de materiais, homem-hora, mão de obra, custo de material, volume de material. É essencial ter um sistema fácil, maleável e que se molde à sua forma de trabalho. Bastando apenas alimentá-lo diariamente com informações para ter um histórico confiável. Uma das facilidades dele é a quantidade de relatórios e a possibilidade de qualquer alteração, com custos de personalização acessíveis. O software facilita muito o nosso trabalho”, diz Michel.

Qual era a dificuldade antes da implantação do Engeman®?

“Não tínhamos problema de gestão de manutenção, mas era tudo feito em planilhas. Mas o uso de planilhas é como uma corda, pra você se enforcar com ela é fácil. Você fica escravo dela. Tem uma grande base de dados, mas você não consegue usar muito. Ou você consegue usar, mas não é confiável. Uma planilha, por mais bem estruturada que esteja, impede a duplicação de cadastros, a alteração de um saldo manualmente tanto para positivo como para negativo, fica um controle superficial”. 

Michel nos disse que a empresa possuía outros sistemas de gestão com módulo de manutenção, mas que estes módulos, ainda que bem estruturados, não atendiam de forma tão abrangente o setor da manutenção. O detalhamento não era tão grande como o Engeman® oferece. “Pelo Engeman® dá para fazer outros controles, mas o foco é a gestão da manutenção, então ele fica muito mais maleável de se trabalhar. Com a utilização do módulo SSW, a empresa vai utilizar ainda mais os benefícios do Engeman® para que as ordens de serviços sejam abertas diretamente no software.” 

Dificuldades na implantação

Quando se adquire um software, há uma grande preocupação em como será a implantação. Problemas nesta implantação podem fazer a sua empresa perder histórico ou até mesmo não utilizar todas as funcionalidades por falta de um suporte adequado. Na nossa conversa com o Michel, ele nos disse sobre como foi esse processo de implantação do software lá na Camargo Embalagens.

“O suporte da empresa auxilia e entende todas as necessidades da empresa para ajudar. A experiência do dia a dia é ótima. A Engeman nos dá suporte em todas as necessidades e dúvidas. O sistema é muito maleável e para qualquer necessidade, conseguimos adequá-lo”, diz Michel.

Resultados com o uso do Engeman®

Gerir adequadamente o setor da manutenção requer conhecimento e ferramentas específicas que auxiliem os diretores na organização de históricos e equipamentos. Para que haja um gerenciamento completo de uma empresa é fundamental que os gestores implementem um software de controle da manutenção adequado. 

Sabendo disso, perguntamos ao Michel quais foram os resultados da Camargo Embalagens com o uso do Engeman®. Ele nos pontuou:

  • Recebimento de alertas periódicos para as manutenções preventivas, controle dos cronogramas de geração automática, periódica e acumulativa. 
  • As ordens de serviços e trabalhos a serem realizados não ficam mais parados no controle do excel como antes;
  • É possível avaliar o histórico de consumo e ajustar o de requisição de materiais estoque máximo e mínimo e com isso conseguimos uma redução de máquina parada pois já não há falta de material por controle inadequado de estoque.

Assim como a Camargo Embalagens, a sua empresa pode conseguir otimizar os seus processos e ser mais competitiva no mercado. O controle do seu setor de manutenção não pode ficar somente em planilhas de excel onde você reúne dados que sequer consegue mensurá-los adequadamente e com a confiabilidade que um negócio de sucesso exige. Para saber mais detalhes sobre os módulos e versões, solicite uma demonstração gratuita do software e veja com nossos especialistas todas as possibilidades que o Engeman® pode oferecer à sua empresa. Falar com um especialista!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos