Já sabemos que um fator muito importante na tomada de decisões das empresas é a análise correta dos dados. Manter informações como datas de manutenções, custos e toda a história de vida do ativo ajuda os gestores a terem uma visão mais detalhada da situação do seu setor.
Sabendo desta importância, uma boa gestão das informações requer um cuidado extra. Muitas empresas cuidam dos seus históricos de manutenção em planilhas. Isso pode dificultar muito uma análise profunda e de qualidade, comprometendo a confiabilidade dos dados.
Silas Mourthè é o responsável por suprimentos da Termov e conversou um pouco conosco sobre esse tema e como era a gestão da manutenção lá na empresa através de planilhas. Cliente Engeman®, ele nos relata neste case de sucesso como eles otimizaram o acesso à informação da manutenção através do uso da nossa solução.
Se a sua empresa também está nessa situação, preste atenção nesta história de sucesso e entenda como a Termov solucionou isso e ainda levou mobilidade aos seus negócios. Acompanhe!
Conheça a Termov
A TERMOV – Terceirização de Movimentação de Materiais Ltda – fica localizada na cidade de Belo Horizonte – MG e trabalha com a locação de empilhadeiras e equipamentos de movimentação.
Além da locação trabalha ainda com venda de equipamentos novos e seminovos, engenharia de aplicação e customização de equipamentos, presta assistência técnica, venda e gestão de baterias tracionárias.
A Termov oferece soluções práticas e econômicas, focando sempre na inovação e transparência. Com experiência de quase 30 anos no mercado, a Termov trabalha para oferecer o que há de melhor em estrutura, tecnologia, excelência de produtos e qualidade no atendimento.
Problemas enfrentados
“O grande problema enfrentado antes da implantação do software era o fato de nós trabalharmos basicamente com planilhas. A dificuldade era realmente no preenchimento destas planilhas. Preencher dados, arquivá-los, consultar o estoque, as intervenções de manutenção, etc. Tudo era baseado em números e não em histórias”, afirmou Silas.
Na Termov, ainda que houvesse vários profissionais capacitados, e as planilhas eram bem feitas e organizadas, o controle e a gestão dos dados foi se tornando complicado. Era muita informação! Sabemos que o fato de manter tudo apenas em planilhas pode dificultar a visualização do setor de forma global.
Silas ainda continuou dizendo: “Nós não tínhamos nenhum sistema de acompanhamento de manutenção, era tudo feito a partir de planilhas. Em 2019 sentimos a necessidade de informatizar tudo e então foi feito uma pesquisa de alguns sistemas de controle de manutenção e frota e o que melhor atendia a nossa expectativa foi o Engeman®.”
Experiência da Termov usando o Engeman®
Depois da implantação do sistema, a Termov foi realizando todos os processos por etapas, para começar sua migração para um sistema informatizado. Por opção da empresa, tudo foi sendo realizado por etapas. Veja como foi o processo de implantação na Termov, segundo Silas:
“Fomos implantando o Engeman® por etapas. A primeira coisa que fizemos foi o cadastro de aplicações, em seguida passamos a imprimir as ordens de serviço por controle de manutenções preventivas e a partir de um determinado momento nós começamos a inserir todas as O.S.s no Engeman®.
Mesmo que tivéssemos um sistema fraco, as planilhas, nós trabalhamos ainda por um período com elas em paralelo pelo fato de alguns funcionários terem trabalhado com elas por 25 anos, então demoramos um pouco a sair totalmente delas.
Desde novembro de 2022 nós estamos implementando o mobile. Em paralelo com ele nós estamos implementando também o estoque, pois não estávamos trabalhando com o estoque real dentro do Engeman®. Estamos nos preparando para fazer a virada para já no próximo mês todo o controle de estoque ser feito dentro do Engeman®.”
Resultados vocês alcançaram com o Engeman®?
Com as etapas em andamento e a gestão da manutenção sendo realizada no Engeman®, a Termov já foi capaz de começar as análises através do sistema. Os processos e intervenções começaram a ser mais assertivos e com dados mais confiáveis. Veja o que o Silas disse:
“Quando você tem a informação, é possível fazer a análise dela e, consequentemente, programar-se muito melhor. As preventivas são mais corretas, as periódicas são predefinidas. O software já consegue prever as acumulativas em função de horímetro com grande assertividade na data da intervenção.”
Com os dados no sistema, a Termov teve condições de começar a fazer análises mais aprofundadas, e a ter um cenário real de como estava o seu setor de manutenção. Com isso as decisões começaram a ser mais fundamentadas a partir de dados reais e as intervenções no momento certo em que era necessário, otimizando tempo.
“Depois da implantação do software, as coisas têm mudado muito por aqui. Anteriormente nós tínhamos pessoas preparadas para fazer planilha e fazer programações. Hoje o Engeman® já consegue detectar repetições e retrabalhos ou trocas de materiais repetitivos. Otimizou muito nosso tempo e as estratégias pois com os dados à mão já conseguimos ter a visão de um determinado ativo. No momento em que a máquina tem algum problema, o que tem que ser feito, reformas ou até mesmo o seu descarte.
Agora estamos passando o almoxarifado. Antes eu tinha que pegar todo o meu sistema e migrar a informação de entrada de estoque para o Engeman® para que desse baixa no material. Estamos nos adequando também para os lançamentos de mão de obra” complementou Silas.
Depois da implantação do software e todas as informações sendo migradas para o sistema, a Termov já consegue bons resultados pois tudo está informatizado. Uma economia de tempo, de papel e de espaço de armazenamento destes papéis. Tudo informatizado e com informações precisas e em tempo real. Veja só o resultado que o Silas nos relatou:
“Conseguimos até o momento uma redução do uso de papel em 90%!”
Fantástico!
A mobilidade que a Termov conseguiu
Com tudo registrado no software, a Termov já podia ter todos os dados. Como a empresa trabalha com locação de empilhadeiras, é comum que um equipamento necessite alguma intervenção no momento que está locada, ou seja, no seu cliente. Sendo assim, o seu manutentor no momento da intervenção no cliente precisaria ter acesso ao software para lançar informações ou até mesmo registrar ordens de serviços e requisições.
Para casos assim, em que a Termov precisa prestar um atendimento in loco, o Engeman® Mobile é a ferramenta que eles utilizam, pois conseguem todos os dados em tempo real.
“Nós trabalhamos com locação de equipamentos e com esta locação a manutenção é feita in loco, no contrato do cliente, então o Engeman® Mobile tem ajudado muito nas solicitações de serviço. In loco o manutentor já consegue nos passar exatamente qual é o problema, inclusive com imagens, e conseguimos tomar uma decisão gerencial da melhor forma a atender o nosso cliente. Então quando há necessidade de material já está tudo programado, tudo previsto antes. Quando não há necessidade de material, o serviço é autorizado em pouco mais de 4 minutos.”, disse Silas
Veja no vídeo a seguir alguns detalhes que o Engeman® Mobile oferece:
Para mais vídeos sobre funcionalidades do Engeman®, clique aqui!
Históricos de manutenção no Engeman®
A grande variedade de relatórios gerenciais disponíveis no Engeman® trazem um cenário real de como está a saúde do seu setor de manutenção. O correto controle de indicadores permite que a empresa possa trabalhar mais segura e tenha mais confiabilidade nos seus processos.
O software Engeman® possui mais de 280 relatórios padrões voltados para a gestão eficaz da manutenção. E se a sua empresa ainda precisa analisar algum dado específico, a Engeman possui uma equipe especializada que irá personalizar qualquer relatório para que sua gestão seja a mais assertiva possível.
Abaixo veja apenas um exemplo de um relatório que é muito importante quando falamos sobre a história dos seus equipamentos:
Conclusão
É inegável o que a tecnologia pode fazer pelas empresas na atualidade. A alta demanda do mercado faz com que as empresas produzam mais a cada dia . Mais produção significa mais manutenção. Concluímos que este setor não pode parar, ele precisa funcionar perfeitamente para que a empresa possa suprir sua demanda.
Para que as intervenções de manutenções ocorram corretamente e que os gestores tenham uma visão assertiva da realidade da sua manutenção, eles precisam de dados. A história dos equipamentos, sua manutenção, custos, ou seja, todo o prontuário das máquinas precisa estar resguardado.
Como o Silas nos disse, um registro incorreto pode até mesmo levar a manutenções desnecessárias. Para que sua gestão seja eficiente, conte com ferramentas que facilitem a sua visão da realidade do seu setor.
O Engeman® é um software especialista que ajuda milhares de clientes no Brasil e exterior a obter excelentes resultados e com um excelente ROI.
Então, não perca tempo! Marque um bate papo com nossos especialistas que vão mostrar a você, em uma demonstração gratuita, o mundo de possibilidades que o Engeman® pode levar ao seu negócio.
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